Bigudinho: 3 formas de usar
- 14 de março de 2021
- 18:00
- Compartilhar
Se você está passando pela transição capilar ou apenas quer deixar os cachos mais definidos, uma excelente dica é apostar no clássico e famoso bigudinho. Conhecido também como bigudins ou bigodim, esse acessório ajuda a definir os cachos sem formato e dribla aquelas ondas que ainda estão indefinidas entre o liso e o cacheado. E então, gostou da ideia, mas não sabe como aderir à texturização com essa ferramenta? Não tem problema! Confira as dicas a seguir e arrase.
Diferentes tipos de bigudinhos
Existem vários modelos e espessuras de bigudinhos, mas não há motivos para se confundir, ok?! A regra é clara: modelos mais grossos formam cachos mais largos e as opções mais finas formam molinhas menores. Dica: você pode encontrar esses acessórios nas perfumarias, geralmente eles não são caros. Veja algumas opções!
- Circular: certamente faz o maior sucesso entre as transicats e é bem fácil de encontrar. Então, para usar, basta posicionar o bigudinho na horizontal e começar a enrolar o cabelo a partir do meio do acessório até chegar à raiz. Quando não der mais, una as duas pontas do bigudinho formando um círculo – elas se encaixam facilmente.
- Espiral: essa opção é a mais tradicional de todas e, provavelmente, a sua mãe, avó ou tia já usaram bastante. Basta posicionar a ponta da mecha de cabelo média no meio do bigudinho na horizontal e ir enrolando de baixo para cima, até chegar à raiz. Para prender, use um elástico que já vem no bigudinho e envolva o acessório junto do seu cabelo. O modelo não veio com elástico? Tudo bem, use um comum mesmo que não vai fazer diferença, certo?!
- Flexível: as cacheadas do exterior amam esse modelito. Mas a boa notícia é que também dá para encontrar aqui no Brasil. Aliás, ele está disponível em várias espessuras e você pode escolher o que vai se encaixar melhor no seu comprimento de cabelo. Para colocar, basta posicionar o bigudinho na horizontal e começar a enrolar a mecha de cabelo a partir da ponta dele, até chegar à raiz. Na hora de prender, você só vai precisar dar uma dobradinha no pedaço do bigudinho que sobrar que ele vai prender bem a sua mecha.
Passo a passo com bigudinhos
Para enrolar cabelo, você vai precisar de: bigudinhos, creme para pentear, grampos e presilhas. O tamanho do acessório é você quem decide. Lembrando da regra que citamos no início: modelos mais grossos formam cachos mais largos e as opções mais finas formam molinhas menores.
- 1º passo: os cabelos precisam estar limpos, úmidos e desembaraçados;
- 2º passo: em seguida, divida-os em diversas mechas pequenas e prenda com presilhas. De preferência sem dentes para não quebrar as madeixas;
- 3º passo: escolha uma mecha, aplique um pouco de creme para pentear, enrole a mecha ao redor do bigudinho, começando sempre pelas pontas e levando o acessório até a raiz. Use então grampos para mantê-los firmes;
- 4º passo: repita o procedimento 3 em todas as mechas que você dividiu;
- 5º passo: espere as mechas secarem por completo. Se estiver com pressa, use um secador;
- 6º passo: retire os bigudinhos com cuidado e solte os cachos com os dedos. Se desejar, passe um óleo nas pontas.
Passo a passo com permanente afro
Agora, se ao invés de fazer bigudinho no cabelo com creme para pentear, você quer aprender como fazer permanente com química, confira o vídeo a seguir.
Bigudinho, baby hair e big chop
Além do bigudinho, a Digital Influencer Sabrina Dibynis explica outros termos do #dicionariocapilar com a letra “B”. Dá o play aí!