Como estimular a criatividade para novos projetos

  •  Icone Calendario21 de março de 2023
  •  Icone Relogio 16:47
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Carol Andrade
 Imagem de câmera e teclado

Muita gente acredita que a criatividade é um dom, e que as pessoas simplesmente nascem sendo criativas. Pode até parecer que sim, mas isto não é verdade.  A criatividade é algo que pode ser aprendido, estimulado e exercitado.

A habilidade de ser criativo é um requisito muito buscado no mercado de trabalho. As empresas têm buscado profissionais que pensam fora da caixa e são capazes de encontrar novas soluções. É ainda fundamental para empreendedores e importante no dia a dia. Se você quer ser mais criativo, se tem tido dificuldade com processos que exigem uma boa dose de criatividade, ou ainda, se precisa desta habilidade para um novo projeto, confira as nossas dicas.

Dicas de como estimular a criatividade

Para ser criativo é preciso dedicação. Como a criatividade não é algo com a qual somos simplesmente dotados ou não, há estratégias para estimulá-la e muitos momentos do cotidiano podem ser aproveitados para isto. 

Você deve conhecer alguém que sempre tem ideias brilhantes ao tomar banho, por exemplo. E isto não acontece por mágica, mas pois nos momentos em que tomamos banho, tendemos a ficar mais relaxados e deixamos os pensamentos fluírem livremente. E daí surgem as boas ideias. Confira algumas dicas que podem contribuir para ser mais criativo:

1) Organize um método de trabalho: As pessoas têm, em geral, maneiras distintas de organizar as ideias, algumas são mais visuais e outras preferem escrever ou fazer listas. Veja o que funciona melhor para você, e implemente na sua rotina de estudos ou no cronograma do projeto que precisa desenvolver. Seja com uma parede cheia de post-its, com mapas mentais ou um caderno com diversas anotações, a organização tornará mais simples o processo criativo e de desenvolvimento de ideias.

2) Faça atividades criativas: Há algumas atividades que contribuem para o estímulo da criatividade. Desenhar, pintar e ler são métodos práticos e simples. Você também pode encontrar hobbies como artesanato e costura. Além disso, procure sempre aprender coisas novas, o que pode ampliar seu vocabulário, experiência, e estimular conexões. 

Leia também: Vantagens de fazer cursos online

3) Busque referências e inspirações: Para ser criativo é preciso também ter uma boa “bagagem”. Para aguçar a criatividade e ampliar seu banco de referências, procure por estímulos visuais, livros, HQs, filmes, séries e músicas. Busque também conversar sobre assuntos diversos, em especial que não sejam parte dos temas que domina.

4) Fuja da rotina: Sair da rotina é uma ferramenta importante para estimular a criatividade. Fazer um caminho diferente do habitual, ir ao cinema em um dia não programado, fazer uma viagem para conhecer um novo local em um final de semana. Atividades que não estejam previstas no seu dia a dia contribuem para expandir seus horizontes e criar experiências.

5) Anote qualquer ideia: Se você teve uma ideia, ainda que inicial, anote. A criatividade é um processo, e muitas vezes algo criativo não vem pronto. Anotar ideias soltas e inacabadas contribui para o desenvolvimento posterior delas.

6) Seja observador e questione: No ambiente de trabalho ou no cotidiano, busque observar o entorno e as pessoas. Isto pode trazer aprendizados e gerar novas ideias. Além disso, questione. Desde as coisas óbvias até a como sistemas complexos funcionam, para estimular o raciocínio e a busca de soluções.

Como o estímulo da criatividade pode me ajudar no desenvolvimento de novos projetos?

A criatividade nada mais é do que a capacidade de criar algo novo, de transformação, de inovação. Quando somos criativos, tornamos palpáveis novas ideias. 

Para construir novos projetos é muito importante sermos criativos, já que para o seu desenvolvimento é preciso inovação e a apresentação de soluções.

Este estímulo pode contribuir para encontrar saídas que não sejam convencionais e fazer a diferença. Neste ponto é central ser criativo.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *