Depilação facial: 6 métodos para eliminar os pelos do rosto
- 15 de fevereiro de 2022
- 16:27
- Compartilhar
A depilação facial feminina é um grande tabu até hoje. Muitas mulheres retiram os pelos do rosto com frequência, porém, sentem-se constrangidas com essa prática. Mesmo sendo um hábito mais associado ao público masculino, é muito comum mulheres possuírem pelos faciais e precisarem desse tipo de serviço – e tudo bem, viu?
Contudo, como a pele do rosto é mais sensível e suscetível a manchas, a depilação facial precisa de muita atenção e cuidados (antes e após), além disso, ela deve ser feita por um profissional qualificado para não causar agressões à pele.
Veja 6 dicas incríveis sobre os tipos de depilação facial e quais cuidados ter antes e depois do procedimento.
Tipos de depilação facial: conheça cada um deles
1. Depilação com creme depilatório
A depilação com creme depilatório elimina os pelos de forma superficial, ou seja, não o retira pela raiz. Esse método agride menos a pele que a lâmina, no entanto, é importante evitar essa prática quem possui sensibilidade e é suscetível a alergias.
2. Depilação a laser
Diferente do creme depilatório, a depilação a laser promove uma eliminação mais duradoura, pois atinge a origem do pelo, ou seja, o folículo. Contudo, esse método é considerado agressivo, o que restringe o uso para pessoas com peles sensíveis. Além disso, mulheres de pele preta e loiras precisam passar por uma avaliação para ver a viabilidade do procedimento.
3. Depilação com cera fria/quente
Esse procedimento não contém contraindicação e é muito recomendado pelos dermatologistas. A depilação com cera, além de eliminar os pelos pela raiz, também deixa a pele mais lisa, retira as células mortas e reduz o crescimento dos pelos gradativamente.
4. Depilação com linha
A depilação com linha é uma técnica que se popularizou nos últimos anos no Brasil. Apesar de ser dolorido, traz muitas vantagens para a depilação facial, pois consegue arrancar o pelo pela raiz, inclusive os mais fininhos e difíceis de serem removidos, ela também é um método rápido de ser realizado e é indicado para todos os tipos de peles.
5. Depilação com navalha e lâmina
Esse método é mais indicado para fazer a barba masculina ou eliminar fios mais grossos e resistentes. Neste caso, a cera costuma oferecer um resultado melhor e mais duradouro que a depilação com navalha e lâmina.
6. Depilação com pinça
A pinça é a melhor técnica para eliminar pelos em regiões como sobrancelhas, buço e queixo. Mesmo sendo um método doloroso, é uma excelente opção para extrações de pelos sempre que achar necessário.
Depilação facial mancha a pele?
Depende! A cera quente pode causar manchas e queimaduras na pele devido ao calor, principalmente se foi feito algum tratamento com ácido antes do procedimento, uma vez que a pele fica mais sensível. A depilação a laser também pode deixar manchas na face, isso devido a emissão da luz e calor.
A dica é consultar o seu dermatologista antes de realizar qualquer procedimento e entender qual o melhor para o seu tipo de pele. Além disso, procure profissionais de depilação especializados para não ter surpresas.
Cuidados com a pele pré-depilação facial
A depilação pode causar irritações, manchas e lesões em alguns tipos de pele, por isso é extremamente importante tomar alguns cuidados antes do procedimento, seja com cera, laser, creme depilatório etc.
Não use ácidos
Não é indicado o uso de ácidos fortes antes da depilação no rosto, se você faz algum tratamento para clarear manchas, por exemplo, deve suspender nos três dias que antecedem o procedimento de depilação.
Higienize a pele antes
Para garantir um resultado satisfatório na depilação facial, é importante que a pele esteja completamente limpa e sem resíduos. Contudo, é importante optar por um produto que limpe profundamente, mas que não agrida a pele.
O Sabonete Líquido Facial Tiye Hidrata & Matifica higieniza e remove as impurezas da pele sem ressecar. Contém ácido hialurônico e vitamina B5 em sua fórmula, ativos com alto poder de hidratação.
Evite exposição ao sol
Para evitar a sensibilidade da pele antes de depilar o rosto, é recomendado evitar a exposição solar, pelo menos, 48 horas antes do procedimento.
Cuidados com a pele pós-depilação facial
Após a depilação a pele fica sensibilizada e precisa de cuidados regulares. Existem algumas orientações que podem ajudar a acalmar a pele e a evitar lesões graves. Confira a seguir.
Use filtro solar acima do FPS 30
A exposição solar após a depilação facial pode causar irritação na pele, manchas futuras e reações cutâneas (vermelhidão, caroços e inchaço). É recomendável esperar, no mínimo, 24 horas antes de se expor ao sol. Além disso, durante e depois do período de intervalo, é importante usar um filtro solar com FPS superior a 30.
Use um hidratante facial com ação calmante
Após a depilação no rosto você deve hidratar e acalmar a pele. O Hidratante Facial Multibenefícios protege a pele dos raios UV e promove hidratação profunda por até 24 horas. Além disso, contém manteiga de karité, pantenol e extrato de camomila, potentes agentes hidratantes e calmante que atuam na restauração natural da região.
O que achou das dicas sobre depilação facial? Agora coloque todas as orientações em prática para garantir uma pele saudável, lisinha e livre de manchas. Lembre-se que antes de escolher o método para eliminar os pelos, é recomendável procurar seu médico dermatologista e também optar por um profissional de depilação qualificado.
Veja também 7 dicas incríveis de como fazer uma depilação sem dor.