Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu
- 16 de novembro de 2022
- 10:00
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Vamos ser sinceras: não é todo dia que você se sente inspirada para gastar energia mental montando um look de arrasar. Também é comum faltar tempo e disposição máxima para se manter antenada com todas as tendências do momento que, por sinal, estão se tornando cada vez mais complexas e efêmeras. A verdade é que, no dia a dia, entre trabalhos, estudos, compromissos e afins, você pode se beneficiar do ditado “menos é mais”, ou seja, do minimalismo. E para facilitar ainda mais quem busca soluções rápidas — mas ainda assim, bonitas e estilosas — para os looks diários, surgiu o guarda-roupa cápsula.
Pensar em harmonização de peças toma tempo, energia e, claro, criatividade, certo? Então que tal encurtar o processo? O guarda-roupa cápsula surge para manter você em sintonia com peças que combinam com seu estilo, entre si e com a sua rotina – e, como resultado, reduzem bastante o tempo que você passa escolhendo looks que sejam confortáveis, bonitos e do seu gosto pessoal. Quer aprender como o guarda-roupa cápsula pode mudar a sua vida? Então se liga:
Somente o necessário: o que é um guarda-roupa cápsula?
Um guarda-roupa cápsula é uma seleção pequena de roupas e acessórios, selecionadas para serem usadas entre si. Em geral, é formado por peças clássicas e atemporais, de cores e estampas neutras ou facilmente combináveis, que podem ser utilizadas em diferentes ocasiões. Sendo assim, ele permite que você crie um número grande de looks com uma pequena quantidade de peças.
O conceito de guarda-roupa cápsula, apesar de correr o mundo graças à internet, não é recente: Susie Faux foi a primeira estilista e designer a criar uma coleção de peças minimalistas e versáteis que podiam ser facilmente combinadas entre si. A icônica estilista Donna Karan foi responsável por introduzir o conceito para as massas, com a sua famosa coleção “The 7 Easy Pieces”, composta por um body, um casaco, uma saia, uma calça, um suéter, uma jaqueta de couro e uma peça para usar à noite.
Com esse norte em mente, diversas outras versões do guarda-roupa cápsula foram aparecendo: é possível formar um acervo especial para qualquer estação, estilo e gosto pessoal, sendo você adepta ao minimalismo ou não. Quer ver como? Veja abaixo:
Praticidade e sustentabilidade: por que investir em um guarda-roupa cápsula?
Investir em um guarda-roupa cápsula pode parecer um pouco assustador e confuso, mas calma: não estamos falando de se livrar de todas as suas peças e substituí-las. Ter um guarda-roupa cápsula é muito mais sobre ter opções práticas, rápidas e estar sempre preparada. Seja para o trabalho, para uma saída com amigos, um date ou uma ocasião um pouquinho mais formal, essa seleção especial garantirá uma combinação perfeita.
E se a parte minimalista dessa dica parece um pouco limitante, então já fica com a dica: dá para montar o seu armário cápsula pensando no seu estilo pessoal e nas peças que você mais gosta de usar. Vai ser incrível acordar de manhã e ter que passar muito menos tempo decidindo o que vestir.
Menos é mais: como montar um guarda-roupa cápsula que faça sentido para você?
Gostou do conceito e quer adotar? Acredite, montar um guarda-roupa cápsula vai muito mais além do que sair e comprar peças específicas. Antes de adotar esse truque no seu dia a dia, é preciso fazer pequenos exercícios de análise da sua rotina e gosto pessoal. A boa notícia é que separamos um passo a passo para ajudar você a começar. Veja:
1. Reflita sobre o seu guarda-roupa atual: o que funciona e o que precisa ser deixado de lado?
Para montar a sua coleção, que tal começar pelas peças que você já tem? Tá na hora de tirar tudo do armário e analisar item por item, e determinar se eles devem permanecer ou não no seu acervo. A intenção aqui não é se livrar de tudo aquilo que você não usa todo dia, mas sim, analisar se elas devem permanecer nos cabides. Separe as suas roupas assim:
- Amo, e uso sempre: peças que dão certo no seu corpo e no seu estilo de vida, e você as ama e usa regularmente. São as primeiras que devem permanecer no armário.
- Talvez eu use: peças que você nunca usou, não tem certeza em qual look ela se encaixa, ou peças com valor sentimental. Coloque-as em uma caixa e deixe em algum lugar acessível, perto das outras peças. Se você não pegar em alguma delas pelos próximos meses, doe.
- Não uso e não quero usar: peças que não cabem mais e que você não gosta mais. Reúna estes itens e doe.
- Peças sazonais: você pode não usar casacos pesados ou acessórios de estação com frequência, mas é sempre bom ter alguns em mão. Por isso, se possível, junte essas peças e guarde separadamente, mas ainda acessível.
Após ter uma visão mais atualizada do seu acervo atual, você está preparada para o próximo passo da montagem de um guarda-roupa cápsula.
2. Planeje seu armário-cápsula: o que você quer usar?
Para montar o seu guarda-roupa cápsula, faça uma análise da sua rotina: quais lugares você costuma frequentar, ou seja, onde as peças serão utilizadas: trabalho, faculdade, reuniões mais sérias ou encontro com os amigos? Aqui vai um exemplo: se você tem muitas ocasiões que pedem looks mais sóbrios na sua rotina (como dress code do trabalho e reuniões com clientes), vale a pena investir em uma boa calça de alfaiataria, um blazer coringa e uma camisa branca que vai com tudo.
Apesar de o armário cápsula indicar peças atemporais e tons neutros, dá para pensar em estampas e cores que tem mais a sua cara, desde que harmonizem entre si e possam ser utilizadas em diferentes ocasiões do seu dia a dia. Vale também utilizar a internet e redes sociais para buscar inspirações e tendências que façam sentido para você.
Com esses exercícios, você consegue começar a exercer a criatividade para conceber as combinações mais adequadas para o seu visual, tanto de peças que você já possui, quanto de itens nos quais vale a pena investir. No final, você terá ideias maravilhosas para montar o seu guarda-roupa cápsula.
Quer dicas? Veja a lista de peças essenciais para ter em um armário cápsula:
Para ajudar você a se inspirar para pensar o seu guarda-roupa cápsula, existem diversas sugestões de combinações de peças que harmonizam entre si na internet, basta pesquisar qual se adequa melhor às suas necessidades e dar o seu toque especial. Aqui vai uma sugestão de peças que combinam maravilhosamente bem entre si. A partir daqui, deixe a criatividade rolar para escolher as cores, estampas, modelos e caimentos.
Não pode faltar: roupas
- Calça jeans;
- Top, camiseta ou camisa branca básica;
- Casaco longo (sobretudo);
- Calça legging ou justa preta;
- Blazer ou casaco oversized;
- Suéter versátil;
- Saia midi ou longa;
- Jaqueta;
- Vestido versátil;
- Calça de alfaiataria;
- Calça wide-leg;
Acessórios para incrementar o look
- Cinto clássico;
- Tênis confortáveis;
- Sapatilhas ou mocassins;
- Brincos de argola;
- Bolsa tote, para usar com todos os looks;
- Sandália chique e confortável.
Muitas dessas peças você já deve ter no seu acervo, afinal, são itens clássicos, e o guarda-roupa cápsula apenas incentiva você a fazer escolhas mais assertivas para os seus próximos looks ou até mesmo para as próximas compras de peças. Quer mais dicas de looks? Veja abaixo: