Conheça os benefícios do D-pantenol para a pele e para o cabelo
- 24 de novembro de 2021
- 14:33
- Compartilhar
- Thauany Lima
Nos últimos tempos, produtos com ativos multifuncionais, ou seja, que desempenham inúmeras funções, se tornaram os queridinhos da vez. O D-pantenol é um exemplo disso! Também conhecido como Vitamina B5, pró-vitamina B5, Dexpantenol, Pantotenol, entre outros, ele é um poderoso hidratante que preserva a saúde da pele, unhas e cabelos.
Continue lendo para conhecer os principais benefícios, modos e dicas de uso do D-pantenol para pele e cabelo.
O que é D-pantenol?
O D-pantenol é uma substância que quando entra em contato com a pele e cabelo torna-se um precursor do ácido pantotênico — a conhecida vitamina B5.
Esse ativo é natural do nosso organismo e é muito importante para manter a saúde e hidratação do corpo. É responsável por absorver as gorduras e ajudar no controle do colesterol. Também auxilia na reparação da barreira da pele, melhorando irritações e coceiras, além de suavizar o aspecto áspero das peles secas.
D-pantenol e bepantol são a mesma coisa? Qual a diferença?
É bem possível que você já conheça o Bepantol, produto para assaduras de bebê, mas também muito utilizado como cosmético para cabelo, unha e pele.
O Pantenol nada mais é que o princípio ativo do Bepantol, eles se diferenciam pela textura, sendo o primeiro encontrado principalmente em consistência líquida e o segundo em creme.
Contudo, já existem fórmulas de Bepantenol com diversas texturas e finalidades, mas a pioneira da linha é em densidade cremosa.
D-pantenol para pele
Quando o assunto é cuidado com a pele, o D-pantenol é uma das estrelas do autocuidado e costuma aparecer em inúmeros cosméticos. Contudo, ele também é um ativo muito utilizado em tratamentos capilares e no skincare.
Benefícios do D-pantenol para a pele
São vários os benefícios do D-pantenol para pele:
- Auxilia na hidratação profunda, pois possui a capacidade de reter umidade;
- Previne os sinais do envelhecimento precoce, já que é um poderoso antioxidante;
- Auxilia na cicatrização e renovação da pele, além de contar com propriedades anti-inflamatórias que contribuem para a melhora de inflamações e até de picadas de alguns insetos.
Como usar D-pantenol no rosto?
Deve-se borrifar o D-pantenol no rosto, pelo menos, duas vezes ao dia, ou quando sentir que a pele está ressecada. Seu uso também pode ser combinado com o protetor solar, para ajudar na hidratação e proteção da derme.
Outra orientação de como usar o D-pantenol no rosto é aplicá-lo antes da maquiagem, pois deixa a pele sequinha e ainda promove a hidratação da região.
D-pantenol para estrias
O D-pantenol é um potente ativo para tratar vários problemas de pele, seja ressecamento, irritações, inflamações e até estrias.
As estrias surgem quando a pele estica rápido demais, sendo muito comuns nas regiões das mamas ou em barrigas de gestantes. O uso do D-pantenol para estrias é muito indicado pelos especialistas nos primeiros momentos da gravidez, pois auxilia na prevenção das estrias, fortalecendo a hidratação da área que está esticando.
D-pantenol para cabelo
Assim como traz inúmeros benefícios para a pele, o D-pantenol para o cabelo garante hidratação, brilho, maciez e força aos fios.
Quais os benefícios do D-pantenol para os cabelos?
Confira os principais benefícios do D-pantenol para os cabelos:
- Age como lubrificante nos fios ressecados;
- Promove hidratação duradoura;
- Previne contra os danos causados por mudanças climáticas;
- Oferece mais leveza e balanço;
- Ajuda no brilho;
- Age na recuperação de cabelos quimicamente tratados.
Como usar D-pantenol no cabelo?
É muito simples usar o D-pantenol no cabelo no dia a dia: basta misturar uma pequena quantidade do produto no creme de pentear ou leave-in favorito e finalizar como de costume.
No caso do D-pantenol em spray, basta borrifar o produto nos fios antes de aplicar o finalizador capilar.
D-pantenol: Mitos e Verdades
Por ser um item muito explorado nos cosméticos e dermocosméticos, o D-pantenol levanta muitos mitos a seu respeito. Separamos os principais questionamentos sobre o produto para provar a eficácia para os cabelos e a segurança do uso tópico.
D-pantenol clareia a pele?
O D-pantenol não é um creme com ação clareadora, porém, como ele age evitando agressões externas que podem causar manchas de pele, ele hidrata e pode prevenir algumas hipercromias, como as causadas pela depilação, por exemplo.
D-pantenol cresce o cabelo?
Por possuir ação hidratante e restauradora, o D-pantenol para o cabelo auxilia no crescimento saudável dos fios, melhorando a textura e maciez.
Grávida pode usar D-pantenol?
Sim! O produto é muito indicado na gravidez, principalmente por ajudar na hidratação da pele e prevenção das estrias que são muito comuns nesse período.
Pode fazer umectação capilar com D-Pantenol?
Claro! A umectação capilar é excelente para nutrir e repor a oleosidade dos fios ressecados. O D-pantenol pode dar uma “turbinada” no tratamento, pois possui ação lubrificante e hidratante.
Portanto, incluir o D-pantenol para pele e cabelo na sua rotina de cuidados com a beleza só trará benefícios para as regiões. Esse ativo é indispensável nos cuidados do dia a dia, principalmente durante a gravidez. Opte por produtos com D-pantenol na composição ou use a substância pura para obter resultados ainda mais rápidos.