Raios UV: benefícios e malefícios para a saúde da pele do rosto
- 20 de junho de 2022
- 11:10
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Nos cuidados com a pele, a proteção solar é uma das etapas mais importantes, sendo indispensável na skincare diária, independentemente da estação do ano. Mas na hora de se proteger dos raios UV, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que alguns conceitos significam e o que eles fazem exatamente na pele. Afinal, o que são os raios UVA e UVB? Apenas o protetor solar protege a pele da radiação solar? Os raios UV só fazem mal?
Entenda essas e outras questões sobre a radiação solar, a ação dos raios UV na pele e todos os métodos de proteção que você pode utilizar para aproveitar apenas os benefícios do sol na sua pele!
O que são raios UV?
Os raios UV, também conhecidos como radiação ultravioleta, dizem respeito a toda radiação eletromagnética que tem comprimento de onda entre entre 200 e 400 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível.
De toda a energia que o sol produz e que chega à superfície da Terra, mais ou menos 9% corresponde à radiação ultravioleta – sendo os raios UV a radiação mais energética emitida por essa estrela. O conceito “ultravioleta” é utilizado porque a cor violeta é a que tem a maior frequência que a visão humana pode enxergar.
Qual o perigo dos raios UV?
Embora o sol seja importante para a vida humana, a exposição prolongada aos raios UV na pele causam diversos danos, podendo gerar impactos em diversos níveis. Os raios UVA e UVB estão presentes em qualquer estação do ano e representam 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto.
Assim, os raios UV, presentes em praticamente todos os dias, podem gerar danos na pele a todo momento, como queimaduras, manchas solares, alergias, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.
O que bloqueia os raios UV?
A proteção contra raios UV precisa fazer parte da rotina, seja no verão ou no inverno, já que o sol é um grande vilão para a saúde cutânea. Mas você sabia que além do filtro solar existem outros meios para criar uma barreira protetora contra a radiação ultravioleta? Descubra como bloquear os raios UV e manter a sua pele protegida!
- Protetor solar
Com, no mínimo, FPS 15, o protetor solar é o maior aliado contra os raios UV e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar todos os dias. Além disso, a reaplicação é fundamental para manter a barreira protetora eficaz, sendo necessária a cada 4 horas – mas em casos de exposição constante e prolongada, como na praia, a reaplicação deve ser a cada 2 horas.
- Óculos de sol
Os olhos também podem sofrer com a radiação ultravioleta, sendo necessário o uso de óculos de sol adequados. Para isso, procure o acessório que tenha lentes com 100% de proteção aos raios UV e, ainda, uma armação que se ajuste bem ao rosto para que a luz solar não passe pelas laterais.
- Chapéu
Para contribuir com a proteção ocular e da pele do rosto, um chapéu é uma boa opção. Prefira aqueles que tenham abas mais largas para ter uma maior barreira e, assim, uma área maior será protegida.
- Guarda-sol
Principalmente na praia, o uso de guarda-sol é uma proteção a mais contra os raios UV. Para escolher o seu, busque aqueles feitos de poliéster com aplicação silver (uma proteção prateada), pois esses modelos aumentam o fator de proteção em até 90%.
- Roupas com proteção UV
Com o avanço da tecnologia têxtil, já é possível encontrar peças de vestuário com fotoproteção, como roupas de banho, camisetas e até chapéus e bonés. Aliado ao filtro solar, as roupas com proteção UV conferem uma camada a mais de cuidado contra a radiação ultravioleta.
O que são raios UVB e UVA?
A radiação ultravioleta emitida pelo sol é dividida em tipos, de acordo com o comprimento de suas ondas, e os raios UVB e UVA são os mais conhecidos. Conheça um pouco de cada um dos tipos de radiação ultravioleta e como eles agem na sua pele.
Raios UVA
Os raios ultravioleta A são os com maior incidência na superfície terrestre e estão presentes durante todo o dia, desde o nascer até o pôr do sol, em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade. Esse é o tipo de raios UV mais prejudicial à saúde humana e o que gera os danos mais severos.
Raios UVB
Os raios ultravioleta B têm maior incidência nas estações mais quentes do ano e chegam até nós das 9h às 16h. Mesmo com menor impacto, ainda geram danos significativos na pele, como queimaduras e vermelhidão após a exposição solar.
Efeitos positivos dos raios UV
Quando o assunto é radiação ultravioleta, muita se fala dos danos causados pelos raios UV e da importância de se proteger completamente do sol. Mesmo que a superexposição ao sol seja prejudicial, existem alguns efeitos positivos dos raios UV para o corpo como um todo, sabia? Descubra agora:
- Fonte de vitamina D
A exposição moderada e com proteção aos raios UV é uma importante fonte de vitamina D, nutriente que regula o metabolismo do cálcio, da secreção de insulina, da pressão sanguínea, da imunidade e da propagação celular.
- Tratamento de pele
Algumas condições de pele podem ser tratadas com os raios UV através de procedimentos como a fototerapia. Algumas doenças que podem ser controladas com a radiação ultravioleta: eczema, dermatite, raquitismo, esclerodermia atópica e localizada, icterícia, psoríase e vitiligo.
- Bem-estar
Com a produção da vitamina D promovida pela exposição aos raios UV vem junto a produção da serotonina, popularmente conhecida como hormônio da felicidade. Associada ao humor e comportamento, a serotonina contribui para a regulagem do sono, apetite, memória, ritmo cardíaco e temperatura do corpo.
- Bronzeamento
Com moderação e proteção, expor-se aos raios UV aumenta a produção de melanina, pigmento natural produzido pelo corpo que dá cor à pele. Esse aumento de melanina gera o bronzeado, que além da mudança de cor também protege a pele de danos.
Efeitos negativos dos raios UV
Mesmo com tantos benefícios, a radiação ultravioleta causa diversos danos para o corpo humano, principalmente na pele. Veja alguns motivos para você proteger a sua pele diariamente:
- Queimadura solar
É corriqueiro casos de superexposição solar sem proteção que deixam a pele vermelha, ardendo e, pouco tempo depois, com descamação. Essas são as características das queimaduras causadas pelos raios UV, que podem ter diferentes níveis, sendo divididas entre queimaduras de 1°, 2° e 3° grau.
- Melasma
Caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, o melasma é um dano bem comum em quem se expõe à radiação ultravioleta sem proteção. Podendo atingir homens e mulheres, o melasma acontece porque os raios UV estimulam a produção dos melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação.
- Fitofotodermatose
A soma dos raios UV e outras substâncias pode gerar danos à pele e a fitofotodermatose é um exemplo disso. Esse é um tipo de dermatose (reação alérgica) que desenvolve manchas quando a pele é exposta ao sol tendo uma substância em sua superfície, como o suco de frutas cítricas.
- Queratose actínica
Doença causada pela exposição exagerada ao sol sem proteção, a queratose actínica tem como característica o surgimento de pequenas feridas vermelhas com aspecto endurecido e áspero, que podem se expandir pelo corpo e que não desaparecem. Embora, na maior parte dos casos, seja uma doença que não apresente risco à saúde, 20% deles podem se agravar para um câncer de pele.
- Câncer de pele
O câncer de pele é o dano mais grave na lista de efeitos negativos dos raios UV e o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Tumor que atinge a pele, esse tipo de câncer tem como principais fatores de risco a exposição prolongada e repetida ao sol sem proteção adequada.
Como se proteger dos raios UV?
Uma coisa é certa: não dá pra fugir do sol e a incidência da radiação ultravioleta está impactando a sua pele todos os dias. Mas você deve fazer a sua parte e proteger a derme para aproveitar apenas o que o sol tem de bom! Confira nossa lista de cuidados contra os raios UV:
- Aplique protetor solar diariamente, em qualquer estação do ano e até em dias nublados;
- Reaplique o filtro solar no tempo adequado (a cada 4 ou 2 horas) ou quando a transpiração for excessiva;
- Use acessórios protetores, como óculos escuros e chapéus;
- Invista em roupas com proteção UV quando for fazer atividades ao ar livre;
- Evite a exposição solar nos horários de maior incidência da radiação ultravioleta (entre 10h e 16h);
- Na praia ou piscina, tenha atenção redobrada e, sempre que possível, fique embaixo de um guarda-sol;
- Inclua na rotina de cuidados com a pele produtos de skincare com proteção UV, como um creme hidratante com FPS;
- Observe atentamente marcas na sua pele, como pintas e manchas suspeitas;
- Consulte regularmente seu dermatologista, procurando-o, no mínimo, uma vez ao ano.