Hiperpigmentação: O que é e quais as principais causas

  •  Icone Calendario6 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 12:34
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Luana Queiroz
 hiperpigmentação

A melanina (proteína produzida pelo corpo e responsável por dar cor à pele, olhos e cabelos) faz parte do processo de pigmentação da pele, algo que ocorre naturalmente no nosso organismo. Entretanto, esse processo pode acontecer de forma desigual, dando origem a hiperpigmentação. Problema cutâneo bem comum e que pode acontecer ao longo de toda a vida, a hiperpigmentação pode gerar marcas em diversas partes do corpo, como manchas escuras no pescoço, no rosto e até nas mãos.

Para você entender o que é hiperpigmentação, quais as principais causas e como tratar e reduzir as manchas escuras na sua pele, preparamos um guia completo!

O que é hiperpigmentação da pele?

A hiperpigmentação é um processo que desenvolve manchas escurecidas na pele em virtude do aumento da produção de melanina, ou seja, uma pigmentação desigual da pele em certas partes do corpo.

Podendo acontecer em uma ou mais áreas, a hiperpigmentação resulta em manchas escurecidas que podem variar do castanho ao preto, além de poderem ser de diferentes tamanhos, sendo uma pigmentação desigual em cor e forma, pouco uniforme. Essa alteração cutânea pode ser causada por diversos fatores, como a exposição solar, trauma, uso de medicamentos e até doenças endocrinológicas e alterações genéticas.

Como a hiperpigmentação está associada à alta produção de melanina, pessoas de pele negra normalmente são mais afetadas por esse problema do que as de pele branca, já que as peles mais escuras têm maior pigmentação.

O que é hiperpigmentação da pele?

Quais tipos de hiperpigmentação existem?

A hiperpigmentação da pele acontece por causa de fatores internos e externos que provocam o aumento da produção de melanina, produzindo manchas escuras na derme – e essas manchas podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com a causa. Conheça os tipos de hiperpigmentação que existem:

Hiperpigmentação melasma

A hiperpigmentação melasma é um distúrbio cutâneo que resulta em grandes manchas escuras na pele, principalmente no rosto, mas também podendo parecer em regiões extrafaciais, como braços, pescoço e colo. Esse tipo de hiperpigmentação afeta mais as mulheres, mas não sendo raro o caso em homens.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

A hiperpigmentação pós-inflamatória ocorre quando a pele passa por uma agressão e inflamação e, após esse processo, acaba sofrendo uma pigmentação desigual na região afetada. Esse problema ocorre com bastante frequência em pessoas com acne e que não cuidam corretamente da inflamação, gerando as temidas manchas. As manchas na hiperpigmentação pós-inflamatória costumam ser escuras e achatadas, mas também podem ir do rosa ao vermelho, dependendo do tom de pele da pessoa.

Hiperpigmentação de idade

A hiperpigmentação de idade, também conhecida como manchas de idade, são causadas pela exposição ao sol ao longo do tempo. Como a luz solar é a responsável pelo surgimento dessas manchas, esse escurecimento aparece em áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, mãos e braços. As manchas de idade costumam ser pequenas, como as sardas, e mais escurecidas que o restante da pele.

hiperpigmentação de idade ou manchas senis

Como tratar manchas escuras no rosto?

As manchas escuras no rosto incomodam e causam constrangimento para muitas pessoas. Se esse é o seu caso, saiba que esse problema cutâneo tem solução! É possível tratar as manchas escuras e se livrar da hiperpigmentação no rosto com alguns tratamentos bem conhecidos nas clínicas dermatológicas. Procure seu dermatologista e converse sobre os tratamentos para manchas hiperpigmentadas abaixo:

Peelings químicos

Os peeling químicos são um tratamento estético que, através da aplicação de ácido na pele, retira as camadas manchadas da pele, promovendo a renovação celular e, assim, uma nova camada lisa e sem manchas surge. Entre os peelings mais famosos, está o AHA (ácido glicólico).

Laserterapia e luz pulsada

A laserterapia e a luz pulsada são boas opções para retirar as manchas escuras no rosto, já que costumam ser mais precisos que os peelings, pois podem ser direcionados às regiões afetadas. Estes tratamentos podem ser usados em nível mais superficial, atuando mais na epiderme, ou mais profundamente, diretamente na derme, dependendo do grau que a hiperpigmentação esteja.

Como tratar hiperpigmentação pós inflamatória?

No caso da hiperpigmentação pós inflamatória, ou seja, gerada após um trauma na pele, é bem comum a prescrição de medicamentos ou dermocosméticos para inibir a produção de melanina e clarear as manchas que já existem.

Para os casos de HPI você pode apostar no Creme Corpo e Rosto Uniformizador de Tom Tiye Hidrata & Matifica: com a exclusiva tecnologia Luminous Expert, um mix de ativos inteligentes que agem direto no problema causador das manchas, o Creme Hidratante Corpo e Rosto Uniformizador de Tom auxilia no clareamento de áreas escurecidas, além de promover hidratação e renovação celular. E o melhor: pode ser usado no corpo e no rosto!

como tratar a hiperpigmentação?

Produtos para tratar hiperpigmentação

Por falar em produtos, no mercado dermocosmético existe diversas opções disponíveis para tratar a hiperpigmentação da pele e, na fórmula deles, ativos poderosos que vão atuar no clareamento das manchas escurecidas. Mas antes de apostar em algum deles, não se esqueça de procurar seu dermatologista para que ele indique a opção adequada para o seu tipo e gravidade de mancha! Agora, com a orientação correta, conheça os ativos que você deve procurar em um produto para tratar hiperpigmentação:

Ácido glicólico

Muito utilizado nas clínicas estéticas e dermatológicas para peelings, o ácido glicólico é derivado da cana de açúcar e outros vegetais doces, e tem propriedades esfoliante, hidratante, clareador, antiacnéico e rejuvenescedor.

Ácido retinóico

O ácido retinóico, forma oxidada da vitamina A, atua na renovação celular, combate as manchas, estimula a produção de colágeno, além de agir na uniformização de textura e tom da pele.

Ácido kójico

O ácido kójico, despigmentante de origem natural, tem ação clareadora, além de prevenir o envelhecimento precoce. Esse é um ativo muito utilizado no tratamento de manchas escuras na pele, principalmente no combate ao melasma e a hiperpigmentação pós inflamatória.

Arbutin

O arbutin é um inibidor da tirosinase, enzima envolvida na produção de melanina pelo corpo, extraído da uva-ursi (erva medicinal) que atua como despigmentante, uniformizando o tom da pele e, assim, combatendo as manchas escuras.

Vitamina C

A vitamina C também tem função inibidora da tirosinase e, por essa razão, é um ativo que possui ação clareadora e uniformizadora, combatendo as manchas escurecidas na pele, como as de sol e os melasmas.

Produtos para tratar hiperpigmentação

Rotina de skincare para tratar manchas escuras na pele

A hiperpigmentação incomoda e é muito comum que as manchas escuras surjam com o passar dos anos, sendo um dos sinais do envelhecimento da pele – mas isso não quer dizer que elas não aparecem antes do tempo, já que as causas são diversas.

Mas se você quer diminuir as chances de ter esse problema cutâneo e conquistar um tom de pele mais uniforme e saudável, o caminho é montar uma rotina de skincare para combater as manchas! Vem que vamos te ajudar nessa:

Lave o rosto com sabonete antioxidante

A limpeza correta da pele do rosto é a primeira etapa da rotina skincare e passo fundamental para que todos os outros deem certo. Nessa hora, você precisa usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele e, também, utilizar um produto limpante com ativos que combatem problemas cutâneos que te incomodam, como manchas escuras. Por isso, inclua na sua rotina facial um sabonete ou gel de limpeza antioxidante para uma pele saudável e livre de manchas.

Hidrate o rosto com produtos enriquecidos

A hidratação é primordial para a saúde da derme, sendo indispensável na rotina diária facial. Se você busca potencializar esse passo da sua skincare, inclua na sua rotina um hidrante também com antioxidantes, como a vitamina C, que evita o envelhecimento precoce, além de ter ação clareadora.

Proteja a pele diariamente

A exposição solar sem proteção é uma das principais causas de manchas escuras na pele, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Usar filtro solar todos os dias é fundamental para proteger a pele dos raios UV, evitando diversos danos, incluindo a hiperpigmentação.

Potencialize sua rotina noturna de skincare

Imagine cuidar da pele e clarear as manchas escuras do rosto enquanto dorme? Esse sonho pode se tornar realidade se você potencializar a sua rotina noturna de skincare com o Creme Corpo e Rosto Uniformizador de Tom Tiye Hidrata & Matifica. E para ter esse cuidado a mais é muito simples: com a pele limpa e seca, aplique o creme hidratante no rosto, massageando suavemente até a completa absorção e deixe agindo por toda a noite. Pela manhã, siga os 3 passos que demos anteriormente – lavar, hidratar e proteger!

E se quiser mais dicas de como combater a hiperpigmentação da pele em diferentes partes do corpo, temos outros conteúdos pra você! Confere aí:

Saiba como tratar e prevenir as manchas de sol no rosto
Manchas escuras pelo corpo? Saiba como tratar e preveni-las
Manchas escuras no pescoço? Saiba como tratar e prevenir
Manchas senis na pele: tipos de tratamento e prevenção



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *