Quando trocar a escova de cabelo? Confira nosso guia!
- 8 de junho de 2021
- 11:18
- Compartilhar
A escova para cabelo é um item indispensável nos cuidados com os fios e faz parte do arsenal de acessórios que servem tanto para desembaraçar, quanto para modelar as madeixas.
Só que mais do que uma função prática, a gente sabe que muita gente tem um apego emocional pelo utensílio, muitas vezes pelo efeito que traz, outras por trazer maior praticidade. E são justamente essas pessoas que só de ouvir sobre quando trocar a escova que ficam apavoradas!
Se você faz parte desse grupo, nós temos duas notícias – uma má e outra boa: a má é que chegou a hora de você trocar a sua escova de cabelo; a boa é que vamos te dar alguns motivos para você se convencer disso.
Preciso mesmo trocar a minha escova de cabelo?
A menos que você queira criar uma colônia de férias para bactérias, você precisa trocar regularmente a sua escova para cabelo.
A escova de pentear cabelo é um campo fértil para as bactérias, que aliadas à poeira que vai se acumulado diariamente, formam um ambiente nocivo para a sua saúde capilar. Como? Imagine que toda essa sujeira é alimentada todas as vezes que você penteia os fios e parte é depositada no seu couro cabeludo. Nojento, né?
Mais que uma nojeira sem fim, esse ciclo pode causar irritação no couro cabeludo e obstruir os folículos capilares, o que pode levar à queda. E se você tem caspa, o cenário é ainda pior! Ao usar uma escova para cabelo que já deveria ter sido trocada, você está colocando a caspa de volta no couro cabeludo todas as vezes que penteia.
Então, quando trocar a escova de cabelo? Por mais linda e funcional que seja a sua escova, ela deve ser trocada a cada 6 seis meses ou, no máximo, uma vez por ano. Claro que esse prazo vai depender muito do material de que ela é feita, por isso, fique de olho se há alguns sinais que mostram que ela deve ser substituída. Não sabe quais? Abaixo nós explicamos.
Quando trocar a escova antes do tempo recomendado?
A sua escova de cabelo pode estar pedindo socorro e só você não percebeu! Fique atenta a alguns sinais que mostram que você deve trocá-la urgentemente:
- Cerdas deformadas
- Dentes faltando
- Muita sujeira
- Almofada mole ou rachada (raquete)
- Bolinhas caindo (raquete)
Comprei uma escova nova, como manter limpa?
Agora que você se livrou daquela escova velha e cheia de bactérias, chegou o momento de cuidar bem da nova! Anote algumas dicas para ter uma boa durabilidade e limpeza da sua escova para cabelo durante a vida útil dela.
- Remova os fios de cabelos que ficam acumulados.
- Lave com sabão neutro e água corrente, pelo menos, uma vez por mês.
- Se estiver muito suja, deixe a escova de molho entre 15 a 30 minutos (exceto escovas almofadadas).
- Deixe secar naturalmente, pendurando-a pelo cabo.
Pronto, tiradas as dúvidas sobre quando trocar a escova, fica uma última dica: anote na agenda o dia que comprou a sua escova para cabelo, assim, você não vai esquecer o dia que ela deverá ir embora.