Conheça os benefícios do ácido glicólico para a pele!
- 3 de dezembro de 2021
- 10:41
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Você sofre com as temidas manchas? Pois saiba que existe um ativo que promete eliminar esse mal que impacta a sua cútis! Se você ainda não o conhece, nós vamos te apresentar esse grande aliado da pele saudável: o ácido glicólico.
O que é ácido glicólico?
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, também conhecido como AHAs, e é encontrado na cana-de-açúcar e em outros vegetais doces. Esse ativo tem menor peso molecular que outros da mesma família e, por isso, penetra mais profundamente na pele, gerando resultados com maior rapidez e eficiência.
Para que serve o ácido glicólico?
A maior ação do ácido glicólico está na renovação celular. Através da esfoliação e descamação da pele, o ácido glicólico estimula a produção do colágeno e, assim, renova a pele, deixando-a luminosa e com viço.
Benefícios do ácido glicólico para a pele
Com seu alto poder de renovação celular, é claro que os benefícios do ácido glicólico para a pele são inúmeros! Conheça alguns deles:
Ácido glicólico para estrias
O ácido glicólico pode contribuir muito no combate às estrias, justamente pelo seu potencial de renovar a derme e estimular a produção de colágeno. Essa ação promove a firmeza da pele e reduz a aparência (largura e comprimento) das estrias.
Ácido glicólico para acne
Peles acneicas podem se beneficiar muito do ácido glicólico, porque além da renovação celular, ele melhora a textura da pele, minimiza a aparência de eventuais cicatrizes deixadas por essas inflamações, além de ajudar a manter os poros livres de sebo.
Ácido glicólico para melasma
Com a renovação celular, o ácido glicólico contribui para a remoção de pigmento na pele e, assim, clareia manchas de maneira uniforme, como o melasma.
Como usar ácido glicólico no rosto?
Assim como qualquer tipo de ácido, é muito importante consultar um dermatologista para entender qual a melhor forma de usar esse tipo de produto na sua skincare. Mas, basicamente, o ácido glicólico pode ser usado durante a rotina diurna e noturna de cuidados com a pele.
- Na rotina diurna de skincare: depois de lavar a face com seu sabonete ou gel de limpeza e hidratar o rosto, aplique o produto com ácido glicólico e, após, o protetor solar.
- Na rotina noturna de skincare: logo após a limpeza do rosto, ou seja, a remoção da maquiagem e lavagem, aplique o ácido glicólico.
Produtos com ácido glicólico para pele
Agora que você já sabe quando usar, conheça quais produtos com ácido glicólico para o rosto vão dar um up na sua skincare!
Sérum Facial Uniformização e Disfarce de Poros Tiye
O Sérum Facial de Uniformização da Pele e Disfarce dos Poros atua na restauração e uniformização da pele, proporcionando viço e maciez, além de reduzir a aparência dos poros. Nesse produto, o ácido glicólico age como um esfoliante químico, ou seja, remove a camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular.
Creme Uniformizador de Tom Corpo & Rosto Tiye
O Creme Uniformizador de Tom Corpo & Rosto auxilia no clareamento de áreas escurecidas, além de promover hidratação e renovação celular. Aqui, o ácido glicólico também atua como esfoliante químico, removendo a camada mais externa da pele, estimulando a renovação celular, revitalizando e reduzindo o aparecimento de linhas finas e rugas, além de uniformizar o tom da pele.
Ácido Glicólico: Dúvidas frequentes
Ainda com algumas dúvidas sobre o ácido glicólico? Resolva agora!
Quanto tempo demora para o ácido glicólico fazer efeito?
Embora o resultado de qualquer produto seja variável e dependa da concentração do ativo e rotina, no caso do ácido glicólico os resultados podem ser notados em um período médio de dois a três meses de uso contínuo.
Ácido glicólico clareia a pele?
Pela ação renovadora e de remoção de pigmento da pele, o ácido glicólico clareia a pele, eliminando manchas como o melasma.
Ácido glicólico descama a pele?
Para renovar a pele, o ácido glicólico promove uma esfoliação e descamação da pele. Essa ação remove as células mortas e estimula a produção do colágeno.
Ácido glicólico mancha a pele?
Na verdade, o ácido glicólico clareia manchas! O ativo é um importante aliado para o clareamento de manchas solares, melasmas e marcas de acne.
Ácido glicólico queima a pele?
Embora o ácido glicólico descame a pele para gerar a renovação celular, essa ação não gera uma queimadura na pele. O que pode acontecer é uma reação, como vermelhidão e ardência, em peles mais sensíveis. Nesses casos, o acompanhamento médico é indispensável.
Ácido glicólico pode ser usado em pele negra?
O ácido glicólico, mesmo com a ação de clarear manchas, pode ser usado em pele negra. Aliás, ele é um grande aliado no controle da oleosidade e não contribui para o ressecamento da pele.
Gestante pode usar ácido glicólico?
O uso de ácidos, como o glicólico, por gestantes é contraindicado já que esses ativos penetram profundamente na pele. Esse público precisa de aconselhamento médico antes de incluir qualquer produto na skincare.
Impressionada com tudo que o ácido glicólico tem a oferecer para sua pele? Saiba que ele não está sozinho! Conheça mais sobre outros ácidos:
Ácido salicílico: Conheça seus benefícios no cuidado com a pele
Ácido Hialurônico: Conheça os benefícios do ativo para a pele e saiba como usá-lo