Box braids: o que saber antes de adotar o visual

  •  Icone Calendario10 de novembro de 2023
  •  Icone Relogio 13:57
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Talitha Benjamin
 mulher negra com box braids

Você com certeza já conhece as box braids, e já deve ter visto pelo menos uma pessoa com esse estilo de cabelo por aí. As tranças afro não são recentes, apesar de terem alcançado sua popularidade aqui no Brasil apenas nos últimos anos. Além de ser um visual com séculos de história na cultura africana, as box braids resistem ao teste do tempo e se mostram um cabelo não apenas incrível e poderoso, mas também muito prático e versátil.

Se você está buscando adotar esse look pela primeira vez, mas ainda tem algumas dúvidas ou receios, ou se até mesmo não teve uma boa experiência no passado, a gente ajuda! Vale a pena investir um pouquinho nos cuidados antes do procedimento de trançar os fios. A gente explica o motivo, e também ensina quais cuidados vão garantir a sua melhor experiência com as box braids!

Considere usar tamanhos e espessuras de tranças mais leves

Se é a sua primeira vez adotando as tranças box braids, ou se você tem receio do desconforto causado pelo peso do penteado, considere escolher tranças mais finas, usando a técnica knotless, e também comprimentos menores. As tranças têm a versatilidade de adotar tranças mais leves, que proporcionam maior conforto durante o uso prolongado. 

O cabelo precisa estar limpo e bem-cuidado antes das tranças

Antes de adotar as tranças, é importante destacar que os cabelos naturais precisam estar bem-cuidados. Apesar de existir um mito de que as box braids estragam o cabelo, ainda é importante dedicar uma atenção especial à hidratação e nutrição das madeixas. Isso porque durante o uso da fibra utilizada para criar as tranças, o cabelo pode não receber os nutrientes e a hidratação necessária, e isso pode enfraquecê-lo. 

Mas calma, que é fácil contornar a situação: aposte em uma rotina de hidratações e nutrições semanais cerca de um mês antes de adotar o visual. Assim, você consegue mudar o cabelo sem grandes preocupações, e pode curtir o seu novo look sem se preocupar com a integridade do cabelo. 

Além disso, antes do procedimento de tranças, o cabelo precisa estar limpo, e livre de resíduos. O ideal é trançar os cabelos secos, limpos e desembaraçados. 

Atenção ao comprimento do cabelo

Muita gente aposta na versatilidade e praticidade das tranças para passar pela transição capilar, ou para esperar o crescimento dos fios curtinhos. No entanto, é preciso estar atenta ao seu comprimento capilar para garantir o melhor resultado das tranças. Isso porque fios muito curtos, com cerca de três dedos de comprimento, podem ser trançados, mas causam um desconforto bem maior. 

No entanto, quem quer acelerar o processo de crescimento capilar pode apostar sem medo nas box braids: a técnica de trança ajuda a estimular a circulação no couro cabeludo, e a fibra utilizada também protege os fios de danos externos, sendo considerada um estilo capilar “protetor”. 

Respeite o tempo de duração

A durabilidade das box braids pode variar, mas em média, você pode aproveitar o visual por, em média, dois meses. A partir desse momento, não é indicado manter as tranças no cabelo. O cabelo e o couro cabeludo precisam respirar e descansar, principalmente por conta do peso das tranças e a tensão que pode causar nos fios da raiz. 

Por isso, ao escolher a sua box braids, confirme com a sua trancista por até quanto tempo você pode ficar com a fibra no cabelo, e respeite o tempo de manutenção para não causar o enfraquecimento dos fios e a queda. 

Não se assuste com a quantidade de cabelos que cair durante a retirada

Um dos maiores receios de quem adota as box braids é a queda acentuada de fios que ocorre após a retirada do material. Você inclusive já deve ter ouvido histórias sobre o susto que essa queda acentuada proporciona. Mas calma, é normal. Todos os dias, é comum que caiam, em média, 100 fios de cabelo. 

Enquanto você está com as box braids, esses fios ficam “presos” na fibra, e, portanto, caem de uma vez na hora que você remove o penteado. Você pode notar um pouco de ressecamento capilar após a retirada das tranças, por isso, aposte em uma boa umectação capilar para recuperar a força e a resistência das madeixas. 

Salon Line indica!

Um dos maiores benefícios das box braids é a versatilidade, o que significa que você pode adotar penteados incríveis e criativos em menos de poucos minutos. A dica de ouro é adotar as Modeladoras #todecacho, que minimizam o frizz das tranças e proporcionam um acabamento incrível que faz toda a diferença no final das suas tranças.



Comentários

  1. Debora disse:

    Que máximo, estou mesmo louca para colocar tranças, e este post é muito esclarecedor.
    Maravilhoso

    1. Salon Line disse:

      Miga, arrasa nas dicas e depois nos conte como suas madeixas ficaram! Beijinhos. ✨

  2. Erika.S disse:

    Sempre quiz usar mas faltava coragem,mas agora me decidi é a solução pra minha transição.

    1. Salon Line disse:

      Oi Erika, tudo bem linda? Nós também temos algumas dicas de texturizações para você arrasar na hora da finalização, dá só uma olhadinha! Beijos! https://www.todecacho.com.br//?s=texturiza%C3%A7%C3%A3o

  3. Amo cabelo Black mas não consigo deixa realmente Black o que devo fazer para ele ficar com cachos crespos

    1. Salon Line disse:

      Oi Noelia, tudo bem linda? Nós temos a “#tôdecacho Gelatina Capilar Vai Ter Volume Sim” (embalagem rosa) que proporciona um mega volume divo para os fios! Vamos deixar o link dela aqui embaixo! Beijos! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/gelatina-vai-ter-volume-sim-todecacho-550g-95004-p988159

    1. Salon Line disse:

      Lindo demais! Muito estiloso! ❤❤❤

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Como usar creme para pentear: 3 formas de uso do seu produto 6 hábitos que podem causar frizz no cabelo Corte mullet: tudo sobre o visual que está voltando Fulani braids: aprenda mais sobre o visual e adote! Hidratação para cabelo ressecado: 6 dicas para recuperar os fios