Como fazer um cronograma capilar para cabelos oleosos?
- 19 de janeiro de 2021
- 10:42
- Compartilhar
- Luana Queiroz
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que tem o objetivo de fornecer tudo aquilo que o seu cabelo precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Mas muitas meninas lisas ficam com dúvida se podem aproveitar dos benefícios do cronograma quando o cabelo é oleoso. E a resposta é: com certeza!
A oleosidade no couro cabeludo, que vai se espalhando pelas pontas, é uma característica muito comum para quem tem o cabelo liso. O que ocorre é que muita gente foca na limpeza excessiva, para remover o óleo, e esquece que outros cuidados também são necessários.
O mito do cabelo oleoso
Com certeza você já ouviu falar que cabelo oleoso não precisa de hidratação e outros tratamentos, pois deixa os fios ainda mais oleosos.
Na verdade, esse é um grande mito que pode prejudicar, e muito, a saúde capilar. Sabia que não hidratar os fios, por exemplo, pode deixá-los com aspecto ainda mais pesado?
Isso acontece porque o couro cabeludo produz, naturalmente, a oleosidade que funciona como uma proteção. Ter um cabelo oleoso significa que essa camada protetora está sendo produzida em excesso pelo corpo. Mas não se engane: esse excesso não é sinônimo de uma maior proteção.
Quando você tem uma rotina de hidratação com o cabelo oleoso, é fornecida uma camada extra de proteção contra agentes externos, como sol e poluição, fazendo com que o couro cabeludo sinta, cada vez menos, necessidade de produzir sebo em excesso.
Ou seja, quem tem cabelo oleoso pode sim se beneficiar do cronograma capilar, mas com um cuidado: usando produtos de acordo com a necessidade desse tipo fio.
Veja como fazer um cronograma capilar para cabelos oleosos e ter uma rotina que vai transformar a saúde e visual do seu cabelo.
Antes de tudo, foco na lavagem
Sim, antes de você começar o seu cronograma para cabelo oleoso, a lavagem é uma etapa muito importante. Para os cabelos oleosos, o mais indicado é o uso de um shampoo antirresíduo, que vai remover o excesso de sebo produzido pelo couro cabeludo, de produtos e sujeiras externas, que podem impedir que seu cabelo receba os nutrientes das máscaras do cronograma corretamente.
E se você ainda tem dúvidas sobre como lavar o cabelo corretamente, descubra 7 dicas importantes!
Momento de hidratação
Hidratar os fios será a principal etapa do seu cronograma capilar. A hidratação é responsável por repor a água dos fios perdida devido a ações externas, como vento, sol, poluição ou pelas ferramentas de calor (secador, prancha, etc), principais agentes responsáveis pelo ressecamento.
Nessa fase, use a Máscara Meu Liso Super Hidratação, que proporciona zero frizz e hidratação profunda aos cabelos, agindo de dentro para fora das fibras capilares, sem pesar na raiz. Além disso, ela contém óleo de coco e pró vitamina B5, que proporciona uma selagem instantânea dos fios, ultra hidratação e combate das pontas duplas.
Momento de nutrição
A etapa de nutrição é o momento que você vai repor os lipídios (gorduras) que seu cabelo precisa. E não se assuste: cabelos oleosos também podem usar máscaras ricas em óleos, já que esse tipo de produto é fundamental para controlar o frizz e diminuir a porosidade do fio.
Para isso, aposte na Máscara Meu Liso Óleos Essenciais, que contém óleo de argan, algodão, chá verde e girassol, ingredientes que proporcionam nutrição profunda, revitalização e vitalidade aos fios.
Momento de reconstrução
A reconstrução é o tratamento que vai cuidar e recuperar os seus fios dos danos causados por químicas, excesso de uso de ferramentas de calor e agentes externos, como sol e poluição. Ela é muito importante para, como o nome sugere, reconstruir a fibra capilar através de proteínas, que vão devolver a força e saúde do seu cabelo.
Para fortalecer e devolver a massa da fibra capilar, aplique a Máscara Meu Liso Restauração Intensa, que contém fórmula uma poderosa para combater 7 danos extremos dos cabelos lisos ou alisados: cabelos fragilizados, fios com pontas duplas, ressecamento, frizz, elasticidade, quebra e opacidade!
Cronograma capilar
Os cabelos lisos e, também, os oleosos costumam precisar de mais hidratação e menos nutrição e reconstrução. Por isso, a sua agenda deve estar focada nesse tratamento. Veja nossa sugestão de cronograma!
Uma última dica: na hora de aplicar as máscaras, siga as orientações e tempo indicado na embalagem e não passe na raiz, por conta do excesso de oleosidade que já é produzido nessa região e que, somado ao excesso de produto, pode causar dermatite seborréica e foliculites.
Agora que você sabe quais produtinhos usar, e quando usar, coloque em prática o cronograma capilar passo a passo e potencialize seus cuidados capilares!