O que pode e não pode fazer em um cabelo alisado?
- 3 de maio de 2021
- 16:51
- Compartilhar
- Luana Pinheiro
Muitas mulheres optam por alisar o cabelo para ter um visual mais alinhado e prático no dia a dia. Mas será que cabelo alisado pode tudo? A resposta é não! Assim como qualquer tipo de cabelo, os fios com alisamento tem algumas restrições e práticas que os tornam mais bonitos e saudáveis. Mas como saber a diferença?
Vem saber o que você pode e não pode fazer no seu cabelo alisado!
Lavar diariamente
A menos que haja uma necessidade extrema, lavar o cabelo alisado todos os dias, além de diminuir a durabilidade do alisamento, pode ressecar os fios que já estão mais sensibilizados por causa da química. Aproveite a oleosidade natural que, de maneira controlada, faz bem ao cabelo e faça um maior espaçamento entre as lavagens.
Hidratar com frequência
Já que os fios tendem a ficar mais ressecados depois do alisamento, a hidratação é fundamental para devolver a umidade ao cabelo, além de reparar possíveis pontas mais “espigadas” que surgem após procedimentos químicos. Além disso, amplie os tratamentos e invista em um potente cronograma capilar.
Mudar a química quando for retocar
É preciso muita atenção antes da troca de tipos de química, pois é preciso levar em consideração a compatibilidade de substâncias. Quando produtos alisantes, como a guanidina, se misturam com outros que não são compatíveis, o cabelo pode ficar quebradiço e até cair.
Usar shampoo de limpeza profunda
A função do shampoo de limpeza profunda, como o nome sugere, é remover resíduos das camadas mais profundas do cabelo. Se você tem um alisamento capilar, esse tipo de shampoo, ao limpar as impurezas, também vai remover parte da química, afetando a durabilidade do seu alisamento.
Fazer tratamentos com proteína
Por causa da química, o cabelo alisado costuma ser mais sensibilizado e sofre de perda da massa capilar. Então, para repor o que foi perdido, os tratamentos com proteínas são fundamentais, pois vão restaurar a fibra capilar, devolvendo a força e deixando o cabelo bonito e saudável.
Usar qualquer tipo de produto
O cabelo alisado tem necessidades especiais, tanto pela perda de nutrientes que ocorre com a aplicação da química, quanto para aumentar a durabilidade do alisamento. Por isso, ao alisar o cabelo, passe a usar produtos para cabelos quimicamente tratados, focando naqueles que tenham ativos restauradores.
Cortar periodicamente
Qualquer tipo de cabelo deve ser aparado com frequência, mas aqueles que passaram por um alisamento mais ainda. O alisamento de cabelo pode trazer pontas duplas, que podem dar a aparência de madeixas afinadas. Cortar o cabelo a cada 2 ou 3 meses garante a aparência e saúde do cabelo.
Agora que você já conhece tudo o que pode e não pode no cabelo alisado, cuide dos seus fios lisinhos corretamente e aproveite a beleza da sua escolha capilar!