Saiba o que é corte químico, por que acontece e como restaurar o cabelo

  •  Icone Calendario6 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 10:04
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Carolina Glogovchan
 Mulher branca com o cabelo liso danificado por corte químico

Seu cabelo está elástico, frágil e quebra facilmente? Atenção: esses sintomas podem significar corte químico. Já ouviu falar nesse termo? Se ainda não, é melhor aprender tudo sobre o assunto para cuidar corretamente dos fios, hein?! Então fica ligadinho aqui!

O que é corte químico?

cabelo com corte químico perto da raiz

O corte químico ocorre quando há agressão extrema aos fios, seja por alisamentos em excesso, mechas ou luzes feitas com o cabelo fragilizado por outro processo químico e erros de aplicação de produtos, como incompatibilidade, tempo de pausa, excesso, força do alisante, entre outros.

Um dos mais comuns é a incompatibilidade entre as químicas. Por exemplo, se você fizer um alisamento/relaxamento à base de Guanidina e depois aplicar o Tioglicolato de Amônia em cima, certamente seu cabelo vai quebrar. E isso nada mais é do que o famoso corte químico.

Características do cabelo com corte químico

Não é difícil identificar o corte químico no cabelo: no geral ele fica com uma aparência descuidada, os fios mais secos, quebradiços e, por isso, com frizz. Além disso, as agressões provocam a abertura das escamas, que deixam o cabelo opaco e sem vida.

Quem já sofreu com o corte químico na raiz e no comprimento dos fios relata que eles ficam com aspecto artificial, como cabelos de boneca, secos e com pouco movimento. Em cabelos cacheados, por exemplo, as ondas e cachos perdem a definição e ficam pesados.

Já os lisos apresentam um aspecto espigado e aparência áspera, pois a estrutura dos fios foi danificada e as pontas abrem por falta de hidratação. O corte químico na franja também acontece e deixa essa mecha frontal com péssimo caimento e diferente do resto do cabelo.

Principais sintomas do corte químico

Em linhas gerais, há alguns sintomas bem característicos do corte químico:

  • a madeixa quebra com facilidade como se estivesse desmanchando;
  • o fio fica cheio de pontos brancos, pontas duplas, triplas e até quádruplas;
  • ele fica elástico, ou seja, você puxa o fio e ele vai e volta;
  • o cabelo fica emborrachado, opaco e áspero;
  • pode ocorrer queda de cabelo se o procedimento for feito na raiz.

Como evitar o corte químico?

Mulher branca de cabelo cacheado, longo. castanho médio, sorrindo enquanto bebe um copo de leite

A melhor maneira de evitar o corte químico é realizar, antes de qualquer procedimento químico, o teste de mecha. É ele quem vai mostrar se seu cabelo está apto e forte para realizar a transformação ou não.

Teste de mecha

Veja como é simples e seguro realizar o teste de mecha: pegue uma mechinha da nuca – isso é bom porque se alguma coisa acontecer, a parte pode ficar escondida; aplique o produto e espere mais ou menos 45 minutos até ele agir. Em seguida, lave e seque a mecha normalmente para ver como o cabelo vai reagir. Por fim, se os fios apresentarem algum dos sintomas de quebra ou enfraquecimento, é melhor esperar e seguir os seguintes cuidados:

Hidratação em dia

Mantenha seus cabelos sempre bem hidratados e saudáveis, adotando uma rotina de cuidados. Algumas ações podem ser feitas diariamente e são muito simples, como não dormir com os fios molhados e evitar banhos muito quentes;

Alimentação balanceada

Cuide da sua alimentação e consuma alimentos ricos em vitamina A e B, como ovos, espinafre, peixe e cenoura. Eles fortalecem os fios, nutrindo-os de dentro pra fora. De quebra você ainda vai se alimentar com mais qualidade;

Protetor térmico como aliado

Se o secador faz parte da sua rotina, não deixe de aplicar um protetor térmico antes de usar o aparelho. Além disso, ative a circulação do seu couro cabeludo de forma frequente. Uma maneira de fazer isso é aplicar os tônicos capilares da Salon Line e massagear até sua absorção.

Cabelos saudáveis são mais resistentes aos danos causados pelos processos químicos, por isso se suas madeixas já estão fragilizadas, elásticas e secas é melhor esperar e cuidar dos fios antes de mudar o visual no salão. Nutra, hidrate e recupere os fios para deixá-los mais resistentes a alisamentos e descolorações.

Como tratar cabelo com corte químico?

Mulher lavando o cabelo no banho

Agora que você sabe o que é corte químico, suas causas, dicas do que fazer para resolver o problema, e quais produtos para cabelos quimicamente tratados usar, é hora de recuperar os fios do corte químico e voltar a ter uma cabeleira charmosa, saudável e cheia de vida.

Existem muitas maneiras de salvar um cabelo com corte químico. Entre elas:

  • Paciência: parece difícil, mas é necessário e importante. Em alguns casos, ele pode levar até 2 anos para se recuperar completamente;
  • Corte já: muitas vezes, tirar 3 ou 4 dedinhos já resolve e ajuda a melhorar bastante aquele aspecto danificado e quebradiço;
  • Cronograma capilar nele: nada como aderir às etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. São elas que vão repor água, lipídeos e massa capilar aos fios;
  • Umectação sim: nela, os cabelos são banhados com óleos 100% vegetais 30 minutos antes do banho ou antes de dormir, fazendo assim a umectação noturna. O resultado são fios mais saudáveis e cheios de vida;
  • Dê um tempo nas químicas: procedimento químico nesse momento, nem pensar. A situação pode piorar, e muito, e o tempo de recuperação aumentar ainda mais;
  • Dê um tempo também no secador, chapinha e modelador: aparelhos elétricos em contato direto com as madeixas podem deixar os cabelos mais elásticos;
  • Invista em finalizadores: um bom finalizador também ajuda super a proteger e fortalecer os fios.

Cronograma capilar para cabelos com corte químico

Mulher saindo do banho, enrolada em uma toalha branca, enquanto seca o cabelo com outra toalha

Como o próprio nome indica, o cronograma capilar requer algum tempo e assiduidade, pois os passos abaixo deverão ser seguidos por pelo menos um mês. Porém, já na primeira semana você irá notar a diferença: fios com aparência natural, menos seca e mais fáceis de domar.

Hidratação

A hidratação colabora para que os fios recuperem a umidade e as escamas abertas se normalizem. Para fazê-la, basta lavar os cabelos com shampoo, secá-los com uma toalha e aplicar a máscara de hidratação. Deixe agir por 40 minutos e depois lave normalmente.

Se quiser, você pode potencializar sua máscara com uma colher (sopa) de óleo de coco. A hidratação deve ser feita uma vez por semana.

Nutrição

A nutrição irá devolver aos cabelos os nutrientes perdidos e, assim, recuperar a vivacidade dos fios. Para fazê-la, você pode aplicar uma máscara nutritiva mais espessa e deixar agir nos cabelos úmidos e pré-lavados com shampoo por 30 minutos.

O ideal é que esse procedimento seja feito dois dias depois da hidratação e ele pode ser potencializado ao adicionar uma ampola de vitaminas à máscara. Aqui, vale a pena também apostar em receitinhas caseiras à base de leite e amido de milho, além de óleos vegetais.

Reconstrução

O terceiro passo do cronograma é a reconstrução, indispensável para recuperar corte químico, pois irá reconstruir a estrutura capilar. Para fazê-la, experimente a máscara concentrada SOS Bio-Reconstrução da Salon Line, que tem queratina, colágeno e proteína do ovo.

Aplique a máscara depois de lavar os cabelos e retire o excesso de água. Penteie os fios para que o produto penetre neles e coloque uma touca. Deixe agir por 15 minutos e enxágue. A reconstrução deve ser feita dois dias depois da nutrição e os 3 passos repetidos até dar 30 dias.

Salon Line Responde: dúvidas frequentes

Ainda está com dúvidas sobre corte químico? Então a Salon Line responde!

Corte químico acontece na hora?

Sim e não. Em geral, o corte químico acontece na hora quando é resultado de incompatibilidade de produtos. Se isso acontecer, terminado o processo químico já é possível notar que a estrutura dos cabelos não é mais a mesma, só de tocar é possível sentir a porosidade e o ressecamento.

Em outros casos, como exposição contínua ao calor do secador ou falta de nutrientes nos fios (e no organismo em geral), os sintomas do cabelo com corte químico são sentidos ao longo do tempo: ele vai ficando mais quebradiço, seco e com menos vida e brilho;

Cabelo com corte químico cresce?

Sim, o cabelo com corte químico cresce, porém nem sempre ele vai voltar a crescer saudável, especialmente se o couro cabeludo foi danificado. Por isso, se o corte químico na raiz for notado, invista em um bom tônico capilar para vascularizar o couro capilar e recuperá-lo;

Cabelo com corte químico pode fazer botox?

Sim, o cabelo com corte químico pode fazer botox, uma vez que esse procedimento é voltado para reconstruir a fibra capilar. Mas lembre-se que um dos efeitos do botox é deixar os cabelos temporariamente mais lisos, o que pode comprometer o visual das cacheadas. Além disso, antes de fazer qualquer procedimento em cabelos já fragilizados, ou que envolvam substâncias que você não conhece, consulte um profissional.

Cabelo com corte químico pode fazer selagem?

Sim e a selagem é uma ótima alternativa para o corte químico em cabelo cacheado com luzes ou sem, pois a queratina irá fechar as cutículas dos fios sem deixá-los com aspecto liso. Assim, você pode recuperar corte químico sem comprometer as ondas e cachos das suas madeixas. Mas lembre-se: procedimentos capilares em fios danificados, só com consulta profissional, ok?

Quanto tempo leva para recuperar um cabelo com corte químico?

Isso depende. O corte químico é um sinal de fios profundamente danificados, e enquanto alguns precisam apenas de uma rotina rigorosa de cuidados, há casos em que só mesmo a tesoura pode resolver: cortando pouco a pouco enquanto ele cresce. Mas não se desespere, em geral dá para reverter o processo sem apelar para o cabelo curtinho (se essa não for sua praia, claro);

Dicas de produtos reconstrutores para corte químico

Há diferentes tratamentos e produtos para corte químico que podem ser usados periodicamente, de maneira emergencial e até diária, como shampoos e condicionadores, máscaras hidratantes, botox, selagem e fitagem.

Mas se você quer uma solução de como parar o corte químico imediatamente: o Kit Socorro Capilar Salon Line é a resposta. Porém, fica o conselho: para recuperar os cabelos 100% use o kit em conjunto com o cronograma capilar, aí não tem erro!

Kit Socorro Capilar

O Kit Socorro Capilar da Salon Line vem com dois produtos que devem ser usados pré e pós-shampoo. O primeiro é o Óleo Creme de Umectação, que deve ser aplicado nos cabelos secos, mecha por mecha, em todo comprimento e agir por 30 minutos.

Depois de enxaguar o Óleo Creme, lave os cabelos com o shampoo. Agora é hora da Ampola Concentrada Restauração, o segundo item do Kit. Aplique-a por todo comprimento do cabelo desde a raiz e massageie por 3 minutos. Enxágue e use o condicionador normalmente.

Linha Meu Liso Restauração Intensa

A linha Meu Liso Restauração Intensa é ideal para os fios lisos naturais, alisados e com relaxamento que sofreram o corte químico, ou seja, apresentam opacidade, elasticidade, pontas duplas e estão ressecados, com frizz, ou ainda, cabelo fraco e quebradiço.

Ela conta com produtos de uso diário, como shampoo e condicionador, e também máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução que podem ser usadas para colocar o cronograma capilar em prática. Tudo vegano e enriquecido com D-pantenol, aminoácidos, creatina e biotina.

Linha #todecacho Vinagre de Maçã

Essa linha é ideal para todos os tipos de cabelo cacheados, ondulados e crespos em processo de restauração após química. Composta por Shampoo, Condicionador, Máscara de Hidratação e Spray Finalizador, a linha oferece tratamento completo para cabelos ressecados e sem vida, por seus principais ativos que são vinagre de maçã e blackberry.

Linha Maria Natureza Reconstrução Reparadora

Essa linha vem em um kit com shampoo, condicionador e máscara de hidratação. Por possuir queratina em sua composição, auxilia na reconstrução de fios ultra danificados além de hidratar e restaurar. A linha ainda é indicada para crianças a partir de 12 anos e pode ser usada diariamente.

Agora que você já sabe tudo sobre corte químico, é só cuidar bem da cabeleira né?! E em caso de dúvidas, procure um profissional de sua confiança.



Comentários

  1. Samantha Rezende disse:

    Queria muito uma ajuda no meu cabelo

    1. Salon Line disse:

      Oi, Samantha, tudo bem, linda? Nós temos linhas maravilhosas que são ideais para reparar, nutrir profundamente, dar muito brilho e maciez aos fios! Como a nossa “Maria Natureza Óleos Milenares”, vamos deixar o link dela aqui pra você! Beijos! ?? https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=%C3%B3leos+milenares

    2. Salon Line disse:

      Sam, nós temos produtinhos específicos para hidratar, nutrir e reparar cada tipos de madeixa. A linha “S.O.S Hidratação” por exemplo, que é composta por máscaras de hidratação concentradas para cada nível de ressecamento, ela trata desde o fio com leve ressecamento até o cabelo mais opaco e danificado. Vem dar uma olhadinha na nossa lojinha online. ??❤? https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/sos-hidratacao

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *