Conheça como eram os penteados ao longo da história
- 6 de janeiro de 2021
- 10:13
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Os penteados costumam ser grandes trunfos na hora de compor o visual e, com infinitas opções e combinações com acessórios, eles ficam perfeitos em qualquer ocasião.
Mas você sabe a história por trás dos penteados que estão na cabeça das mulheres que vemos na televisão, no cinema e, também, nas ruas?
Então conheça as inspirações e a trajetória dos penteados ao longo dos anos!
Penteado anos 40
Quando o assunto é penteados retrô, com certeza você lembra das referências dessa década. Com um charme sem igual, o cabelo nos anos 40 eram glamourosos e alinhados.
Como esse foi um período marcado pela Segunda Guerra Mundial, em que os homens precisaram ir para os campos de batalha, restou para as mulheres a função de trabalhar nas fábricas.
Para evitar acidentes, um penteado foi criado que, além de funcional, era lindo: os victory holls (ou rolinhos de vitória, em português). Esse penteado tem mechas frontais (geralmente 2) enroladas em direção ao topo da cabeça e presas com grampos. O restante do cabelo pode estar preso em um coque.
Penteado anos 50
Com o fim da guerra, as mulheres voltaram a usar os cabelos soltos e, os penteados, seguiram essa tendência.
Dessa vez, o que passou a fazer sucesso eram as ondas impecáveis e bem marcadas, tanto em cabelos longos quanto curtos.
Com um ar de sofisticação, esse era um dos penteados vintage mais usados pelas divas de Hollywood, sendo imortalizados por grandes atrizes do cinema. Você pode conquistar suas ondas divinas com a ajuda de um babyliss e spray fixador.
Penteado anos 60
Outro clássico entre os penteados antigos, marcante nos anos 60 – e muito usado até os dias de hoje – é o coque banana!
Elegante e simples de fazer, ele também esteve presente na cabeça de grandes atrizes, sendo ícone de clássicos do cinema, como o filme “Bonequinha de Luxo”.
Quanto ao volume do coque, tudo vai do comprimento do seu cabelo: quanto maior o cabelo, mais volumoso será o coque banana. E para fazer o seu, basta pentear os cabelos para trás, juntando todos os fios, e colocar as pontas do cabelo para dentro, até próximo ao couro cabeludo. Prenda com grampos!
Penteado anos 70
Os anos 70 foram marcados por diversos movimentos sociais, artísticos e musicais e, com certeza, os mais lembrados são o hippie e o disco.
Neste período, houve uma maior valorização dos cabelos longos, desalinhados, ondulados e naturais, além do uso de acessórios, como flores, chapéus e headbands.
Aproveite esse hit fashion setentista e aposte em texturizações leves e deixe os fios secarem naturalmente. Se o seu cabelo for crespo, o pente garfo pode valorizar, ainda mais, a sua curvatura nesse estilo.
Penteado anos 80
Um marco dos anos 80 foi o rabo de cavalo bem alto com um scrunchie, elástico de cabelo coberto com tecido, que tem um aspecto “fofinho”.
Podendo ser feito em qualquer tipo de cabelo, esse penteado continua moderninho e fica perfeito em cabelos volumosos, que podem dar ainda mais destaque ao topo da cabeça.
Para apostar neste rabo de cavalo, você só precisa jogar os fios bem para o alto da cabeça e prendê-los com um elástico que não danifique os fios. Pronto!
Penteado anos 90
Se tem uma década que o estilo está bem em alta e a de 90! E para ter a vibe noventista nos seus cabelos, se jogue no coque duplo.
Também conhecido como space bun, esse penteado foi (e continua sendo) o queridinho das it girls e fez a cabeça das estrelas pop nos anos 90.
Para ter o seu coque duplo, faça uma maria-chiquinha e enrole os fios soltos em coques. Você também pode usar uma versão semi-presa e, ainda, deixar mechas soltas na frente. Um charme!
Ficou curiosa pra saber mais sobre os penteados ao longo da história? Assista o segundo vídeo da websérie #Entrefios, com nossa embaixadora Bianca Camargo, e saiba mais detalhes da evolução dos penteados!