Esfoliante para o rosto: benefícios, receitas caseiras e dicas
- 23 de novembro de 2021
- 16:42
- Compartilhar
- Thauany Lima
A esfoliação facial é uma etapa muito importante em uma rotina skincare, principalmente quando se trata de peles oleosas.
Os esfoliantes para o rosto atingem a camada mais externa da pele, onde se localizam as células mortas, auxiliando na retirada dessas partículas e dando espaço para as células jovens. Esse processo contribui para a melhora e aparência de todos os tipos de pele.
Para que a esfoliação facial traga os resultados desejados, é necessário conhecer o seu tipo de pele e repetir o processo de acordo com a indicação de especialistas. Continue lendo para saber mais sobre os tipos de esfoliação.
Benefícios da esfoliação no rosto
De acordo com os especialistas, o procedimento pode ajudar no rejuvenescimento da pele, já que remove células mortas e estimula a renovação celular. O uso correto do tratamento a longo prazo, também contribui para a produção de colágeno, melhorando a flacidez e minimizando linhas de expressão.
Contudo, os principais benefícios imediatos associados a esfoliação no rosto são:
- Desobstrução de poros
- Higienização profunda
- Remoção de sujidades
- Controle da oleosidade
Tipos de esfoliantes faciais
Separamos três tipos de esfoliantes faciais para explicar a importância de cada um. A dica para escolher a melhor versão para sua pele é verificar o quão sensível a área a ser esfoliada está. Feito isso, opte por realizar o procedimento de forma menos – ou mais – agressiva e com menor – ou maior – frequência.
Esfoliante físico
O esfoliante físico é popularmente conhecido por possuir pequenos grânulos. Eles retiram as células mortas a partir do atrito entre a pele e as partículas presentes no produto. Para melhores resultados, deve-se realizar uma massagem facial com a substância — que pode ser em creme ou gel — e remover com água em seguida.
Esfoliante químico
O esfoliante químico, também conhecido como “peeling químico”, age na superfície da pele e nas camadas mais profundas. É uma esfoliação intensa que remove as células mortas por meio da descamação causada por substâncias químicas, como os ácidos salicílico, retinóico e glicólico.
Esfoliante enzimático
Indicada para peles sensíveis, a esfoliação enzimática, ou peeling enzimático, trata-se de um procedimento que usa ativos de base natural com efeitos positivos sobre a camada mais externa da pele, diminuindo a espessura, deixando-a mais fina, saudável, uniforme, iluminada e hidratada.
Como esfoliar o rosto? Dúvidas frequentes
Confira o passo a passo de como esfoliar o rosto de forma correta e quais são as dúvidas referentes a frequência do tratamento, tempo de uso e cuidados pós esfoliação.
Como fazer esfoliação no rosto corretamente?
Passo 1: com o rosto limpo, aplique o esfoliante fazendo movimentos suaves e circulares para não causar lesões na pele;
Passo 2: em seguida, remova o produto com água e use seu sabonete facial;
Passo 3: se o procedimento for realizado durante o dia, aplique um protetor de FPS alto após a esfoliação.
Quantas vezes esfoliar o rosto?
Segundo especialistas, a esfoliação facial com esfoliante físico deve ser realizada, ao menos, uma vez por semana ou duas nos casos das peles oleosas e mistas. Para essas peles, é recomendado o uso de produtos próprios para as suas necessidades.
A esfoliação química, dependendo do ácido e da concentração dos ativos, pode ser repetida uma vez por semana em peles oleosas e mistas, ou uma vez ao mês em peles sensíveis, secas e normais.
Por último, a esfoliação enzimática pode ser realizada a cada 15 dias em peles normais e secas, mas para as peles oleosas e sensíveis à recomendação é de até duas vezes por semana. Já as peles acneicas não devem aderir à esfoliação enzimática sem liberação do dermatologista.
Quanto tempo deve-se deixar o esfoliante no rosto?
O tempo de ação do esfoliante no rosto é de no máximo 3 minutos, isso porque não se deve esfoliar a pele por muito tempo, já que pode machucar e sensibilizar a região.
O que fazer depois de esfoliar o rosto?
Após a esfoliação, é recomendado hidratar a pele, mesmo se for oleosa. Nesse tipo de pele, deve-se dar preferência a produtos em gel ou sérum e com fórmulas “oil free”.
Lembre-se: após a esfoliação facial, é necessário evitar o uso de produtos que contenham ácidos como os retinoides, já que a pele estará com sua barreira de proteção diminuída, podendo causar irritações ou lesões.
Receitas de esfoliante caseiro para o rosto
É possível esfoliar o rosto de forma acessível e simples, usando ingredientes caseiros como: pó de café, açúcar e mel. Confira as receitas que separamos para você.
Esfoliação com café para o rosto
A esfoliação de café possui propriedades antioxidantes e esfoliantes, ajudando a remover as impurezas da pele e a diminuir a oleosidade.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de azeite;
- 1 colher (de sopa) de café em pó ou borra de café.
Modo de fazer:
Passo 1: misture os ingredientes até obter uma pasta homogênea;
Passo 2: depois, aplique na região que deseja esfoliar, fazendo movimentos circulares;
Passo 3: remova o produto com água fria e aplique um creme hidratante.
É indicado realizar a esfoliação caseira de café semanalmente ou de acordo com a indicação do seu dermatologista.
Esfoliante para o rosto caseiro com açúcar
O esfoliante caseiro com açúcar entrega uma pele renovada, hidratada e lisinha, ajudando a amenizar as espinhas e os cravos.
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de açúcar;
- Água.
Modo de fazer:
Passo 1: misture três colheres de açúcar com um pouco de água até formar uma pasta homogênea;
Passo 2: aplique a mistura sobre a pele limpa e seca fazendo movimentos suaves e circulares;
Passo 3: por último, lave com água corrente e seque com uma toalha macia.
Aplique o protetor solar caso faça o procedimento durante o dia.
Repita o procedimento 1 vez por semana.
Esfoliante caseiro para o rosto com mel
Um famoso e poderoso esfoliante caseiro é o de mel com canela. Ele é ideal para pele oleosa, pois ajuda a limpar os poros, a remover os cravos e o excesso de oleosidade.
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de mel orgânico;
- 1 colher (de sopa) de canela em pó.
Modo de fazer:
Passo 1: adicione os ingredientes em um recipiente e misture até obter um creme homogêneo;
Passo 2: aplique o produto no rosto limpo, fazendo movimentos suaves;
Passo 3: em seguida, lave a região com água fria, seque delicadamente, aplique um hidratante facial e, por último, o protetor solar — caso o procedimento seja realizado durante o dia.
Repita o tratamento 1 vez por semana.
Produtos para esfoliar o rosto
Conheça os principais ativos e indicações de produtos para esfoliar o rosto de forma suave e eficaz. É importante consultar um médico dermatologista para mais orientações para seu tipo de pele.
O que um esfoliante para o rosto precisa ter?
Geralmente, especialistas indicam esfoliantes para o rosto com grânulos menores e uniformes. As fórmulas para sabonete esfoliante para o rosto e creme esfoliante devem conter substâncias calmantes, antissépticas e hidratantes.
Sabonete esfoliante para o rosto Tiye Hidrata & Matifica
Com ação antioleosidade, o Sabonete Facial Esfoliante facial Tiye Hidrata & Matifica, remove as impurezas e estimula a renovação celular sem ressecar ou agredir a pele.
Ele é indicado para peles oleosas e mistas, pois contém ácido salicílico que remove as impurezas, desobstrui os poros dilatados e reequilibra e renova a pele.
Além disso, possui na fórmula ácido hialurônico e vitamina B5, poderosos ativos hidratantes.
Gostou das dicas sobre esfoliante para o rosto? Coloque em prática tudo que aprendeu e garanta uma pele livre de sujidades, renovada e saudável. Confira também como promover uma limpeza de pele adequada para o seu tipo de pele e alcance uma pele radiante e livre de oleosidade.