7 dicas para uma depilação sem dor e menos sofrida
- 24 de abril de 2020
- 09:41
- Compartilhar
- Tayla Pinotti
Basta conversar com algumas mulheres para perceber que, quando o assunto é se livrar dos peles, todas só desejam uma coisa: uma depilação sem dor!
Isso porque dificilmente um método é eficiente e indolor ao mesmo tempo. Entre os diversos tipos de depilação, apenas as técnicas temporárias doem nada ou muito pouco.
Mas a boa notícia é que algumas práticas simples podem amenizar a “tortura” na hora de eliminar de vez os pêlos.
Práticas para fazer antes da depilação
Anestesiar o local com água quente ou gelo
Você já deve ter ouvido falar que se depilar após o banho é uma boa opção, certo? Isso porque a água quente ajuda a dilatar os poros, fazendo com que a depilação seja mais fácil.
A compressa com água quente diretamente no local a ser depilado tem o mesmo efeito e, por isso, é bastante realizada antes da remoção dos pelos.
Já o gelo pode ser utilizado para anestesiar o local, já que causa uma “dormência” na pele quando aplicado durante alguns minutos.
Compressa com chá de camomila
Com propriedades calmantes, a camomila é ótima para amenizar dores e desconfortos. Para uma depilação sem dor, a dica é usar um chá da planta.
Basta aplicar o líquido morno em uma toalha quente e, em seguida, colocá-la sobre o local a ser depilado. O resultado será uma pele mais macia e tolerante à dor da depilação.
Uso de cremes anestésicos
Além das opções naturais para anestesiar a pele antes da depilação, você também pode optar por cremes com esta função.
No entanto, neste caso, é fundamental procurar uma dermatologista, pois alguns destes produtos só são vendidos com prescrição médica.
Esfoliação
A esfoliação é uma técnica realizada para remover a pele morta de diferentes partes do corpo muito utilizada por quem opta por qualquer tipo de depilação feminina.
Isso porque ela também ajuda a deixar a pele mais macia e fina, além de menos resistente. Mas, se optar por esse método, a dica é conversar com uma dermatologista para escolher o esfoliante mais adequado para sua pele.
Outras dicas para uma depilação sem sofrimento
Além das práticas acima, algumas dicas simples podem te ajudar a sofrer menos na hora de eliminar os pelinhos indesejados. Confira quais são:
Conheça bem a sua pele
A depilação é um processo bastante delicado, que acaba deixando a pele mais fragilizada e exposta a vários problemas, como alergias e irritações. Por isso, conhecer bem a sua pele é fundamental para evitar transtornos.
Uma dica é sempre fazer o teste de pele antes de executar qualquer método depilatório. Basta aplicar o produto que pretende utilizar em algum local do corpo (como no braço, por exemplo) e esperar algumas horas para constatar se você tem alergia à ele.
Se nada acontecer, siga em frente. Mas, se seu corpo reagir, evite prosseguir com o processo e busque novas alternativas.
Evite se depilar próximo ao seu período menstrual
Como você já deve ter percebido, o corpo fica bem mais sensível nos dias que antecedem a menstruação.
Justamente por isso a depilação pode ser ainda mais sofrível e dolorosa durante a TPM, então, a dica é evitar ao máximo remover os pelos nestas épocas.
Espere alguns dias e marque sua depilação para quando o ciclo menstrual tiver acabado.
Entenda a composição do produto que será usado
Conforme você for testando novos produtos e novos métodos, vai perceber que alguns trazem melhores resultados para a sua pele.
Sendo assim, é sempre bom estar atenta à quais seu corpo rejeita e à quais ele reage bem, pois isso vai facilitar a sua escolha.
No caso das ceras quentes, a dica para uma depilação sem dor é optar por uma que tenha óleo de cravo em sua composição, porque esse ingrediente funciona como anestésico natural e antisséptico.