Conheça a importância do colágeno para pele e como aumentar a produção
- 20 de janeiro de 2022
- 11:11
- Compartilhar
Já parou para pensar como naturalmente a sua pele é firme e elástica, mas que, com o passar dos anos, essas características vão mudando? Pois chegou o momento de você conhecer o colágeno, proteína produzida pelo corpo e responsável por deixar a cútis sem rugas e preenchida. Saiba o que é, para que serve o colágeno e dicas de como repor o colágeno perdido da pele.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Embora abundante no organismo, depois dos 25 anos, ocorre uma queda progressiva da produção do colágeno pelo corpo, trazendo os primeiros sinais do envelhecimento.
Para que serve o colágeno?
Importante para o funcionamento de todo o corpo, o colágeno contribui para a resistência e elasticidade dos tecidos e, também, para a cicatrização e regeneração deles. Quanto à cútis, o colágeno para pele é responsável por deixar a face sem rugas, com maior preenchimento e firmeza.
Benefícios do colágeno para pele
O colágeno para pele tem o papel fundamental na estrutura, firmeza e elasticidade desse órgão. No rosto, especificamente, o colágeno previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão e outros efeitos do tempo.
Hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele
Embora a produção de colágeno pelo corpo vá diminuindo a partir dos 25 anos naturalmente, alguns hábitos aceleram a perda de colágeno na pele, causando o envelhecimento precoce e seus sinais, como flacidez, rugas e linhas. Veja algumas atitudes que contribuem para a falta de colágeno na pele:
- Má alimentação
- Dietas restritivas
- Pouca ingestão de proteínas
- Exposição solar sem proteção
- Estresse
- Tabagismo
Como ativar o colágeno da pele e como recuperá-lo
Mas, afinal, como aumentar a produção de colágeno no rosto? É preciso entender que a quantidade de colágeno produzida pelo corpo antes dos 20 anos não é retomada, mas é possível se valer de recursos para produzir colágeno e ter uma aparência mais rejuvenescida.
Tratamentos para pele
Tratamento com lasers e peelings contribuem para a produção de colágeno na pele, reduzindo rugas e linhas. Embora tenham resultados comprovados, apenas um dermatologista pode indicar o melhor para o seu caso.
Alimentos ricos em colágeno para a pele
Por falar em alimentação, você pode ter uma pele bonita e firme por mais tempo tendo uma dieta balanceada! Inclua agora mesmo na sua lista de supermercado esses alimentos ricos em colágeno para a pele:
- Carne vermelha: rica em colágeno, principalmente nos ossos (mocotó) e parte do músculo.
- Frango: as maiores quantidades de colágeno estão na cartilagem e em frangos mais velhos.
- Peixes: o colágeno está presente, em sua maioria, na pele, espinhas e cartilagens.
- Gelatina: produzida com parte de osso e cartilagens de diversos animais, esse alimento é rico em colágeno.
Ficou com vontade de saber mais sobre substâncias que são imprescindíveis para a sua pele, além do colágeno? Já temos 3 conteúdos pra você! Confere aí: