Tendências de beleza para 2023: veja as nossas apostas
- 28 de dezembro de 2022
- 11:03
- Compartilhar
A virada de ano é sinônimo de muita festa e celebrações, mas também, apresenta uma nova oportunidade de começar do zero, seja em áreas mais relevantes da sua vida, ou até mesmo no seu visual. O mundo da beleza está mais diverso e criativo do que nunca, com produtos, técnicas e produções para todos os gostos e ocasiões.
Por isso, mesmo para as mais aficionadas por skincare, cabelos e maquiagem, pode ser complicado navegar sobre o que está in ou out, ou seja, sobre o que está em alta ou não. Sendo assim, além de permanecer fiel aos clássicos, um bom guia sobre tendências de 2023 é necessário.
Todo final de ano, especialistas do mundo da beauté se reúnem para determinar as maquiagens, estilos de cabelo e cuidados com a pele que vão fazer sucesso nos salões e penteadeiras ao redor do mundo. Vale a pena ficar de olho nessas seleções, já que elas dão pistas sobre o que estará em alta, quais trends apostar, e quais já estão na hora de aposentar. Por isso, fique com a nossa seleção das principais tendências de 2023 para atualizar o seu visual, e inspire-se!
Clean look — pouca, ou nenhuma maquiagem
O clean look surgiu enquanto uma passageira, porém arrebatadora trend no TikTok, com um tutorial que apresentava uma maquiagem leve, que dava a aparência de cara lavada. Apesar de breve, é possível observar cada vez mais pessoas valorizando uma maquiagem mais leve — ou abdicando dela totalmente para o dia a dia, dando foco para uma pele limpa e bem-cuidada. Aqui, a ideia é deixar um pouco as makes de lado e apostar em dias de cara limpa — sem esquecer do protetor solar, é claro.
Night glam — cores vibrantes, tons metálicos e pedrarias
Em um mundo pós-pandêmico, o “menos é mais” deu lugar para o “mais é mais”, com produções cada vez mais ousadas, coloridas, chamativas e sem medo de chamar a atenção. Na maquiagem, não podia ser diferente, e ao que tudo indica, em 2023 vamos ver muito do visual night glam: sombras coloridas, tons metálicos, peles bastante iluminadas e uso de pedrarias, delineados gráficos e mega vibrantes, tudo isso tem aparecido cada vez mais nas maquiagens por aí, e não apenas para ocasiões especiais.
Skinimalism, ou, o minimalismo na rotina de skincare
Na mesma direção do clean look, o minimalismo também chega ao skincare. O tempo livre, consequência das restrições relacionadas ao período pandêmico, impulsionou a indústria de cosméticos, e as longas rotinas de skincare viraram febre ao redor do mundo. Para 2023, no entanto, iremos para a direção oposta: a falta de tempo, de dinheiro e a preocupação com o desperdício irão impulsionar uma preferência por rotinas de skincare mais curtas, com foco em ativos mais efetivos e produtos multifuncionais.
Pelos mesmos motivos, é importante dar destaque para outra tendência no mundo do skincare: a tecnologia se tornará cada vez mais presente também no mundo da beleza, indo desde produtos tecnológicos que podem ser usados em casa, até mesmo recursos como inteligência artificial e internet, sendo utilizados para otimizar a experiência do usuário e as fórmulas dos produtos.
Bodycare, o cuidado com a pele do corpo
Não há dúvidas de que o skincare é uma febre universal — afinal, é uma das indústrias mais lucrativas do mundo, que só tende a crescer. Mas quando falamos do cuidado com a pele, muita gente só pensa no rosto, quando na realidade, a pele do corpo é tão importante quanto. Felizmente, cada vez mais pessoas percebem que cuidar do maior órgão do ser humano não se resume apenas à face. Em 2022, importantes marcas de cosméticos lançaram linhas especiais para o corpo, além de um surgimento de novas etiquetas dedicadas exclusivamente “aos outros 90%” da pele. Por isso, espere ver o boom do bodycare sendo levado a sério em 2023 e antecipe-se.
Shaggy cut
Os cortes com camadas estruturadas e com franja foram febre nos últimos tempos: a volta do mullet deu origem ao que chamamos hoje de shaggy, um corte com camadas finas e o aspecto “bagunçado” que pode ser adaptado para qualquer comprimento, curvatura e estilo, priorizando o volume e a presença da franjinha que já é característica do visual. Popularizado na Coréia do Sul, o corte foi importado via redes sociais e é o queridinho de fashionistas que adotam uma estética moderna, despojada e com ares rockers inspirados na moda da década de 1980, quando o mullet era sucesso. Ao que tudo indica, o shaggy ainda tem muito o que viver em 2023, e podemos esperar também variações deste visual.
Morena iluminada e suas variações
O visual “morena iluminada” já conquista diversas brasileiras que desejam dar vida e cor aos cabelos castanhos. O visual que imita fios queimados ao sol no cabelo escuro já agracia a cabelereira de muitas mulheres por aí, e a previsão é de que continuará. Mechas iluminadas, com leves descolorações, dão profundidade e vida ao fio escuro, e dão às madeixas uma luz única que tem tudo a ver com o verão brasileiro, mas também cai super bem para aquecer os dias frios. Depois que a mega famosa e criadora de tendências Hailey Bieber adotou o visual, o boom do cabelo castanho iluminado tem tudo para permanecer no moodboard em 2023.
Leia também: Você conhece o subversive basic? Atualize seu look básico aqui!