6 dicas para conciliar trabalho e estudos

  •  Icone Calendario27 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 10:46
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Carol Andrade

Vários projetos ao mesmo tempo no trabalho, enquanto os prazos estão se esgotando na vida acadêmica.  Uma correria para sair do trabalho e chegar no curso ou na faculdade, enquanto a pia está cheia de louça em casa. Conciliar trabalho e estudos pode parecer impossível, mas com uma boa rotina e foco, esta pode ser uma alternativa para você.

Se você quer fazer uma pós-graduação ou começar uma faculdade, e assim como a maioria dos brasileiros precisa trabalhar, vai gostar das dicas que temos a seguir.

É possível conciliar trabalho e estudo?

Conciliar uma rotina de estudos e trabalho é um desafio, mas é possível. As dificuldades são muitas, e vão desde o cansaço até a pouca disponibilidade de tempo. Horas perdidas no trânsito, tarefas e obrigações domésticas ao chegar em casa, se somam a um dia cheio de trabalho e estudos, e por isso é preciso dedicação. 

Não há nenhum grande segredo para saber como conciliar trabalhos e estudos, mas dicas preciosas: foco e organização. Para conseguir dar conta de tantos afazeres é preciso estar concentrado nas tarefas e ter controle de demandas e prazos.

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode servir desde para quem está no início da carreira e precisa do dinheiro do trabalho para manutenção da vida ou para pagar a própria educação, ou ainda, para quem deseja mudar de carreira ou mesmo se aperfeiçoar. Independente do momento em que você esteja, é preciso adequar a sua vida e rotina para dar conta de tudo da melhor forma possível. 

Como criar uma rotina de estudos e trabalho?

Para conciliar os estudos e trabalho é necessário criar uma rotina. As obrigações e demandas de trabalho, em geral, têm mais dificuldade de serem modificadas, mas podem, sim, ser otimizadas. Não levar trabalho para casa, usar ao máximo o tempo disponível no trabalho contribuem para que o foco nos estudos seja maior. Veja como criar esta rotina:

  1. Estabeleça uma rotina: pode parecer óbvio, mas estabelecer uma rotina geral é o primeiro passo. Tenha definido no seu dia e na sua semana qual é o melhor horário para cada atividade. Divida o seu tempo entre trabalho, estudos, lazer, descanso e gestão da vida doméstica, e determine o quanto é necessário e possível dedicar para cada atividade.
  2. Crie um cronograma de estudos: om uma rotina definida, construa um cronograma de estudos. Divida o conteúdo a ser estudado, organize os prazos de entrega de trabalhos e provas, e distribua este conteúdo ao longo da sua semana e mês. 
  3. Use ferramentas e aplicativos para gerir sua rotina: a tecnologia evoluiu muito, e há diversos aplicativos e ferramentas que podem contribuir para gestão do tempo e das tarefas. Arquivos na nuvem facilitam o acesso em qualquer lugar, e aplicativos de estudo e controle de tempo podem otimizar sua rotina.
  4. Tenha um ambiente de estudos: aproveitar o tempo de deslocamento do trabalho para a faculdade ou para a casa para otimizar os estudos é importante, mas ter um ambiente adequado para estudar é ainda mais. Um local silencioso, com materiais de estudo de fácil acesso ajudam a manter o foco e estudar de maneira mais efetiva.
  5. Evite distrações: quem tem pouco tempo livre precisa evitar distrações! Seja o celular, o amigo baladeiro ou um ambiente barulhento, se manter longe do que pode tirar o foco nos estudos é fundamental.
  6. Busque uma vida saudável:  quem trabalha e estuda tem uma rotina puxada, e com isso fica mais difícil manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios. Ao construir sua rotina, se preocupe com este equilíbrio. Uma alimentação ruim, poucas horas de sono e o sedentarismo prejudicam a sua saúde a longo prazo.

Quem trabalha e estuda tem muito com o que lidar, mas é preciso manter a calma e se lembrar de que é possível e que esta rotina não é para sempre. Caso fique desanimado, tenha em mente o que irá conquistar com os novos conhecimentos e diplomas, e o esforço será logo visto como algo que valeu a pena!



Como usar creme para pentear: 3 formas de uso do seu produto 6 hábitos que podem causar frizz no cabelo Corte mullet: tudo sobre o visual que está voltando Fulani braids: aprenda mais sobre o visual e adote! Hidratação para cabelo ressecado: 6 dicas para recuperar os fios