Você sabe o que é minoxidil?
- 11 de março de 2022
- 14:19
- Compartilhar
Não é de hoje que se busca uma solução milagrosa para a queda de cabelo. É uma preocupação estética constante de pessoas que possuem calvície, alopécia, ou apenas buscam aumentar a densidade capilar. Para quem busca formas de acabar com este problema, é importante saber o que é o minoxidil: o remédio que serve para tratamento de hipertensos provou-se ser um importante aliado no crescimento capilar de diferentes áreas do corpo.
Com resultados efetivos e poucos efeitos colaterais, o minoxidil se tornou popular nos últimos tempos para tratamentos de queda de cabelo, ou para dar mais volume e densidade para barbas e sobrancelhas. Mas, para usá-lo de forma segura, fique atenta: é preciso conhecer o modo de ação e de aplicação do produto e, claro, por se tratar de um medicamento, estar sempre em contato com a orientação de um médico para garantir a segurança.
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o que é o minoxidil, e em quais casos o seu uso é indicado. Vem com a gente!
Minoxidil: O que é e para que serve?
O minoxidil é um medicamento que serve para aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, o que por sua vez melhora a circulação sanguínea. Seu efeito nos fios foi notado pela primeira vez em pacientes que utilizavam o remédio para controlar a hipertensão – eles perceberam um elevado nível de crescimento capilar, no início da década de 1980. Desde então, o minoxidil tem sido utilizado por médicos no tratamento da queda de cabelo em diversos casos, principalmente nos pacientes com alopecia.
Este medicamento possui ação vasodilatadora, ou seja, melhora a circulação de sangue no local aplicado, estimulando o aumento dos cabelos. O minoxidil também age para prolongar a fase anágena do fio, que corresponde ao nascimento e ao crescimento do cabelo. Por conta de seu efeito poderoso, o minoxidil também pode ser utilizado para fazer crescer, engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba. Em todos os casos é preciso uma orientação médica e dermatológica para estudar as contra indicações e os efeitos adversos. O medicamento pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias, nas soluções de 2% a 5%.
Como usar o minoxidil, e quais são as principais indicações?
O uso do minoxidil deve ser feito, em geral, diretamente na área onde deseja que os fios cresçam. No entanto, o aconselhável é passar por orientação médica antes de utilizar o ativo, já que se trata de um medicamento que pode contar com reações adversas e contraindicações.
No caso de gestantes, pessoas em processo de amamentação e com hipertricose indesejada (crescimento excesso de pelos na face), ou em pacientes com qualquer tipo de alergia ou sensibilidade ao próprio minoxidil, ou outros componentes da fórmula, não devem prosseguir com o uso do medicamento.
Minoxidil para queda de cabelo: como usar?
Aplique a solução de minoxidil diretamente no couro cabeludo e, se for o caso, nas áreas onde as falhas estão mais intensas. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia, com a ajuda de uma massagem capilar feita com a ponta dos dedos para ativar a absorção do ativo.
O tempo de duração do tratamento varia entre 3 a 6 meses, conforme a orientação do médico ou dermatologista, mas, em geral, é um medicamento que precisa ser usado a longo prazo para apresentar resultados duradouros.
Minoxidil para barba: como usar?
O minoxidil também pode ser utilizado, dependendo da orientação do profissional, em outras áreas do corpo que não seja o couro cabeludo, como na barba, por exemplo. Neste caso, a aplicação deve ser feita também no lugar onde há falhas ou pouco crescimento dos fios: passe o produto nas mãos e massageie a região. Após a aplicação, lave bem as mãos. A dica também é seguir a aplicação com um hidratante ou óleo vegetal, já que o álcool presente na fórmula do minoxidil pode ressecar a pele.
Minoxidil para sobrancelha: como usar?
Seguindo a mesma lógica do uso na barba, o minoxidil também pode ser aplicado na sobrancelha, para engrossar e estimular o crescimento dos pelos da região: aplique o produto com a ajuda de um cotonete e, logo em seguida, passe um creme hidratante ou óleo vegetal para impedir o ressecamento e desconforto da região.
Se você pretende iniciar o tratamento com o minoxidil, fica a dica: por ser um medicamento vasodilatador, ele pode causar efeitos adversos e contraindicações. Por isso, faça sempre o seu uso com acompanhamento médico e dermatológico, para garantir a segurança e a efetividade do tratamento.