Cultura da Região Sul: fatos que vão fazer você se apaixonar pelo Sul do nosso país
- 19 de setembro de 2018
- 08:00
- Compartilhar
- Priscila Esperandio
A cultura da região sul do Brasil, composta pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, carrega fortes influências de seus colonizadores europeus, dos índios e escravos. Quer conhecer tudo sobre a região sul? Então leia este artigo e fique sabendo! Apesar de estarmos nos referindo à cultura do sul, cada estado tem suas peculiaridades. Saiba mais!
Curiosidades da região sul – Rio Grande do Sul
Conhecido como um povo tradicional, os gaúchos possuem forte influência dos imigrantes alemães, italianos, espanhóis e portugueses. Uma das tradições deste estado e herdada pelos portugueses é a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, procissão por terra e água que acontece em fevereiro.
Outra festa que é parte da cultura da região sul bastante conhecida em todo o país é a Oktoberfest: um festival de cerveja com comidas típicas e danças da região sul. Nesta festa, que ocorre no mês de outubro, é possível perceber a influência da cultura alemã às tradições gaúchas.
Além disso, os gaúchos são reconhecidos nacionalmente pelo consumo de chimarrão e churrasco, marca da culinária da região sul.
Aqui é onde está a cidade de Gramado, uma charmosa cidade que está em alta no turismo nacional e que sedia um grande festival de cinema.
Paraná e a cultura da região sul
O Paraná tem como carro chefe das comidas típicas do sul o barreado: um cozido de carne bovina preparado em panela de barro e uma fogueira por 12 horas. O milho também está bastante presente na culinária, em pamonhas, curau e bolos.
No litoral é possível encontrar facilmente o artesanato da região sul, composto de potes de barro, pinturas com influência europeia e indígena e trançados.
O fandango é um estilo típico de dança e música de influência espanhola que é referência entre as músicas da região sul.
Santa Catarina e as características da região sul
Santa Catarina apresenta uma riqueza de destinos para visitação que contam um pouco da história, como museus arqueológicos e reservas indígenas.
Uma marca registrada da culinária catarinense é a bijajica: um bolinho feito de ovos, açúcar e polvilho e frito em banha.
Com um cenário belíssimo, Santa Catarina revela a vegetação da região sul, com uma mistura de serras e litoral composto por dezenas de ilhas. Um dos pontos turísticos é o Farol de Santa Marta, o terceiro maior farol do mundo.
Assim como em toda a região sul, este estado ainda tem cidades charmosas com casinhas que marcam a presença da cultura germânica na arquitetura da região, especialmente em cidades como Blumenau e Joinville.
Visite a Região sul: cultura da arquitetura à culinária
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a rica cultura sulista, compartilhe este artigo com os amigos, para que eles também aprendam sobre a cultura da região sul. Se quiser, deixe sua opinião e comentários aqui abaixo. Continue nos acompanhando para mais dicas e já vá escolhendo seu próximo destino de viagem! Até mais!