Cabelos sensibilizados: o que é e como cuidar?
- 6 de maio de 2021
- 15:59
- Compartilhar
- Luana Pinheiro
Mudar o visual com uma nova cor de cabelo ou alguma mudança na textura é incrível e mostra o quanto os seus fios podem ser versáteis. No entanto, você já parou para pensar o quanto as mudanças constantes podem impactar a sua saúde capilar?
Exagerar nos procedimentos químicos pode te deixar com os cabelos sensibilizados, ou seja, com danos evidentes, e fios enfraquecidos. Mas como se livrar desse problema? Vem que a gente vai te ajudar!
O que deixa os cabelos sensibilizados?
Muitas são as razões que podem causar a sensibilização dos fios, deixando os cabelos danificados. Veja algumas delas:
Descoloração:
Por se tratar de um processo que remove o pigmento dos fios, a descoloração retira também alguns nutrientes da fibra capilar, deixando os cabelos sensibilizados.
Químicas em geral:
Alisamentos, relaxamentos, coloração… muitos são os procedimentos químicos que mudam a aparência e textura dos fios, mas que também provocam a perda de alguns elementos estruturais da fibra capilar.
Exposição ao calor sem proteção:
seja exposição solar ou a aparelhos elétricos, a exposição ao calor sem uso de proteção térmica ou solar tem alto poder de ressecamento dos fios, deixando-os enfraquecidos com o tempo.
Quais as características dos cabelos sensibilizados?
Para quem faz uso de químicas ou ama estilizar os cabelos com secador e chapinha, como identificar que está com os cabelos sensibilizados? Fique de olhos nesses sinais de danos:
- Toque áspero
- Fios porosos
- Pontas duplas
- Aparência opaca
- Quebra frequente
- Afinamento capilar
O cabelo danificado possui uma ou mais dessas características, indicando que ele está com danos na estrutura e precisa de cuidados especiais.
Como cuidar dos cabelos sensibilizados?
Agora que os fios já estão danificados, você precisa devolver os nutrientes perdidos nos procedimentos químicos para que a estrutura da fibra capilar se refaça. E a sua grande aliada nesse momento vai ser a reconstrução capilar!
A reconstrução é essencial para reverter os danos sofridos, contribuindo para a restauração da fibra e, assim, deixando os fios mais bonitos e saudáveis. E para te ajudar nesse cuidado, escolha produtos que tenham essa finalidade – como as sugestões abaixo!
- Kit Meu Liso Restauração Intensa
- Kit Meu Liso Hidro Cauterização
- Kit Reparação Maria Natureza
- Kit Cachos Recuperados #todecacho Vinagre de Maçã
Como prevenir a sensibilização dos fios?
Agora que você já deixou o cabelo danificado para trás, chegou o momento de seguir alguns cuidados para que os fios não voltem a ficar sensibilizados.
- Siga um cronograma capilar.
- Faça tratamentos com proteína regularmente.
- Use produtos com proteção térmica e filtro UV.
- Aposte nos óleos vegetais.
Seguindo essas dicas os cabelos sensibilizados vão ser coisa do passado!