Espinha nas costas: por que surgem, como tratar e prevenir
- 26 de abril de 2022
- 13:31
- Compartilhar
Usar camiseta ou decote na parte de trás do corpo é algo inimaginável para muita gente que sofre com as temidas espinhas nas costas. Essas pequenas inflamações, que a maioria das pessoas costuma ter no rosto, podem aparecer também nas costas e afetam mais que saúde, mas a autoestima.
Se você sofre com as espinhas nas costas, descubra o porquê delas surgirem e como e reduzi-las!
O que causa espinhas nas costas?
Também conhecidas como bacne, junção das palavras acne e back (costas em inglês), as espinhas nas costas tem como principal causa o excesso de oleosidade. No caso dessa região do corpo, as espinhas podem ser desencadeadas por alterações hormonais, como o período da puberdade ou gestacional, estresse e até pela exposição ao solar excessiva, gerando a famosa acne solar.
Como acabar com as espinhas nas costas?
Muito se fala sobre o tratamento para acne no rosto, mas como acabar com espinhas nas costas? Embora seja uma região do corpo com características diferentes da face, o tratamento para eliminar espinhas nas é bem similar!
Seguir uma rotina de cuidados adequada para o seu tipo de pele, usar um sabonete com ativos que controlem a oleosidade, como o ácido salicílico, e aplicar alguma pomada secativa são práticas bem-vindas. Mas antes de qualquer tratamento para espinhas no corpo, é muito importante consultar seu dermatologista, ok?
Marca de espinha nas costas, como tratar?
Não deu pra fugir, a acne apareceu, mas também deixou marcas quando foi embora. Se essa é uma situação comum para você, alguns cuidados podem ajudar no tratamento das manchas de espinhas como:
- Esfoliar a pele uma vez por semana
- Usar produtos clareadores na região afetada
- Aplicar protetor solar diariamente no corpo todo
- Fazer tratamentos mais profundos, como o peeling químico e físico
Como prevenir as espinhas nas costas?
Depois de acabar com as espinhas, dá pra fazer alguma coisa pra que elas não voltem? E a resposta é sim! Veja 5 dicas simples de como evitar espinhas nas costas:
1. Não tome banhos quentes
Por mais prazeroso que seja tomar um banho bem quentinho, a água em temperatura mais elevada estimula a oleosidade da pele. Prefira tomar banhos frios ou mornos.
2. Evite roupas apertadas
Roupas mais justas ao corpo podem estimular o suor e obstruir os poros, gerando as espinhas. Prefira roupas mais confortáveis, leves e de tecidos mais naturais – como o linho e o algodão – que vão deixar a pele respirar.
3. Equilibre a alimentação
Mantenha uma dieta balanceada, rica em verduras e legumes, e consuma de forma moderada alimentos que contribuem para processos inflamatórios, como frituras, açúcares e laticínios.
4. Use produtos oil free
Do sabonete ao hidratante, prefira produtos livres de óleos para não estimular ainda mais a oleosidade da pele, ou seja, dermocosméticos em gel ou com toque seco.
5. Proteja a pele do sol
A exposição solar sem proteção, além de queimaduras e manchas, também contribui para o surgimento de espinhas nas costas. Para evitar isso, aplique o filtro solar por todo o corpo diariamente.
DICA BÔNUS!
E para evitar que as espinhas nas costas se agravem, causando infecção, manchas e até cicatrizes, nunca esprema ou cutuque a espinha. Siga os cuidados que demos aqui e dê adeus às espinhas nas costas!