Aprenda 5 formas de deixar a menstruação mais leve

  •  Icone Calendario13 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 10:09
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
 Formas de deixar a menstruação mais leve

O ciclo menstrual é o termo atribuído para as alterações fisiológicas com finalidade reprodutiva que ocorrem nas pessoas com útero. Durante todo este ciclo, o corpo passa por mudanças e uma delas, é a menstruação. Para muitas pessoas, saber lidar com esse momento pode ser bastante complicado, já que, antes mesmo de sangrar pela primeira vez, aprendemos que esta é uma fase ruim, onde muitas dores, desconfortos e alterações de humor são comuns, chegando a níveis extremos, dependendo do organismo. Mas você sabia que a ideia negativa sobre menstruar pode estar relacionada à forma como este período é vivido?

Tudo isso significa que os desconfortos da menstruação podem estar diretamente ligados aos hábitos, rotinas e estilo de vida que a pessoa tem. Sabendo desse detalhe, é possível fazer com que esse período do mês seja mais tranquilo. Para isso, é necessário que, além de fazer um acompanhamento ginecológico com um médico especialista, você invista em mudanças de hábito que beneficiem o bem-estar e a saúde para encarar esses dias tão emblemáticos com mais suavidade. 

Aqui, reunimos um guia com 5 dicas de bem-estar para mudar a sua rotina, e, assim, reduzir os impactos negativos da menstruação no seu organismo – e também na sua saúde mental. Veja abaixo:

Exercícios físicos durante todo o ciclo menstrual

Exercícios físicos durante todo o ciclo menstrual

Sabemos que praticar exercícios físicos é benéfico para a saúde de diversas formas, mas sabia que essa rotina também ajuda a diminuir os desconfortos da menstruação? Isto porque a atividade física aumenta a produção de endorfina, conhecida como o hormônio do bem-estar, que tem o poder de diminuir o estresse, a ansiedade, melhoram a disposição e aumentam a força do sistema imunológico. 

As atividades físicas também ajudam a melhorar a circulação sanguínea, por isso, são capazes de diminuir as dores menstruais, como a cólica, por exemplo. O ideal é separar 30 minutinhos diariamente, durante todo o ciclo menstrual, para sentir os benefícios de se movimentar. 

Aposte nas calcinhas absorventes, coletores menstruais e absorventes reutilizáveis

Aposte nas calcinhas absorventes, coletores menstruais e absorventes reutilizáveis

Apesar de serem os mais populares, os absorventes descartáveis apresentam uma série de riscos para a saúde vaginal. Estes produtos contêm agentes químicos plásticos e agrotóxicos. E não é só: ficar com absorventes descartáveis aumenta as condições de proliferação de bactérias e fungos, além de poder causar alergia e irritação na pele da região. Além disso, é desconfortável de usar, pode escapar durante atividades de movimentação intensa e é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

A dica para menstruar com mais tranquilidade é apostar em outras alternativas para conter o fluxo menstrual. Atualmente, no mercado, há opções bem mais confortáveis e reutilizáveis (que ajudam você a, inclusive, economizar na compra de descartáveis), como as calcinhas absorventes, o coletor menstrual e os absorventes reutilizáveis. Procure e teste a que mais se adequa ao seu organismo e à sua rotina.

O calor alivia as cólicas e outras dores menstruais

O calor alivia as cólicas e outras dores menstruais

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que um cházinho ou uma bolsa de água quente ajuda a aliviar as dores menstruais, que são mais intensas nos primeiros dias da menstruação. Isto porque as altas temperaturas suavizam as contrações uterinas, que são as responsáveis por toda a dor, incluindo cólicas, dores musculares e enxaquecas. Então, aposte em um banho quentinho, bolsas de água quente na região atingida pela dor e chás com propriedades calmantes para passar por este período com mais facilidade. 

Cuidado na alimentação

Cuidado na alimentação

Alguns alimentos são capazes de interferir diretamente na produção de certos hormônios e, por isso, são diretamente responsáveis por certas condições corporais que ocorrem durante a menstruação, incluindo a própria cólica menstrual, que, apesar de ser normal, pode se tornar bem mais intensa em caso de deficiência nutricional. Ou seja, ter uma alimentação saudável ajuda a produzir hormônios “bons”, que ajudam a aliviar as dores, o estresse e a TPM (tensão pré-menstrual).

Por isso, evite alimentos ultraprocessados, excesso de sal, açúcar, gordura e cafeína, já que estes ingredientes “sequestram” os nutrientes bons do organismo e comprometem a circulação sanguínea. Priorize o ômega 3, que possui ação anti-inflamatória e diminui as cólicas e dores, e a vitamina B, que está diretamente relacionada à sensação de bem-estar, melhora de enjoos e dor de cabeça. 

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Apesar de a menstruação ser um período em que desconfortos e dores são esperados e até mesmo “normais”, é preciso estar atenta para quadros extremos que podem ser sinais de alguma doença ou desequilíbrio do sistema reprodutivo. 

Dores extremas e incapacitantes, que não passam sem medicação ou até que causem hospitalização, podem ser sintomas de doenças graves, como por exemplo, a endometriose. Já as alterações de humor que interferem na sua vida pessoal ou profissional, podem ser sinais da TDPM (Tensão Disfórica Pré-Menstrual), que é a forma mais grave e prolongada da TPM. 

Por isso, é importante não naturalizar o sofrimento das pessoas que menstruam e estar atenta aos sinais do corpo. Além disso, manter os exames ginecológicos em dia também é importante para ter certeza de que a menstruação está dentro da normalidade.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *