Guia óleo vegetal: qual o melhor para o seu tipo de cabelo?
- 4 de agosto de 2021
- 10:19
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Quando falamos de tratamento capilar, não há dúvidas de que os melhores cosméticos são aqueles que possuem ingredientes naturais. Recentemente, o uso de óleos vegetais para cabelo se popularizou, chegando ao ponto de estar na composição da maioria dos produtos, principalmente os de ação nutritiva.
Apesar da popularidade, o conhecimento acerca do óleo capilar, suas funções, composições e indicações ainda é escasso e repleto de mitos. Isto prejudica a sua utilização, já que impede que você use o óleo vegetal corretamente, conforme a sua necessidade capilar. Para fazer a melhor escolha, seja do óleo vegetal puro, seja de produtos que contenham óleos na lista de ingredientes, é essencial que você conheça as propriedades deste líquido tão poderoso para a saúde dos fios.
Abaixo, nós reunimos tudo o que você precisa saber antes de começar a usar óleos vegetais nos cabelos:
Quais são os óleos vegetais?
Óleos vegetais são substâncias gordurosas extraídas de plantas, sementes ou frutas. Essas substâncias são chamadas de lipídeos, portanto, não se misturam à água, e podem ou não ser absorvidas pelo fio. Em geral, os óleos são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes, cuja quantidade e qualidade vão variar conforme os tipos de óleos vegetais.
Os óleos vegetais para o cabelo mais comuns são os de coco, abacate, rícino e azeite extravirgem.
Para que serve os óleos vegetais?
Os óleos vegetais são uma ótima alternativa para tratar os cabelos ressecados, desnutridos e danificados. Isto porque, as gorduras vegetais são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais que podem trazer diversos benefícios para os fios. Os melhores óleos são os que penetram melhor nas fibras capilares, já que eles servirão para repor nutrientes do cabelo, reparando danos e deixando-os mais fortes, mas os que não são absorvidos também possuem benefícios para as suas madeixas, principalmente se utilizados na etapa de finalização.
Como usar os óleos vegetais no cabelo?
Você pode usar os óleos vegetais em diversas etapas do seu cronograma capilar — em especial, na nutrição e para fazer uma umectação capilar — e em todas as curvaturas!. Os melhores óleos para estas etapas são os que penetram melhor nos fios: os de rícino, coco e oliva são os mais populares. Você pode utilizá-los tanto sozinhos, com a linha de óleos de umectação #todecacho da Salon Line, ou em produtos que contenham óleos vegetais em sua composição, como na linha S.O.S Cachos Azeite de Oliva, rica em azeite de oliva e óleo de argan.
Salon Line indica:
Já para a finalização, os melhores óleos são os que não penetram no fio, e sim os criam uma barreira que repele a água. Nesta etapa, os óleos vegetais ajudam a selar as cutículas, a diminuir o frizz e a dar mais brilho, além de proteger contra a perda de hidratação. Você pode misturar algumas gotinhas do seu óleo favorito no seu produto finalizador, ou apostar em fórmulas que já possuem óleos em sua composição. Seja como for, acrescentar os óleos vegetais em sua rotina capilar é garantia de cabelos fortes, nutridos e com um brilho especial.