Cabelo manchado na hora da coloração? Descubra como evitar esse pesadelo
- 24 de janeiro de 2022
- 17:01
- Compartilhar
Como evitar manchas no cabelo quando usar coloração?
Se você costuma pintar os cabelos em casa, então sabe que os erros de pigmentação são os grandes vilões deste tipo de procedimento. O cabelo manchado pela coloração é um problema bem comum, especialmente se tratando de fios que já passaram por algum tipo de química. Os motivos que causam este efeito são diversos, que vão desde a saúde dos fios até os componentes utilizados em outros momentos.
Para evitar as manchas e garantir uma tonalização sem erros, é preciso conhecer as possíveis causas e cuidar muito bem dos cabelos, além de fazer as melhores escolhas de produtos e técnicas para a sua coloração. Se liga nas dicas que reunimos para evitar as manchas de tinta nas madeixas:
Resíduos de químicas podem interferir na coloração
O acúmulo de resíduos de outras tinturas, alisamentos e relaxamentos nos fios podem interferir na pigmentação da coloração, causando as manchas. Alguns metais também podem deixar resíduos nos cabelos, como ferro, cobre e alumínio, que chegam às madeixas através da água encanada de baixa qualidade, aquecedores ou canos de cobre.
Para evitar as manchas por este motivo, o ideal é investir em um bom shampoo detox e anti-resíduos, que vai garantir a neutralização de impurezas presentes no fio. Mas atenção: o ideal é utilizar este tipo de produto apenas uma vez por semana em casos de fios oleosos, e uma vez a cada 15 dias para fios ressecados.
Salon Line recomenda:
A linha Maria Natureza Detox conta com Shampoo e Condicionador, que, quando combinados, garantem limpeza capilar sem ressecar, fios leves, movimento, desembaraço, hidratação para cabelo e brilho. Com tecnologia micelar, sua fórmula remove a oleosidade e as impurezas, proporcionando fios purificados, hidratados e revitalizados.
Cabelos danificados têm mais chances de ficarem manchados
Para quem tem cabelos danificados, é bom ficar de olho: fios porosos, ásperos e quebradiços têm mais chances de sofrerem com as manchas na hora da aplicação da tintura. Isto porque as cutículas se encontram excessivamente abertas, fazendo com que o pigmento não seja absorvido por igual, deixando a cor mais forte ou mais fraca em alguns lugares. No caso de fios porosos, também há a chance de uma absorção maior daqueles metais que causam os resultados indesejados na cor.
Para evitar as manchas em cabelos danificados, intensifique os cuidados através de um bom cronograma capilar, com cuidados semanais de hidratação, nutrição e reconstrução por pelo menos 30 dias antes de aplicar a tintura. O ideal também é analisar o estado do seu fio com a ajuda de um profissional cabeleireiro, que será capaz de analisar qual é o melhor tratamento para o seu cabelo.
Salon Line recomenda:
Para o seu cronograma capilar completo, o Kit Cronograma Capilar conta com o Shampoo e o Condicionador S.O.S Hidratação Turbinado e três máscaras de tratamento: a Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original que hidrata, a Máscara da linha S.O.S Hidratação Turbinada que nutre e Máscara S.O.S Hidratação Bio-reconstrução Fortalecedora que restaura.
Não force o clareamento ou escurecimento dos fios com tinturas
Muitas pessoas apostam nas tinturas para voltar a ser loira ou morena, forçando o clareamento ou o escurecimento dos fios em casa e de uma só vez, e este é o maior motivo de manchas nos cabelos. O resultado quase sempre é desuniforme, pois as tinturas só conseguem clarear ou escurecer até três tons acima, ou abaixo da sua base natural. No caso do clareamento dos cabelos, por exemplo, é quase certo que os fios terão manchas alaranjadas.
Para evitar este tipo de efeito e conquistar a cor dos seus sonhos, o ideal é optar por fazer a transformação com um cabeleireiro profissional. Ele poderá indicar a mistura certa de pigmentos, além de realizar o teste de toque e de mecha, importantíssimo para evitar reações adversas.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.