Onboarding de Clientes: conheça como aplicar!

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  • Carol Andrade
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Quando você compra um produto ou serviço, muitas vezes tem dúvidas de como utilizá-lo ou ainda, se está usando da maneira correta. O que você espera da marca ou empresa que vendeu o produto? Com certeza, instruções de qualidade, da forma mais compreensível para você.

Se você é empreendedor, pense como deve transmitir estas mesmas instruções sobre o seu produto. Entenda o que é onboarding de clientes e quais as principais vantagens.

O que é Onboarding de clientes?

Onboarding de clientes é um conjunto de condutas e orientações para que os clientes possam compreender como utilizar os produtos e serviços da sua empresa de maneira mais efetiva. Funciona basicamente como um guia de uso.

São técnicas e explicações que funcionam como um passo a passo, um guia, para que os clientes reconheçam com agilidade as vantagens do seu produto.

Servem para que dúvidas ou dificuldades dos clientes possam ser facilmente superadas, e também para que os clientes sejam mais atraídos pelos seus produtos. Estas técnicas consistem em treinamentos, suportes e atendimento ao cliente.

Como fazer onboarding de clientes?

Mas qual é a melhor maneira de fazer onboarding de clientes? Como abordar um cliente com este objetivo? Há diversas alternativas como materiais físicos ou virtuais, educativos, artigos, vídeos de instrução, além de orientações guiadas, presenciais ou virtuais. Veja quais são as etapas e maneiras de construir isto:

  1. Conheça seu produto ou serviço: Para apresentar e instruir sobre a utilização do seu produto ou serviço é preciso conhecê-lo muito bem. Entenda quais são as principais funcionalidades, dificuldades de uso e qual a maneira mais prática de utilizá-lo.
  2. Saiba quem é o seu cliente: O cliente que irá utilizar seu produto ou serviço tem qual perfil? Se é um produto mais técnico ou um software, exige conhecimentos prévios? Qual o tipo de dificuldade que ele poderá encontrar? Estas questões orientam melhor sua apresentação e orientação.
  3. Defina um modelo de atendimento: Qual é a melhor maneira de transmitir as funcionalidades do seu produto e o meio mais adequado ao seu público? Uma plataforma digital, ou um vídeo, ou um treinamento, ou um canal direto, são algumas das alternativas possíveis. Veja qual se adequa mais ao seu produto e público.
  4. Acompanhe o cliente: Após a venda, realize etapas de acompanhamento do cliente. Uma mensagem ou e-mail agradecendo a compra e se dispondo a tirar dúvidas, um pedido de feedback ou de resposta de um questionário. Estas são sugestões para seguir o diálogo com o cliente no pós-venda.

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Quais são as vantagens do onboarding de clientes? 

O onboarding de clientes é uma possibilidade de construir um relacionamento mais sólido com os clientes, fazer com que eles se fidelizem e utilizem mais vezes seus produtos e serviços, além de permitir que o melhor uso dos seus produtos e serviços aconteça. Entenda mais sobre estas vantagens:

  1. Construção de um relacionamento sólido com os clientes: O onboarding traz grandes vantagens para fidelização de clientes. Ao construir um relacionamento mais próximo, trazer acessibilidade e checagem de dúvidas, o cliente é trazido para mais perto. 
  2. Ter um melhor uso dos produtos e serviços: ao explicar para o cliente como é a melhor e mais correta maneira de utilizar um produto ou serviço, os benefícios, funcionalidades e durabilidade dele são melhorados, trazendo satisfação para o cliente e para a empresa.
  3. Clientes mais satisfeitos: Um atendimento personalizado e que entenda as demandas do cliente, um bom uso do produto ou serviço deixam o cliente mais satisfeito. Com isso, ele poderá recomendar o seu produto além de comprar mais da sua marca e repetir a compra do produto.

Se o seu negócio ainda não implementa o onboarding de clientes, essa é a hora. Clientes mais satisfeitos, melhor uso dos produtos, e clientes comprando mais e recomendando a compra, são o desejo de qualquer empreendedor.



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