Barbiecore: o cor-de-rosa está invadindo a moda e a beleza
- 9 de agosto de 2022
- 10:01
- Compartilhar
Já falamos várias vezes sobre o quanto a moda e a beleza se reinventam constantemente, reciclando peças, tendências, modas e estéticas icônicas de décadas anteriores. Mas a verdade é que tudo isso acontece por uma razão: mais do que amor pela nostalgia, há também um desejo de reescrever a história sob lentes mais criativas, inclusivas e diversas. A febre reinventada da vez é o barbiecore, com a predominância do rosa-choque na moda e na maquiagem.
O live-action da boneca mais famosa da história ainda não chegou aos cinemas, mas já engatilhou uma febre absoluta de tons de rosa na moda, e também na beleza. Mas não se engane: não é só a ansiedade para ver a boneca nas telonas que reviveu a paixão pela cor. O resgate da moda dos anos 2000, a preferência por uma estética mais chamativa e alegre depois de um período pandêmico e uma reinvenção do que significa ser mulher e ser feminina, também contribuíram para o retorno dessa cor. Quer entender melhor o porquê do barbiecore ser um trend tão adorado pelas fashionistas, e como você pode incorporar o tom no seu visual? Vem com a gente!
O que é barbiecore?
O barbiecore é, nada mais, nada menos, do que a tendência que tomou conta dos visuais das it-girls pelas redes sociais: a regra é usar e abusar do cor-de-rosa e, de preferência, em seus tons mais vibrantes possíveis. A estética também gira em torno dos looks mais femininos, com saias, vestidos, acessórios bem fofos e bastante brilho para arrematar um visual que remete à boneca, famosa por ser símbolo da feminilidade moderna.
Mas porque esse visual, do nada, virou febre? A gente explica: após bastante tempo imersos no isolamento social, notícias cada vez mais alarmantes e trágicas sobre os rumos da sociedade e do planeta (mudanças climáticas, caos político, e por aí vai), a busca é por novos ares através da estética, e a moda, é claro, é parte principal dessa tendência: o dopamine dressing é a arte de trazer felicidade, esperança e muito alto-astral para o cotidiano através de looks coloridos, vibrantes, chamativos e bem criativos. Assim, a ideia do dopamine dressing, e também do barbiecore, é tirar a seriedade e a sobriedade do dia a dia usando roupas, acessórios e maquiagem.
Barbiecore e a década de 2000
Você já deve ter percebido o quanto as modinhas dos anos 2000 tem aparecido cada vez mais nos looks por aí. Mas essa obsessão por resgatar tendências passadas não é nova, e está longe de acabar. Enquanto a volta da cintura baixa, os sapatos plataforma e a maquiagem cheia de brilho causam polêmica, a geração Z (pessoas nascidas após 1997) se diverte revivendo – e reinventando – as trends que muita gente tem vergonha de dizer que amava, incluindo, o barbiecore.
Os looks femininos, delicados e meigos da Barbie, frequentemente em tons de rosa-choque, os cabelos loiríssimos e a maquiagem colorida pregavam uma estética de mulheres preocupadas com a aparência, com roupas e com a imagem pessoal, o que na década de 1990 e nos anos 2000, eram considerados assuntos fúteis e sem relevância. Naquela época, ser uma garota preocupada com a aparência, com moda e beleza, era sinônimo de ser desprovida de inteligência e sagacidade.
Hoje, em uma realidade onde o feminismo, a emancipação e independência feminina estão em constante debate, o barbiecore voltou sob lentes mais atuais: diversas coleções de inverno das grifes internacionis passaram a incorporar o tom em suas peças, e também na maquiagem, evocando a liberdade, individualidade, curiosidade e invenção. E, não à toa, a personagem icônica mais associada à cor é a Barbie – uma garota multifacetada, com infinitas habilidades e descaradamente feminina?
Barbiecore na beleza: inspire-se!
O barbiecore também invadiu o mundo da beleza, com a feminilidade e a delicadeza voltando com tudo para enfeitar os visuais queridinhos das “patricinhas”. Aqui, vale tudo o que é ultrafeminino e girly, incluindo presilhas de cabelo, tranças e laços. Na maquiagem, os tons de rosa, o glitter e o brilho da pele glow predominam.
O gloss, esse efeito molhado nos lábios, foi febre nos anos 2000 e voltou a protagonizar a maquiagem atual graças ao seu efeito sexy e natural que dá para o visual.
O batom rosado em lábios hidratados, com a pele bem iluminada e com cobertura leve também faz parte da estética do barbiecore, responsável pelo visual delicado e feminino.
A saúde da pele é mega importante para essa make, já que ela preza para um visual mais natural, mesmo com uma cobertura carregada. Priorizar o skincare também é febre entre as apaixonadas por beleza.
Barbiecore na moda: looks rosa para inspirar você:
Quer trazer mais criatividade, alegria e personalidade aos seus looks? Então tá na hora de olhar para o barbiecore e incorporar o rosa nas suas produções! Aqui, vale de tudo: looks monocromáticos, uma peça rosa para combinar com tons neutros e até mesmo combiná-las com outras cores chamativas. Veja abaixo algumas inspirações:
Aqui, a Yasmin Castilho abusou do rosa em diferentes tons em uma proposta despojada e perfeita para o inverno.
A Juliana Luziê mostra no vídeo acima como trazer o rosa para looks diversos e combinando com diferentes peças. Amamos!
Vale apostar também em acessórios no tom de rosa chamativo típico do barbiecore. É perfeito para dar mais personalidade e elevar looks mais neutros, como esse aqui, da Carol Mamprin.