5 hábitos para um consumo consciente
- 8 de setembro de 2021
- 09:46
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Você sabe o que é consumo consciente? Atualmente, em um mundo onde tudo é comercializado, refletir sobre o nosso consumo é essencial, especialmente quando paramos para pensar que a compra de qualquer produto ou serviço traz consequências positivas e negativas: o ato de consumir algo não influencia só na nossa vida, mas também na economia, no meio ambiente e na sociedade como um todo.
O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Akatu consideram o consumo consciente como “o ato de considerar durante o processo de compra de um produto o equilíbrio entre sua satisfação pessoal, as possibilidades ambientais, os impactos de longo prazo e os efeitos sociais e financeiros de sua decisão.” Simplificando, é simplesmente pensar em como seu consumo impacta o mundo, e adotar hábitos para reduzir os danos negativos causados por ele, contribuindo para um mundo mais equilibrado e positivo para todos.
Em 2020, a consultoria de marketing socialmente responsável Good Must Grow mostrou que os consumidores norte-americanos estão cada vez mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, repensando aquisições, tendo um relacionamento maior com instituições de caridade e dando preferência a produtos e serviços de empresas que se importam com o meio ambiente e com a sociedade.
A boa notícia é que você pode dar o primeiro passo em direção a um mundo mais sustentável adotando alguns hábitos que fazem toda a diferença na diminuição deste impacto no planeta. Reunimos aqui 5 atitudes que você pode tomar para fazer do mundo um lugar melhor:
Não descarte produtos, doe:
Antes de se desfazer de roupas, móveis, objetos e afins, considere a possibilidade de realizar uma doação, ou mesmo de trocar por algo que você ainda não tem. Além do impacto positivo do reaproveitamento (alguém vai aproveitar o objeto que não serve mais para você), você também diminui o impacto negativo que este objeto teria ao ser descartado no meio ambiente.
Evite compras impulsivas;
O consumo exacerbado é um dos vilões do consumo consciente, uma vez que esse hábito descarta toneladas de lixo em aterros e oceanos, gerando um impacto negativo que compromete a sobrevivência de todos no planeta. Antes de gastar, pondere se você realmente precisa adquirir aquele item ou serviço, e reflita sobre as suas necessidades reais, ou até quando aquela compra irá te servir. A dica da Salon Line é conhecer o trabalho de brechós, onde você pode adquirir produtos em ótimo estado de conservação, de roupas, sapatos a móveis e diversos outros bens e ainda economizar.
Use a tecnologia a favor de uma vida mais sustentável
Há diversas maneiras em que a tecnologia pode contribuir para um consumo mais sustentável: substitua papeis, cadernos, livros e correspondências por versões online para diminuir o lixo gerado. Dê preferência também para aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que tenham como objetivo serem mais econômicos e duráveis, como um leitor digital, por exemplo, que consegue armazenar diversos livros e documentos em apenas um objeto.
Use menos plástico
Outro vilão do bem-estar do planeta é o plástico. Difícil de ser compactado, ele gera um grande volume de lixo e é extremamente difícil de ser reaproveitado em sua forma descartável. Segundo a World Wildlife Fund (WWF), o Brasil está em quarto lugar no ranking de maiores produtores de lixo plástico: são 11,3 toneladas das quais apenas 1,28% é reciclado, com o restante indo parar em aterros sanitários, céu aberto ou nos oceanos.
A recomendação é que haja um esforço geral para diminuir a quantidade de plástico no nosso cotidiano: evite microplásticos e descartáveis, como sacolas, pratos, canudos e guardanapos feitos deste material, e reutilize sacolas, garrafas e utensílios sempre que possível.
Informe-se sobre a importância da sustentabilidade:
Infelizmente, a sustentabilidade ainda não faz parte das preocupações da maioria dos brasileiros. É necessário que, em todas as áreas da nossa vida, este conceito esteja presente, tanto na hora de consumirmos, quanto na hora de cobrar de governantes: uma sociedade e economia mais sustentável é essencial para o desenvolvimento atual, e também para que o bem-estar das futuras gerações seja garantido.
Veja também: