Descamação da pele: Causas, sintomas e tratamentos
- 27 de junho de 2022
- 16:28
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Para uma pele bonita e saudável é preciso manter cuidados diários e adequados para os diferentes climas e estações do ano. Mas, às vezes, mesmo seguindo uma rotina de skincare regrada, muita gente é impactada com um incômodo bem corriqueiro: a descamação da pele.
Muito comum nos meses mais frios do ano, a pele descamando é um problema cutâneo que pode ser desencadeado por diferentes fatores, desde maus hábitos na skincare, estresse e até doenças crônicas de pele.
Se pele ressecada descamando é algo corriqueiro na sua vida, ou se quer evitar que a descamação chegue à sua derme, esse conteúdo é para você! Conheça as causas, sintomas e tratamentos para a descamação da pele.
O que é descamação da pele?
A pele humana é composta por diversas camadas e a descamação, na maioria dos casos, é um processo comum do nosso corpo quando há renovação das camadas mais superficiais. Essa renovação cutânea deixa a pele com a aparência esfarelada e, em alguns casos, com alguns pedaços maiores se desprendendo. Nesse momento, a pele costuma ficar levemente esbranquiçada e também é bastante comum que tenha textura diferente, sendo mais espessa.
Podendo acometer regiões pequenas ou o corpo todo, normalmente com causa comum, a descamação da pele costuma ser algo temporário, sendo rapidamente resolvida, mas também, pode ter causa mais profunda, que necessita de um tratamento mais prolongado.
O que causa descamação da pele?
Para encontrar o tratamento adequado para a descamação da pele é preciso descobrir a origem do problema. Mesmo que pareça apenas um reflexo do ressecamento da derme, é recomendado procurar um dermatologista para que o diagnóstico correto seja feito e, assim, a causa seja identificada e o tratamento apropriado indicado.
A seguir, veja quais os possíveis motivos que fazem descamar a pele:
Pele seca
O ressecamento da pele é a causa mais comum para a descamação, e acontece principalmente em quem já tem a pele seca. Isso ocorre quando as glândulas sebáceas produzem menos oleosidade, fazendo com que a pele fique mais seca e, assim, ela acaba descamando.
Queimadura solar
Um grande erro para a saúde cutânea é a superexposição solar e sem proteção, que além de expor a pele a riscos graves, como envelhecimento precoce e câncer de pele, também gera danos imediatos, como a queimadura solar, que causa vermelhidão e, depois, gera a descamação.
Dermatite de contato
Também conhecida como alergia de contato, a dermatite de contato acontece quando a nossa pele reage a alguma substância alergênica, como cosméticos, alimentos ou produtos de limpeza, e, como sintoma, pode ter a descamação da pele, vermelhidão e coceira.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença inflamatória, caracterizada pela incapacidade da pele de reter água e produzir oleosidade adequada, deixando a pele seca e com maior tendência à descamação. Causando intensa coceira, a dermatite atópica costuma aparecer nos cotovelos, joelhos, pulsos, dorso das mãos, pés e região genital.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica gera a descamação da pele de diversas partes do corpo, sendo comumente associada ao couro cabeludo. Diferente de outros tipos de descamação, neste caso ela é oleosa, também coça e costuma aparecer em situações de estresse e alterações do clima.
Psoríase
A psoríase é uma doença inflamatória crônica que provoca lesões em forma de placas rosadas ou avermelhadas revestidas por escamas brancas. Uma das características da psoríase é que provoca coceira e a descamação da pele, principalmente em locais como cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
Lúpus
O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune que tem como característica o aparecimento de lesões avermelhadas com borda marrom e por descamação da pele. Essas lesões costumam aparecer em áreas que são mais expostas ao sol, como rosto, orelhas e couro cabeludo.
Infecção por fungos
A infecção por fungos acontece pelo contato direto com pessoas ou objetos contaminados e, normalmente, essa doença deixa regiões úmida do corpo, como dedos do pé, axilas, virilhas ou outras dobras do corpo, com a pele descamando, com fissuras e coceira
Tratamentos estéticos
Alguns tratamentos estéticos, como aqueles com esfoliante e ácidos na pele, provocam a descamação da pele do rosto. Nestes casos, a descamação, ou seja, a retirada da camada superficial da pele é o processo esperado.
Como evitar a descamação da pele?
A descamação da pele incomoda e muitos são os fatores que podem desencadear esse problema, que podem estar associados a uma predisposição genética, doença ou maus hábitos na rotina. Neste último caso, algumas mudanças nas práticas diárias podem evitar que a pele descame. Veja o que precisa fazer para evitar a descamação da pele:
- Hidratar a pele do corpo todo diariamente;
- Evitar banhos muito quentes e longos;
- Não usar bucha durante o banho;
- Dar preferência para sabonetes mais hidratantes;
- Evitar a superexposição ao sol;
- Nunca esquecer de aplicar o protetor solar todos os dias;
- Manter uma alimentação balanceada;
- Ingerir a quantidade adequada de água.
Como evitar ressecamento da pele pós descamação?
Se a descamação já impactou a sua pele, nem tudo está perdido! Para evitar que a pele fique ressecada depois de descamar é muito importante nutrir e hidratar a derme para reverter o problema. Para isso, invista em produtos dermocosméticos com ativos que vão devolver tudo o que a cútis perdeu e recuperar a barreira cutânea, como a ureia, ceramidas, óleo de amêndoas e manteiga de karité.
O que fazer quando a pele está descascando?
Além de impactar a saúde cutânea, a descamação incomoda esteticamente, deixando a pele com aparência esbranquiçada e, às vezes, até com “pelinhas” soltando. Quando isso acontecer, alguns cuidados podem ser seguidos para amenizar os efeitos e contribuir para o tratamento. Confira 5 dicas para quando a sua pele estiver descascando:
Hidrate muito a pele
A hidratação é uma etapa fundamental em qualquer estado da pele, e se torna primordial se ela estiver descascando. Como neste caso a pele está mais sensibilizada, opte por produtos hipoalergênicos e com ativos calmantes.
Se proteja do sol
A proteção solar precisa fazer parte da rotina diária, ainda mais quando a pele já está com alguma lesão. Aplique o filtro solar todos os dias, 30 minutos antes da exposição, e reaplique após 4 horas.
Evite temperaturas extremas
A pele descascando está mais sensibilizada e mais propícia aos impactos externos, como temperaturas extremas. Por isso, evite a superexposição solar e banhos muito quentes, como também o frio intenso, pois esses extremos de temperaturas levam ao risco de que a derme descasque mais.
Reveja sua skincare
Pode ser que enquanto a sua pele esteja descascando você precise deixar de lado alguns tipos de produtos já que a derme está mais sensível. Nesta fase, evite sabonetes mais abrasivos, buchas, esfoliantes e ácidos para pele.
Beba muita água
A hidratação da pele também acontece de dentro para fora, por isso, manter-se hidratada com a ingestão adequada de água é fundamental. Para manter o bom funcionamento do corpo como um todo, beba, ao menos, 2 litros de água por dia.
Produtos que podem ajudar a prevenir descamação da pele e ressecamento
Depois de seguir todas as mudanças na rotina e tirar maus hábitos que prejudicam a derme, você pode incluir na sua skincare produtos que evitarão que a sua pele descame. Anote aí nossa lista de produtinhos de skincare infalíveis para afastar a descamação da pele!
Protetor solar
Esse é o grande aliado da skincare e não pode ficar de fora de nenhum guia de cuidado! O filtro solar garante proteção contra as queimaduras solares, que geram a descamação, e ainda protege a pele de outros danos dos raios solares, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Hidratante para o corpo todo
A hidratação é o melhor tratamento para pele descamando, mas também para prevenir que a descamação apareça! E para manter a barreira cutânea do corpo todo fortalecida, invista em hidratantes apropriados para cada região do corpo: hidratante corporal, hidratante facial e hidratante labial.
Óleo corporal
O óleo corporal pode ser bom aliado no combate à descamação, mantendo a pele hidratada, nutrida, além de mais macia. E esse é um produto bem prático de ser usado, já que muitas versões podem ser aplicadas no banho.
E, por fim, temos uma última dica: busque orientação com seu dermatologista! A descamação da pele precisa ser investigada, principalmente se a pele estiver muito sensível, avermelhada ou apresentando alguma lesão. Além de proporcionar o diagnóstico correto e a melhor forma de tratamento, o dermatologista vai orientar quanto ao uso de produtos e quais são as melhores opções para o seu tipo e característica de pele.
Gostou das dicas? Siga nossas recomendações e cuidados e mantenha sua pele saudável, protegida e livre das descascados!