Pele descascando do sol: saiba o que fazer e como prevenir
- 13 de janeiro de 2022
- 16:23
- Compartilhar
- Thauany Lima
O sol é um grande aliado na formação de vitamina D para o corpo, mas também pode ser um grande vilão da pele. Além de acelerar o processo de envelhecimento e causar o câncer de pele, a exposição solar inadequada pode deixar a derme avermelhada e até gerar descamação.
A pele descascando do sol é uma das causas do contato excessivo com os raios UV sem proteção solar, que promove também o ressecamento e a sensibilização das regiões com maior exposição, como ombros, rosto, braços etc.
Confira abaixo por que a pele descasca e quais os cuidados para essa condição delicada.
Por que a pele descasca?
Uma pele desprotegida e exposta à radiação ultravioleta pode causar divisão das células da pele e o calor pode fazer com que elas ressequem e morram. É nesse momento que ocorre a descamação.
O processo da pele descascando é algo natural do corpo, contudo, o sol acaba acelerando essa ordem, sensibilizando as regiões queimadas.
Pele descascando do sol: O que fazer?
1. Não puxe as peles soltas
A primeira dica sobre o que fazer com a pele descascando é: “não puxe as peles soltas!” Sabemos o quanto pode ser prazeroso essa ação, mas retirar a pele com as próprias mãos pode expor as camadas inferiores que ainda não estão preparadas para serem expostas, piorando assim as lesões e a sensação de desconforto.
2. Hidrate-se
A hidratação é fundamental para recuperar a pele danificada. É indicado utilizar produtos hipoalergênicos e hidratantes que recuperem a barreira cutânea da pele. Ah! Não se esqueça de beber muita água para hidratar o corpo também.
3. Evite o sol e banhos quentes
Além de evitar a exposição ao sol, não é indicado tomar banhos muito quentes, já que essas ações podem fazer com que a derme descasque ainda mais.
4. Evite produtos sensibilizantes
Neste momento, esqueça os produtos com ativos que podem sensibilizar ainda mais a pele, como, por exemplo, os ácidos.
Dicas para quem está com a pele do rosto descascando
Está com dúvidas sobre o que fazer com a pele após o sol intenso? Confira 4 dicas de ouro para quem está com a pele do rosto descascando:
- Evite a exposição solar sem fotoprotetor (protetor solar para o rosto);
- Use hidratante facial multibenefícios com FPS30 e hipoalergênico;
- Bebendo 2 litros de água diariamente;
- Evite banhos quentes.
Como evitar descascar a pele pós sol?
Para evitar descascar a pele pós sol é importante levar em consideração todas as dicas mencionadas anteriormente, como ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, usar hidratantes faciais e corporais, evitar os banhos quentes e a exposição solar sem fotoproteção.
Além disso, é muito indicado realizar esfoliação de pele pós sol, no entanto, o tratamento é contraindicado em caso de queimaduras solares.
A esfoliação é um procedimento que deve ser realizado depois do contato com o sol. Ele contribui para a eliminação das peles mortas e favorece o bronzeado.
Gostou das dicas sobre pele descascando do sol? Agora aproveite o verão de forma saudável e consciente. Use protetor solar com FPS acima de 30 e evite os horários em que o sol esteja mais forte: entre 10h e 16h.
Conheça mais dicas de cuidados com a pele no verão e evite imprevistos na estação mais ensolarada do ano.