Entenda os efeitos do álcool na saúde da pele e do corpo
- 20 de abril de 2022
- 14:56
- Compartilhar
Você sabia que os cuidados com a beleza vão muito além do uso de cosméticos? Sim, apesar de a rotina de skincare e do ritual capilar serem essenciais para uma aparência mais bonita e saudável, a pele e o cabelo também dependem de outros fatores para estarem impecáveis, e o mais importante de todos com certeza é a saúde do organismo. Hoje, vamos entender melhor quais são os efeitos do álcool na saúde da pele e do corpo.
Cuidado com o excesso: quais são os efeitos do álcool no corpo?
Atualmente, a quantidade de álcool que faz parte da rotina dos brasileiros é alta: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a média de consumo no Brasil é superior à média mundial. Dados da pesquisa Vigitel de 2019 apontam que 18,8% da população brasileira bebe acima do recomendado pelas autoridades de saúde. Ainda segundo a Vigitel, a sobrecarga da jornada dupla de trabalho, além da sobrecarga das demandas dos filhos e familiares impulsionam a ingestão de bebidas alcoólicas entre as mulheres, que apresenta uma tendência de crescimento.
Os riscos do consumo excessivo e prolongado de álcool incluem gastrite, úlceras, anemia, hipertensão e cirrose. Além disso, a substância pode agir como agravante para quadros psicológicos, como ansiedade, depressão e mudanças bruscas de humor. Mesmo em quantidades pequenas, beber apresenta riscos: estima-se que cerca de 5% de todas as mortes do mundo sejam atribuídas 100% ao consumo de álcool, seja de doenças causadas pelo excesso, ou por acidentes e incidentes com pessoas sob a influência da bebida.
Além disso, os efeitos do álcool também podem ser sentidos na aparência: cabelos e pele também sofrem com os efeitos do álcool no organismo. Veja abaixo:
Desidratação da pele
No organismo, o álcool diminui a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Por isso, o principal efeito colateral imediato da ingestão é ir ao banheiro com mais frequência. Assim, todo esse líquido perdido ocasiona a desidratação da pele, o maior órgão do corpo humano. O resultado: ressecamento, lesões, vermelhidão, coceira e descamação.
Ressecamento do cabelo
Ainda falando do efeito de desidratação ocasionado pelo álcool, os cabelos também são atingidos pelo ressecamento: fios fragilizados, quebradiços e sem vida são os principais sinais de que precisam de uma hidratação caprichada. Além disso, a ingestão exagerada também aumenta o nível de radicais livres no organismo, o que pode ocasionar o aparecimento precoce de cabelos brancos e o enfraquecimento da fibra capilar.
Acne
O açúcar presente nas bebidas alcoólicas aumenta o nível de insulina no organismo que, por sua vez, pode causar desequilíbrios hormonais, deixando a pele exposta a diversas condições, como a acne, por exemplo. Além disso, o ressecamento causado pelo consumo excessivo também pode fazer com o que a pele produza ainda mais oleosidade para compensar, causando o efeito rebote.
Queda e quebra dos fios
O efeito do conjunto da desidratação e do aumento da produção de radicais livres também contribui para a fragilização dos fios capilares, o que, por sua vez, pode ocasionar a queda de cabelo. Outra consequência inclui o agravamento dos quadros causados por doenças autoimunes, como a alopecia ou dermatite no couro cabeludo.
Vermelhidão da pele
O álcool também é um agente vasodilatador, o que significa que, quando ingerido, ele aumenta a abertura dos vasos sanguíneos. Em resposta, os efeitos na pele são de vermelhidão, agravamento de processos inflamatórios (como dermatite, rosácea e acne) e a abertura excessiva dos poros, que pode aumentar a exposição da pele às bactérias e outros microorganismos.
Como diminuir os efeitos do álcool na pele e no cabelo?
Apesar do consumo de álcool levar a diversos problemas, a resposta não precisa ser banir totalmente o consumo e, sim, evitar os excessos. A maioria desses efeitos colaterais podem ser diminuídos ou revertidos com uma boa dose de controle.
O efeito colateral imediato do álcool é a desidratação, por isso, é necessário repor a água do organismo, de preferência, no mesmo momento do consumo. Alterne as doses da bebida com copos de água para repor os líquidos e não desidratar o corpo.
Além disso, após consumir altas quantidades de álcool, é necessário fazer uma desintoxicação com a ajuda de alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de alimentos integrais e ômega 3, que diminuem a absorção da substância pelo organismo e reduz a inflamação causada por ela.
E por fim, invista no cuidado preventivo! Uma rotina de skincare saudável que inclua limpeza, hidratação e proteção solar, e também cuidados capilares com hidratações, nutrições e reconstruções semanais, ajudam a fortalecer a pele e o cabelo para diminuir os efeitos do álcool sobre eles.