Óleo de coco para cabelo: conheça os benefícios e saiba como usar

  •  Icone Calendario4 de março de 2022
  •  Icone Relogio 11:32
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
 mulher usando oleo de coco para nutri o cabelo

Fios nutridos, com brilho e sedosos! São inúmeros os benefícios que o óleo de coco traz para o cabelo, principalmente quando o assunto é cachos e crespos.

Certamente, o ingrediente está no topo da lista dos queridinhos dos tratamentos capilares, já que consegue penetrar na fibra dos fios, devolvendo os nutrientes necessários para combater o ressecamento.

Para ajudá-los a aproveitar ao máximo o óleo de coco para cabelo, separamos dicas incríveis sobre modo de uso, indicação de produto e muito mais! Confira a seguir.

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

oleo de coco no cabelo

Se você não conhece os principais benefícios do óleo de coco para cabelo, confira abaixo o que ele pode promover aos seus fios:

  • Prevenção da queda e quebra de cabelo;
  • Combate ao ressecamento;
  • Nutri os cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente ressecados;
  • Tira o frizz de qualquer tipo de cabelo;
  • Efeito refrescante;
  • Retenção da umidade;
  • Prevenção de caspas;
  • Finalização de penteados;
  • Eliminação das pontas duplas;
  • Crescimento do cabelo;
  • Prevenção da calvície;
  • Nutri cabelos com coloração;
  • Proteção solar para os fios.

Como usar óleo de coco no cabelo?

Umectação com óleo de coco

A umectação está entre os tratamentos preferidos das crespas e cacheadas, mas é indicado para todos os tipos de cabelo, desde que estejam ressecados. 

O procedimento ajuda a recuperar o aspecto saudável e macio dos fios. Geralmente, é feito com o óleo de coco 100% vegetal que deve ser aplicado no cabelo 30 minutinhos antes do banho. Após o tempo de ação, deve-se retirar todo o produto dos fios.

Umectação noturna com óleo de coco

A umectação noturna também é feita com o óleo de coco 100% vegetal, porém ela é indicada para madeixas extremamente ressecadas. Além disso, a aplicação deve ser feita nos cabelos “sujos” antes de dormir, deixando agir durante a noite. No dia seguinte, segue-se o procedimento de lavagem normalmente. 

Assista o vídeo e confira a umectação noturna da Digital Influencer Steffany Borges.

Nutrição capilar com óleo de coco

O óleo de coco consegue nutrir qualquer tipo de cabelo, podendo ser usado junto da máscara de nutrição (com o ativo na composição) ou misturado a máscara de hidratação capilar que você geralmente usa. 

A etapa de nutrição capilar é fundamental para devolver a maciez, o brilho e a sedosidade aos fios ásperos e ressecados.

Nutrição capilar com óleo de coco

Pode até parecer estranho, mas misturar o óleo de coco com outros óleos, como rícino, manga ou argan, por exemplo, ajuda muito no tratamento. Basta aplicá-los no comprimento dos fios, deixar agir por alguns minutinhos e, em seguida, lavar os cabelos normalmente. Essa técnica ajuda a potencializar a nutrição capilar, porém, só deve ser aplicada em fios extremamente ressecados.

Óleo de coco nas pontas do cabelo 

Na hora da nutrição capilar, o é ideal usar o óleo de coco desde a raiz até as pontinhas, para que a nutrição seja efetiva em todo o comprimento. O produto promove o combate do ressecamento na região, além de prevenir e reduzir as pontas duplas.

Como tirar óleo de coco do cabelo?

mulher tirando o oleo de coco do cabelo

Parece simples eliminar o óleo de coco do cabelo após a umectação ou nutrição capilar, contudo, não é tão fácil o quanto parece. O produto geralmente deixa resíduos e contribui para o excesso de brilho e oleosidade dos fios, por isso é tão importante eliminá-lo totalmente.

Quem possui cabelo liso pode usar um shampoo transparente – com maior poder de limpeza – e aplicar nas madeixas durante a higienização, isso vai ajudar a remover com efetividade o óleo vegetal do cabelo.

Técnica UCPE: umectar, condicionar, pausar e enxaguar

Esse método é muito utilizado nos cabelos tipo 3 e 4, ele é ideal para retirar completamente o óleo vegetal dos fios. A sigla significa: umectar, condicionar, pausar e enxaguar, ou seja, após a umectação utilize um condicionador de sua preferência, deixando o produto agir de 20 a 30 minutos, em seguida, enxágue. Muito fácil, né!?

Óleo de coco para cabelo: mitos e verdades

1. Óleo de coco afina o cabelo

Sim, ele pode afinar os fios. O produto puro é bem gorduroso e pode formar uma película no cabelo. Com o uso frequente do óleo de coco, os resíduos acumulados passam a dificultar a  absorção de água, contribuindo para o afinamento dos fios. O ideal é evitar o uso frequente em cabelos finos.

2. Óleo de coco cresce o cabelo 

Sim! O óleo de coco entrega força, nutrição, hidratação e reparação aos fios, com isso, o cabelo se mantém saudável e cresce com mais facilidade.

3. Óleo de coco alisa o cabelo

Mito! O óleo de coco não alisa o cabelo totalmente, contudo, o uso frequente do produto pode alinhar os fios.

4. Óleo de coco hidrata o cabelo  

Sim! O óleo de coco traz hidratação e nutrição ao cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo.

5. Pode passar óleo de coco na raiz do cabelo 

Sim! Enquanto outros produtos não são indicados para a raiz do cabelo, o óleo de coco ajuda a prevenir caspas e fortalecer os fios. 

6. Posso dormir com óleo de coco no cabelo

Sim! Esse tipo de técnica é conhecida como umectação noturna, que consiste em nutrir os fios extremamente ressecados durante a noite, devolvendo brilho e maciez.

7. Óleo de coco clareia o cabelo  

Mito! O óleo de coco não interfere nos pigmentos da cor dos fios, por isso não clareia nem escurece o cabelo.

8. Óleo de coco resseca o cabelo

Mito! O óleo de coco é ideal para combater o ressecamento em todos os tipos de cabelo. Ele penetra nas cutículas dos fios, devolvendo brilho e maciez.

Mito! O óleo de coco é ideal para combater o ressecamento em todos os tipos de cabelo. Ele penetra nas cutículas dos fios, devolvendo brilho e maciez.

Óleo de coco Salon Line: #todecacho Coco Puríssimo

O Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro conta com a tecnologia PROFIX, que garante hidratação, força e saúde para cabelos cacheados e crespos, além de fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento e brilho. Ele é ideal para umectação capilar, seja antes do banho ou noturna, além de ser um excelente “socorro” para os fios com frizz durante o dia.  Lembre-se que não custa nada carregar esse óleo na bolsa! 

Gostaram das dicas que separamos para vocês? O óleo de coco pode ser o seu principal aliado no combate ao ressecamento, quedas de cabelo, opacidade e muito mais! Inclua esse produto na sua rotina de cuidados com o cabelo e aproveite os benefícios. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *