Como usar creme para pentear: 3 formas de uso do seu produto
Morena Iluminada: conheça todas as versões dessa técnica super versátil
- 4 de julho de 2023
- 13:52
- Compartilhar
- Carolina Glogovchan
Você certamente já ouviu falar do visual morena iluminada! Cheia de personalidade, essa técnica cria luzes alguns tons abaixo do castanho para valorizar ainda mais a aparência e realçar as madeixas. Se encantou com o efeito morena iluminada e quer aderir? Bora conferir as dicas valiosas que preparamos para você!
Quem pode aderir à tendência morena iluminada?
A boa notícia é que todas as mulheres podem aderir a técnica morena iluminada. Isso porque, esse método tem o objetivo de clarear discretamente os fios castanhos sem mudar a sua cor base.
A ideia, portanto, é que sejam criados pontos de luz não muito marcados para que as madeixas fiquem mais naturais e com um aspecto “queimado de sol”. E mais: o procedimento também é super indicado para quem nunca fez nada nos fios, pois eles não danificam e nem exigem tanta manutenção assim.
Qual é a diferença de luzes e morena iluminada?
Para quem deseja dar um up no visual, tanto as luzes como a técnica morena iluminada são ideais. De maneira geral, as luzes são mais perceptíveis que a morena iluminada porque os tons são destacados de forma mais intensa, pegando desde a raiz do cabelo. Já a técnica morena iluminada é uma mudança mais sutil, pois se trata de tons levementes mais claros que a cor natural dos fios. Além disso, o efeito morena iluminada puxa, especialmente, do meio para o final do comprimento do cabelo, sem interferir na coloração da raiz.
Se você tem dúvidas sobre qual das duas técnicas apostar, começar com morena iluminada pode ser uma ótima ideia para se acostumar com a mudança no visual. Além disso, depois, se desejar partir para as luzes, esse é o caminho ideal, do que fazer a ação inversa.
Dicas importantes antes de fazer o moreno iluminado
Sentiu que o efeito morena iluminada é pra você? Confira o que fazer para ter um resultado incrível. Afinal, como toda coloração, a técnica exige alguns cuidados básicos no dia a dia:
Faça teste de mecha
O teste de mecha é fundamental para testar não só a cor do cabelo, mas também a saúde da fibra capilar. Embora seja muito ignorado por algumas pessoas, esse cuidado é que vai garantir segurança para os fios e, claro, um resultado muito mais assertivo e bonito. Portanto, é importantíssimo que o cabeleireiro realize sempre o teste de mecha, ok? Importante: se o resultado revelar que os fios não estão saudáveis o suficiente para receber essa mudança, é hora começar um tratamento intensivo com uma boa hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidrate bem o cabelo
O inimigo número um de qualquer cabelo com algum tipo de química é o ressecamento. Portanto, para criar o efeito iluminado, é necessário passar pelo processo de coloração ou até mesmo descoloração. Ambos removem a hidratação natural das madeixas, o que pode sensibilizar a fibra capilar.
Dessa forma, para proteger os fios, uma excelente opção é adotar o cronograma capilar antes de realizá-lo. Ele é composto pelas etapas de hidratação, nutrição ou umectação e reconstrução, e é capaz de fazer a reposição hídrica, lipídica e proteica nas madeixas. O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de fio, independente da sua textura ou curvatura. Ao intercalar os tratamentos dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
Adote um cronograma capilar
Sabe o cronograma capilar que acabamos de falar? Pois é, ele continua firme e forte após a realização da técnica também. O cronograma capilar é, na verdade, um tratamento para a vida toda, afinal, é ele quem vai salvar os fios do ressecamento.
Paralelo a isso, é indicado também usar uma linha de tratamento especialmente para cabelos com mechas – ela realça o contraste entre as tonalidades, além de proporcionar mais hidratação para as madeixas. A linha matizadora, por exemplo, é muito indicada para reavivar a cor e deixar o tom intenso por mais tempo. Outro cuidado que não dá para colocar de lado é o uso de produtinhos com proteção UV em sua composição – eles ajudam a manter a cor mais bonita e viva. Por isso, invista!
Quem tem o cabelo pintado de preto pode fazer morena iluminada?
Algumas mulheres que têm o cabelo colorido de preto e desejam adotar a técnica morena iluminada, se deparam com algumas barreiras e falta de informação; elas acreditam que não é possível conquistar o efeito que desejam.
Mas, não é bem assim, a diferença nesse caso é que existe a necessidade de descolorir os fios para alcançar determinados tons de loiro, já que os fios coloridos de preto já tem uma pigmentação artificial. Para situações como esta, recomenda-se apostar em nuances como o loiro dourado, loiro mel dourado ou loiro mel. A dica aqui é sempre consultar um especialista antes de escolher a tonalidade, combinado?
Qual a cor ideal para morena iluminada?
Um dos maiores benefícios da morena iluminada é a versatilidade da técnica. Isso porque, ela fica bem em lisas, onduladas, cacheadas, crespas, e ainda combina com diversos tons de pele. Por isso, não existe uma cor ideal para a morena iluminada. Mas, para acertar em cheio na escolha, vale conversar com seu profissional cabeleireiro e identificar a melhor tonalidade para contrastar com os cabelos escuros, afinal, as cores vão desde o castanho até o loiro claro, mas precisam ter uma sincronia para criar o efeito desejado.
Diferentes estilos de morena iluminada
Há mais de uma maneira de conquistar o efeito morena iluminada. Confira as tendências mais buscadas desse visual para te dar um forcinha e te ajudar nessa escolha!
Ombré hair
Esse modelo virou febre já há alguns anos e cada vez mais está presente na cabeça das mulheres, e não é para menos! A técnica tem como característica clarear gradativamente os fios desde seu comprimento até as pontas e é uma ótima escolha para um up nas madeixas morenas.
Hair contour
Outro procedimento que virou hit nos salões de beleza é o hair contour. A técnica que até então era só relacionada à maquiagem, e que realçava, afinava e iluminava algumas partes estratégicas do rosto, deixou de ser exclusividade da make e chegou também aos cabelos. O hair contour tem como característica a criação de nuances pontuais ao redor do rosto e funciona como uma iluminação estratégica para realçar os pontos fortes de cada pessoa. Fica um charme e vale a pena investir!
Californianas
Inspirada nas surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, a técnica californiana conquistou o coração das mulheres. Nela, os fios são clareados do meio dos cabelos até as pontas e são perfeitos para quem busca algo bem natural e lindo.
Raiz esfumada
Uma tendência que chegou para ficar é a raiz esfumada. Conhecida também como “shadow root hair”, a técnica entrega uma transição suave da cor natural dos cabelos para a coloração e, ainda, conta com a vantagem de permitir um espaçamento maior entre um retoque e outro. Demais, né?!
Luzes cor de mel
Essa nuance é mega indicada para quem deseja um look iluminado e natural. Por estar entre o castanho claro e o loiro escuro, o tom acaba se tornando a opção perfeita para destacar a pele bronzeada e os fios escurecidos, garantindo uma cor ensolarada e brilhante às madeixas.
Tons avermelhados
Não dá para negar que os tons avermelhados e acobreados invadiram o mundo das celebridades e it girls mais estilosas. Há tantas variações de tons que é possível encontrar a cor ideal para todos os tons de pele. Dependendo da técnica escolhida, dá ainda para iluminar os fios de forma natural e sutil.
Tendência versátil que se adapta a diferentes comprimentos de cabelo
Não apenas indicada para todos os tipos de cabelo, a técnica morena iluminada é indicada também para todos os comprimentos de fio. Só vantagens, viu?
Morena iluminada no cabelo curto
Para quem não abre mão dos fios curtinhos, a boa notícia é que também dá para apostar na técnica. Neste caso, o cabelo com luzes em morena iluminada fica mais concentrado nas pontinhas e dá um charme todo especial ao look.
Morena iluminada no cabelo médio
Já quem não quer investir no curtinho, uma boa opção é o comprimento médio. A técnica fica ótima em cabelos com esse tamanho e ainda dá para associar a tendência com os cortes da moda.
Morena iluminada no cabelo longo
Vamos combinar que o cabelo comprido não tem erro, né? Independentemente do formato de corte ele fica incrível e concede ainda mais valor à técnica morena iluminada. Inclusive, dá para criar o efeito desde mais próximo à raiz ou mais nas pontinhas, como você preferir. A escolha fica a seu critério mas, claro, vale contar com a experiência do seu hairstylist também.
Cuidados com o cabelo pós-transformação
O efeito morena iluminada é realmente encantador. Mas com o passar do tempo, as luzes podem desbotar ou amarelar, sem contar em todo o ressecamento que já falamos também. Por isso, reforçamos a importância de investir periodicamente em um cronograma capilar antes de dar vida à técnica nos seus fios mas, principalmente, após a mudança de visual.
Além disso, para driblar os efeitos de desgaste de cor é necessário apostar em produtinhos desenvolvidos para matização e hidratação. Assim, além de preservar a cor e a luminosidade das madeixas, eles ajudam a manter os fios saudáveis e cheios de vida.
Dúvidas Frequentes
Ainda ficou com dúvidas se o estilo morena iluminada é, realmente, pra você? Confira essas dúvidas frequentes para ganhar confiança:
Como saber se vou ficar bem de morena iluminada?
A técnica morena iluminada combina com todos os tipos e curvaturas de fio. Além disso, o visual também é indicado para quem é amante dos cabelos curtos, médios e longos. Em outras palavras, certamente o morena iluminada vai ficar incrível em você. Basta escolher a tonalidade ideal, e arrasar.
Quanto tempo dura o moreno iluminado no cabelo?
O efeito morena iluminada é um dos mais simples de manter, pois suas madeixas podem ficar mais de três meses sem precisar de retoques, justamente porque a técnica é realizada normalmente do meio dos fios para as pontas. O segredo, no entanto, está no cuidado diário com os cabelos, por meio de um cronograma capilar.
Quando retocar morena iluminada?
Retoque sempre que desejar, considerando um prazo mínimo de três meses entre as renovações de cor. Afinal, por não chegar à raiz, esse método de clareamento e iluminação dos fios se mantém bonito por muito mais tempo.
Qual shampoo usar depois de fazer morena iluminada?
Os shampoos ideais para as morenas iluminadas são os indicados para cabelos coloridos, de forma a evitar o desbotamento da cor. Vale dizer que, mesmo que os fios apresentem variações de tonalidade, um único shampoo é ideal para todo o cabelo.
O que o matizador faz no morena iluminada?
O matizador para as morenas iluminadas funciona como um banho de brilho nos fios. Assim como as loiras fazem uso de matizadores roxos para manter os fios sempre claros e bonitos, há matizadores para as morenas que realçam os tons marrons e dourados, intensificando a cor.
Gostaria de comprar os produtos com meu CNPJ. Gosto muito dos produtos .
Simone, para dar up no visual e cobrir os fios branquinhos, que tal conhecer um pouco sobre as nossas colorações?
Vem conferir de pertinho todas as cores incríveis que temos para te deixar ainda mais poderosa e radiante.
Acesse: https://www.lojadasalonline.com.br/coloracao/.