Como usar creme para pentear: 3 formas de uso do seu produto
Hidrofobia capilar: o que é e como resolver?
- 5 de junho de 2023
- 11:08
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Você já sabe que negligenciar os cuidados capilares afeta negativamente a saúde dos seus fios, mas você sabia que exagerar nos tratamentos também pode ser prejudicial? Isso porque o uso excessivo (e equivocado) de produtos para o cabelo causa a chamada hidrofobia capilar, patologia que fica na haste capilar.
O que é hidrofobia capilar?
A hidrofobia capilar é o termo utilizado para uma reação do cabelo, caracterizada pela incapacidade de absorver água. O cabelo hidrofóbico pode ser causado devido à uma falta de higienização adequada, mas principalmente quando há acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Há muitos casos de pessoas que investiram em um tratamento pesado para os fios e acabaram surtindo efeito contrário justamente por este motivo.
É preciso lembrar que a maioria dos cosméticos capilares contam com ingredientes petroderivados – como parafina líquida, silicones, petrolatos e fragrância sintéticas – que, apesar de desenvolverem funções específicas no tratamento capilar, também podem se tornar agressivos para os fios quando usados em grande quantidade, ou quando não removidos corretamente.
Ao usar diferentes produtos, com diferentes fórmulas e desenvolvidos para diferentes finalidades, você, na verdade, está criando uma espécie de capa em volta da haste capilar. Dessa forma, nenhum ativo – e, em muitos casos, nem mesmo a água – consegue penetrar no cabelo, comprometendo a saúde dos fios.
Como saber que o meu cabelo está hidrofóbico? Identificando a hidrofobia capilar:
O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é justamente quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio. Apesar disso, outros sinais como opacidade, quebra, rigidez e falta de forma nos fios também podem estar indicando que algo vai mal.
Vale ressaltar que a hidrofobia capilar pode afetar todos os tipos de cabelo, independentemente da curvatura, da cor ou do comprimento. Apesar disso, quem tem cabelos cacheados e crespos costuma sofrer mais com o problema, já que há uma falsa ideia de que fios com curvaturas 3 e 4ABC precisam de mais cuidados e produtos.
Como tratar a hidrofobia capilar?
Pode parecer uma missão difícil ou até mesmo impossível tratar um problema capilar que é causado justamente pelo uso inadequado e excessivo de produtos de cabelo, não é mesmo? Mas, na verdade, tudo que um cabelo hidrofóbico precisa é de procedimentos de limpeza e desintoxicação.
Também chamado de detox capilar, esse procedimento torna possível eliminar impurezas e resíduos químicos que, muitas vezes, ficam acumulados. Além disso, o procedimento estimula o crescimento dos fios, evita a queda, entre outros benefícios, resultando em madeixas mais leves, soltinhas e brilhantes. O ideal para evitar a hidrofobia capilar é apostar em técnicas de detox a cada 15 dias para um detox capilar eficiente.
Outra alternativa para manter o couro cabeludo limpo e livre para respirar é investir em uma esfoliação capilar. Esse tratamento é perfeito não apenas para eliminar as impurezas, mas também a oleosidade excessiva, caspa, impurezas e sebo acumulados nos poros capilares.
Para combater a hidrofobia capilar, você pode apostar em uma receita que consiste em misturar 1 colher de sopa de café com a quantidade de shampoo necessária para os seus fios. Feita a mistura, é só aplicá-la no couro cabeludo, massageando suavemente por pelo menos 5 minutos. Depois, é só enxaguar e finalizar como de costume. Clique e veja outras receitas de esfoliação capilar.