Ácido salicílico: Conheça seus benefícios no cuidado com a pele
- 17 de novembro de 2021
- 10:49
- Compartilhar
- Luana Queiroz
O universo da skincare é cheio de ativos queridinhos que promovem resultados incríveis para a pele – e, com toda certeza, o ácido salicílico é um deles!
Um grande aliado para quem busca controlar a oleosidade e a tão temida acne, sem sofrer com o efeito rebote, o ácido salicílico tem ação anti-inflamatória e pode ser encontrado em diversos dermocosméticos que você pode inserir nas etapas da rotina de cuidados com a pele.
Mas todos os tipos de pele podem usar? Quais os outros benefícios do ativo para a pele? Vem saber tudo sobre ácido salicílico!
O que é ácido salicílico?
De acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido de ação queratolítica e anti-inflamatório. Isso quer dizer que o ativo pode fazer uma esfoliação suave, reduzir o processo inflamatório, diminuir a produção de sebo e desobstruir os poros.
Ácido salicílico: para que serve?
Com propriedades esfoliantes, seborreguladoras e anti-inflamatórias, o ácido salicílico promove uma renovação cutânea, fazendo com que haja uma diminuição do excesso da oleosidade e surgimento de cravos e espinhas, melhorando a textura da pele. Outra ação do ácido salicílico na pele é o de combater os sinais de envelhecimento precoce.
Benefícios do ácido salicílico na pele
Esse ativo poderoso é mais conhecido por suas propriedades esfoliantes, que facilitam a renovação celular. Mas além disso, o ácido salicílico contribui para:
- Combater o surgimento de cravos e espinhas.
- Controlar a oleosidade da pele.
- Uniformizar a pele.
- Prevenir a proliferação e eliminar bactérias e fungos.
- Combater a inflamação dos tecidos.
Ácido salicílico para acne
Um dos ativos mais recomendados para quem tem pele oleosa e com tendência à acne, o ácido salicílico tem as propriedades ideais para esse tipo de pele: esfolia, remove as células mortas e regula a oleosidade. E, ainda, o ativo ajuda a prevenir a formação de lesões em virtude das espinhas e formação dos cravos.
Como usar ácido salicílico na pele: Rotina de Skincare
Antes de incluir o ácido salicílico na sua rotina de skincare, busque um profissional dermatologista para avaliar o seu caso e quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele. Mas saiba que uma das maneiras mais fáceis de usar ácido salicílico na pele é incluí-lo na rotina através de um sabonete ou sérum! Daí, basta seguir as etapas de skincare básicas:
- Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza (pode conter ácido salicílico).
- Use um sérum (pode conter ácido salicílico).
- Aplique o protetor solar.
- Hidrate os lábios com uma balm ou hidratante labial.
Produtos com ácido salicílico para o rosto
Com tanto poder, é claro que já existem diversos produtinhos com ácido salicílico no mercado de skincare! Vem conhecer os principais:
Sabonete com ácido salicílico
Com alto potencial de limpeza, controle da oleosidade e desobstrução dos poros, esse tipo de sabonete é ideal para peles oleosas e acneicas. Além de limpar, o sabonete com ácido salicílico tem ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória.
Esfoliante com ácido salicílico
O esfoliante com ácido salicílico promove uma esfoliação suave, mas que permite limpar profundamente, removendo as células mortas e renovando a pele, sem agredir a cútis.
Tônico com ácido salicílico
Com ação antioleosidade e antiacne, o tônico com ácido salicílico tem alto poder de limpeza dos poros, além de ação antibacteriana e antisséptica.
Sérum com ácido salicílico
O sérum com ácido salicílico pode oferecer diversos benefícios, como estimular a renovação da pele, suavizar poros dilatados e controlar a oleosidade.
Creme hidratante com ácido salicílico
Com propriedades que ao mesmo tempo esfoliam suavemente e hidratam a pele, o creme hidratante com ácido salicílico contribui para aumentar a barreira de proteção da pele.
Procedimentos com ácido salicílico para o rosto
E não é só nos dermocosméticos que o ácido salicílico é conhecido – ele também é muito usado em procedimentos estéticos que podem beneficiar muito a pele, principalmente a oleosa.
Peeling de ácido salicílico
Indicado para quem precisa de um maior controle da oleosidade, o peeling de ácido salicílico promove uma descamação da camada superficial da derme, fazendo com aconteça uma renovação celular. Esse procedimento com ácido salicílico inibe a produção de sebo, remove bactérias e fungos e, também, remove manchas superficiais leves.
Limpeza de pele profunda com ácido salicílico
Outro procedimento para quem busca controlar a oleosidade, remover as células mortas e atenuar lesões de acne no rosto é a limpeza de pele profunda com ácido salicílico. Como o nome sugere, esse tipo de limpeza retira as impurezas de maneira mais profunda, desobstruindo os poros.
Ácido salicílico: Mitos e Verdades
Será que o ácido salicílico clareia a pele, mancha ou descama? Chegou o momento de desvendar esses mistérios!
Ácido salicílico clareia a pele?
Como o ácido salicílico remove a camada mais superficial da pele, é possível que ele consiga clarear manchas – mas apenas aquelas mais leves.
Ácido salicílico mancha a pele?
Assim como outros ácidos, o salicílico pode deixar a pele mais sensível e expor-se ao sol sem proteção pode levar ao surgimento de manchas.
Ácido salicílico descama a pele?
A descamação da pele após o uso do ácido salicílico pode acontecer, de maneira leve, depois de alguns dias do uso.
Contraindicações de uso do ácido salicílico
O uso de ácido na skincare pode ter algumas contraindicações e é muito importante estar atentas a elas. Veja alguma:
Grávida não pode usar ácido salicílico
Como o ácido salicílico penetra na pele para desobstruir poros e limpar profundamente, ele não é recomendado para grávidas. Gestantes sempre devem procurar orientação médica para avaliar o caso de forma individual.
Ácido salicílico na pele sensível
Quem tem pele sensível deve ficar atento quanto ao uso do ácido salicílico, pois ele pode gerar ressecamento e sensibilidade da pele. Mas caso você queira usufruir dos benefícios desse ácido, procure um dermatologista para que ele oriente a concentração e uso indicado.
Ácido salicílico não deve ser usado durante o dia sem proteção
Em sua maioria, os tratamentos com ácidos têm substâncias fotossencilibazantes, ou seja, que deixam a pele mais sensível quando exposta ao sol. Por isso, caso vá se expor ao sol, após o uso de produto com ácido salicílico, aplique o protetor solar.
E aí, preparada para experimentar dermocosméticos com ácido salicílico? Então se joga na linha Hidrata & Matifica, que tem produtinhos pensados pra você que quer hidratação ao mesmo tempo que mantém o controle da oleosidade. Use e depois conta pra gente!