Saiba como salvar as suas pontas sem apelar para a tesoura
- 27 de dezembro de 2021
- 10:39
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Um cabelo impecável do começo ao fim é o sonho de muitas, mas as pontas ressecadas são um dos obstáculos mais comuns. O ressecamento e a opacidade das extremidades do cabelo atinge qualquer pessoa, em todas as curvaturas, já que é a parte mais frágil das madeixas e também as que mais sofrem com desgastes e agressões diárias.
A água, os nutrientes e as proteínas percorrem o fio da raiz até as pontas, portanto, os sinais de ressecamento são notados primeiramente nas extremidades. Apesar do fio crespo ser o mais ressecado de todos, graças ao seu formato em “Z” que dificulta esta viagem, as lisas, onduladas e cacheadas também podem sofrer com a falta de hidratação devido a outros problemas como o uso de ferramentas de calor, a falta de proteínas e nutrientes que acometem o cabelo.
Muitas vezes, a aparência danificada dos fios está em um estado já avançado, e você pode imaginar que apenas cortá-las vai resolver, mas estamos aqui para te dizer que com uma rotina de cuidados e bastante dedicação, você pode reverter os danos das suas pontas e restaurá-las, deixando o cabelo todo bem hidratado, saudável e impecável. Então, vem com a gente descobrir como recuperar as pontas sem apelar para a tesoura:
Aposte em uma umectação
A umectação capilar é o uso de óleos vegetais no cabelo — aposta certa para um tratamento instantâneo de nutrição. Este ingrediente é uma ótima alternativa para tratar os cabelos ressecados, desnutridos e danificados. Isto porque, as gorduras vegetais são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais que podem trazer diversos benefícios para os fios. Para realizar a umectação, basta escolher o produto de sua preferência e aplicá-lo na extensão dos fios, deixando agir pelo máximo de tempo possível, e depois enxaguar. O resultado é um cabelo mais macio, saudável e com brilho radiante, da raiz até as pontas.
Se liga na nossa embaixadora Franceschi arrasando na umectação noturna!
Hidratações rotineiras
A hidratação é o tratamento capilar mais importante, já que é o responsável por devolver aos fios toda a água perdida. Para hidratar o cabelo cacheado, você pode investir em receitas caseiras, ou em máscaras de hidratação. O ideal é hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana, e dependendo do nível de danos, incluir mais tratamentos na sua rotina capilar.
Aqui, a embaixadora Carol Martins mostra qual é a sua máscara de hidratação preferida.
Cuidado no manuseio dos fios
A forma como você manipula seus cabelos também pode prejudicá-los. Começando pela hora de secar os fios: o atrito agressivo da toalha pode quebrá-los e, no caso do secador, a alta temperatura causa ainda mais ressecamento. Abra mão da toalha tradicional por um tecido de algodão (pode ser uma camiseta), e se liga no segredo: pressione a toalha levemente de cima para baixo, sem esfregar, para tirar o excesso de água. E lembre-se de utilizar um protetor térmico antes de usar qualquer ferramenta de calor. A hora de pentear também é importante: inicie sempre das pontas para cima, prefira desembaraçar os fios molhados, e utilize uma escova de boa qualidade. Ah, a lavagem dos fios também deve ser feita com água morna, já que a água quente também resseca as madeixas.
A embaixadora Salon Line Camila Santos mostra como finalizar os cabelos para garantir definição sem frizz e quebra das pontas.
Invista no cronograma capilar para recuperar os cabelos danificados
A chave para um cabelo bonito, saudável e com as pontas reparadas é o cronograma capilar, que você mesma pode fazer em casa. Trata-se de uma rotina de cuidados capilares feitos algumas vezes por semana, programada para suprir as necessidades do cabelo, principalmente o ressecamento que agride as pontas.
Ele inclui três etapas: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por repor e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo. Para criar o cronograma capilar perfeito para o seu cabelo, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo (você pode escolher as segundas, quartas e sextas, por exemplo). Depois, adquira uma máscara para cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução).
Aqui, a Top Migs Gabriela Lima dá dicas valiosas de tudo o que você precisa saber antes de começar o seu cronograma capilar!
Salon Line recomenda:
- O kit Cronograma Capilar contém a Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original, a Máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora, o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro e 2 Óleos de Umectação #todecacho Rícino Puro que, quando combinados, proporcionam fortalecimento e crescimento dos fios, além de deixar o cabelo saudável e macio.
- Com o kit Cronograma Capilar Hidra, você terá a Hidratação da linha Original, a Reconstrução da Babosa e a Nutrição do Leite de Coco e Colágeno. Com os produtos você garante todos os cuidados de um cronograma capilar para os seus cabelos, proporcionando fios mais fortes, com brilho e saudáveis.
- O Kit Maria Natureza Cronograma Capilar contém 3 Máscaras de Maria Natureza, sendo 1 Máscara da linha Hidratação Sem Pesar, 1 Máscara Nutrição Extraordinária e 1 Máscara Reconstrução Reparadora. Além disso, contém 1 Tônico Maria Natureza Crescimento Saudável e 1 Óleo em creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária.=