Dopamine dressing: o que a abundância de cores significa para a moda?

  •  Icone Calendario10 de outubro de 2022
  •  Icone Relogio 11:37
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Talitha Benjamin
 Mulher jovem, com look no estilo da tendência dopamine dressing. Ela veste uma t-shirt laranja e uma calça de alfaiataria rosa pink. Nos pés ela aposta em um sapato scarpin laranja e para compor o look, uma bolsa e um óculos escuro, ambos na cor rosa bebê

Quando falamos sobre looks coloridos, de cores contrastantes ou mistura de estampas, muita gente ainda torce o nariz. Isso porque existe uma noção de que a combinação de tons precisa ser harmoniosa, com regras como “a bolsa tem que combinar com o sapato”, ou “usar preto é seguro, pois combina com tudo”. No entanto, cada vez mais pessoas estão quebrando o tabu e soltando a criatividade na hora de combinar as cores: o dopamine dressing e o brasilcore são tendências que mostram que as barreiras cromáticas estão chegando ao fim.

E engana-se quem acha que o aumento de looks e acessórios verde, amarelo, azul e branco podem ter surgido por conta da proximidade dos jogos mundiais, mas essa tendência vai muito além, e já está rolando há um tempo. Os tons que antes eram reservados as camisetas dos jogadores do Brasil agora aparecem em looks diversos, dos mais elegantes aos mais casuais, do barzinho àquela ocasião mega formal que pede sobriedade. O dopamine dressing e o brasilcore andam lado a lado, e vamos mostrar o que isso significa para entendermos o caminho que o mundo da moda trilha. Veja abaixo:

Dopamine dressing e a alegria expressada nos looks

Enquanto o clima mundial reflete dificuldades causadas pela pandemia, guerras e outras crises globais, os looks das passarelas e do street style refletem o oposto: cores vibrantes, estampas vivas e acessórios maximalistas ficaram cada vez mais em evidência em roupas e acessórios das mais famosas grifes. A vontade de se destacar através do look virou tendência em todos os lugares do mundo: o dopamine dressing invadiu o guarda-roupa de fashionistas, lojas, redes sociais, e logo virou uma febre até para quem busca um visual mais discreto.

A moda, em geral, sendo uma forma efetiva de comunicar a individualidade, traduziu nas roupas uma vontade de brilhar, de se divertir e de se livrar cada vez mais das amarras sociais, das regras e também de deixar a criatividade fluir e extravasar sem nenhuma censura. Além das cores vibrantes, o brilho, os tons metálicos e outras tendências que refletem a liberdade de se vestir como quiser também ganharam espaço. A moda fetichista, o couro, a abundância de aplicações de metal (como correntes, spikes e botões) também têm marcado presença. E não é só! Estéticas derivadas de visuais artísticos e do audiovisual, como o estilo cyberpunk, a volta da moda dos anos 2000, e por aí vai, passaram a não só inspirar as grifes e marcas do mundo todo, mas também a serem usadas por pessoas comuns no dia a dia.

O dopamine dressing veio para ficar?

Você já deve ter esbarrado em alguma publicação exaltando a tendência brasilcore em looks de celebridades e personalidade famosas — nacionais e internacionais. Apesar da trend não ser nenhuma novidade para quem mora nas periferias do país, a valorização das cores vibrantes da nação também entram para o hall de estéticas e tendências que valorizam a alegria e a vibração dos tons fortes e altos contrastes. O barbiecore, por exemplo, também vem na mesma onda: tudo faz parte de um grande movimento de ressignificar cores, símbolos e exercer a criatividade, que promete permanecer “na moda” por muito tempo.

Looks inspirados no dopamine dressing

Mas como isso se traduz no nosso dia a dia? Todo esse papo sobre moda interfere em como a gente pode incorporar essa tendência no dia a dia? Viemos te provar que sim! Os looks coloridos do dopamine dressing, brasilcore, barbiecore e muito mais vieram para ficar e, abaixo, você confere algumas inspirações das nossas embaixadoras brincando com diversos tons! Veja e inspire-se!

A Juliana Luzie investiu em cores iguais em peças diferentes para um look mais casual, porém, sem perder a classe. O blazer claro deu uma suavizada no visual.

Para encarar o frio do Peru, a Ana Paula Xongani apostou na combinação do vinho, amarelo e laranja em uma peça só. E para arrematar, sapatos em animal print.

A Jéssica Lopes ficou linda neste conjunto de alfaiataria em um vermelho poderoso: o resultado não foi apenas um look elegante, mas também super cool!

Para brilhar na Beauty Fair de 2022, a Caroline Lima apostou em um tom suave de lavanda em um conjunto monocromático com detalhes em brilho, e não passou batida!

A Migs Elo Rocha não economizou nas cores ao apostar em peças casuais: a combinação do rosa com laranja já é clássica por ser harmoniosa e dar um upgrade na combinação simples de calça com cropped.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *