Como evitar a pele áspera no inverno?
- 19 de julho de 2022
- 14:30
- Compartilhar
O inverno é a estação mais fria do ano e em que predomina, na maior parte das regiões do país, as temperaturas baixas e o ar seco. Entretanto, essas características não impactam apenas o clima, mas também a saúde da nossa pele.
Além de uma pele ressecada no frio, existe outro efeito muito sentido nesse período: a aspereza na derme. A pele áspera é um impacto sentido por muitas pessoas durante o inverno e quem sofre com ela sabe o quanto por ser incômodo. Se você faz parte deste grupo, saiba que esse problema cutâneo tem solução!
Então, entenda como manter a hidratação facial no inverno, como evitar a aspereza da derme e o que fazer quando a pele do rosto estiver áspera!
O que é pele áspera?
A pele áspera é um estado em que a derme pode ficar em resposta a diversas condições, como o ressecamento da pele e até doenças cutâneas. Essa resposta da pele tem como característica uma cútis extremamente seca, com descamação, coceira, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, textura escamosa e, em alguns casos, apresentar rachaduras e feridas.
Ou seja, a pele áspera tem uma superfície mais seca e com textura diferente, o que a deixa menos flexível e sujeita a danos, como as fissuras. Mas nem todos os casos de aspereza da derme vão apresentar todos esses sintomas e terão o mesmo tratamento – eles vão variar de acordo com a origem do problema.
O que causa aspereza na pele?
Uma pele com aspecto áspero, seja do rosto ou em outras partes do corpo, pode ter origens diferentes que vão impactar a cútis de formas distintas. Veja algumas causas para a aspereza na pele:
Pele seca
Quem tem a pele seca já conhece os efeitos da aspereza, já que essa é a causa mais comum. Com uma derme mais ressecada, caracterizada pela baixa produção de sebo ou de óleo, a pele seca apresenta poros poucos visíveis, aparência sem viço e luminosidade, além da aspereza, coceira, descamação e rachaduras ou fissuras. Esses efeitos podem ter origem genética, sendo uma característica pessoal da pele, origem hormonal, como no período da menopausa, ou ser uma resposta ao clima mais seco e frio da estação ou exposição excessiva a fatores desencadeantes, como banhos muito quentes.
Ceratose pilar
A ceratose pilar é uma doença cutânea que ocorre pelo acúmulo de queratina nos folículos pilosos e tem como sintomas o aparecimento de pequenas manchas vermelhas ou brancas nos braços, nádegas e bochechas. Podendo acontecer em pele negra ou branca, mas sendo mais comum em quem já tem algum caso de dermatite, a ceratose pilar costuma deixar a pele áspera.
Dermatite atópica
Um dos sintomas da dermatite atópica é a aspereza da pele, somada a coceira, descamação e outros tipos de lesões cutâneas. Essa doença acomete pessoas de qualquer idade e se manifesta principalmente nas dobras da pele, como região posterior dos joelhos, pescoço e nos braços.
Dermatite de contato
A dermatite de contato é um tipo de alergia que acontece quando a pele responde à exposição a alguma substância externa, como detergentes, xampus e outros dermocosméticos. Neste caso, ocorrem coceira, vermelhidão, inchaços e a aspereza.
Ceratose solar
Doença cutânea que acomete principalmente os idosos, a ceratose solar são lesões provocadas pelo sol, ao longo do tempo, que surgem nas regiões do corpo que ficam mais expostas aos raios solares como face, orelhas, couro cabeludo, mãos e antebraços. Além de deixar a pele áspera, a ceratose solar causa manchas avermelhadas e descamação.
Clima
O clima mais frio e seco do inverno é o cenário propício para o surgimento da aspereza na pele. Com a diminuição da transpiração corporal e exposição a fatores desencadeantes, como vento e banhos mais quentes, a oleosidade natural da pele fica prejudicada, tornando a derme mais áspera.
O que fazer quando a pele do rosto está áspera?
Agora que você já sabe o que pode causar aspereza na pele, o que fazer se esse problema já existe? Antes de iniciar qualquer cuidado, consulte seu dermatologista para que ele avalie o seu caso, pois apenas esse profissional vai conseguir indicar o melhor tratamento para o seu tipo de pele e característica que estão levando à aspereza.
Mas se a sua pele fica áspera em resposta ao ressecamento que o inverno impulsiona, alguns cuidados podem ser tomados para minimizar os efeitos. Saiba o que fazer quando a pele do rosto está áspera:
- Potencialize a hidratação do rosto, com um hidratante facial apropriado para o seu tipo de pele e para esta região do corpo.
- Tenha atenção redobrada à quantidade de água que você bebe, já que o clima mais seco exige maior ingestão de água ao longo do dia.
- Depois de lavar o rosto, seque a pele de forma suave, sem esfregar a toalha de forma exagerada.
- Nunca esqueça o protetor solar para evitar um maior ressecamento, aspereza e surgimento de manchas.
- Mantenha uma dieta balanceada, com alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Fique de olho na formulação dos produtos que utiliza na pele, evitando aqueles mais abrasivos e que possam ter algum elemento alérgeno.
Cuidados essenciais com a pele áspera
Quem sofre com a aspereza precisa ter maior atenção nos cuidados diários com a cútis, principalmente nas etapas mais básicas da skincare. Descubra quais os cuidados essenciais com a pele áspera que você não pode deixar de ter!
Limpeza
Limpar bem o rosto e retirar resíduos de produtos e impurezas que se acumulam ao longo do dia é primordial para manter a beleza e saúde da pele. A má higienização pode obstruir os poros e desencadear diversos problemas cutâneas, como os cravos e espinhas, além de impedir que os produtos aplicados na pele desempenhem suas funções adequadamente. E para efetuar a limpeza de forma correta, use um sabonete ou gel de limpeza indicado para pele seca e áspera.
Proteção
O sol é um grande vilão para a pele, já que a exposição solar sem proteção pode causar diversos danos à pele, como ressecamento, aspereza, manchas e, a longo prazo, até câncer. Como o efeito da radiação ultravioleta tem efeito cumulativo, a proteção solar precisa ser diária e em qualquer estação. Por isso, aplique o filtro solar diariamente mesmo que o clima esteja mais frio ou que você vá ficar dentro de casa e reaplique ao longo do dia.
Hidratação
Como o ressecamento é um fator desencadeante da aspereza, manter a pele hidratada no inverno é fundamental para quem sofre com a pele áspera. Para manter a integridade da derme, evitar a descamação e diminuir o aspecto áspero, invista em hidratantes faciais potentes e indicados para esse tipo de pele, aplicando todos os dias após a limpeza e reaplicando sempre que sentir necessidade. Você também pode potencializar a hidratação incluindo máscaras faciais na rotina de skincare.
5 dicas de como evitar a pele áspera no inverno
Temperaturas mais baixas, clima frio e seco, vento forte… como conviver com o inverno sem sofrer com a pele áspera? Confira 5 dicas que vão afastar a aspereza da sua pele!
1 – Abuse dos hidratantes
Hidratação é a palavra-chave para quem sofre com pele áspera e, no inverno, ela é ainda mais importante. O segredo é procurar um hidratante facial com ativos poderosos, como vitamina E e ceramidas.
2 – Lave com cuidados
Com a pele mais sensibilizada e áspera, a limpeza precisa ser mais cuidadosa e suave. Por isso, avalie com seu dermatologista o uso de loções de limpeza que tem fórmula mais hidratante e limpam sem agredir ou ressecar.
3 – Cuide dos lábios
A pele dos lábios também sofre no inverno, ficando ressecada, áspera e gerando até rachaduras. Para lábios saudáveis, use produtos específicos para essa região, como os hidratantes labiais ou manteiga de cacau. Além disso, evite o hábito de passar a língua pelos lábios, já que a saliva deixa a pele da região mais ressecada.
4 – Nunca esqueça o protetor solar
Nada de deixar de lado o filtro solar no inverno! Não se iluda com o clima frio e sem sol achando que os raios solares não podem impactar a sua pele… eles continuam ativos e contribuem para o ressecamento e aspereza. Continue protegendo a pele do sol todos os dias.
5 – Evite banhos muito quentes
É muito comum e tentador exagerar na temperatura do banho no inverno e usar água muito quente. Esse hábito é extremamente prejudicial, retirando a proteção natural da pele, promovendo o ressecamento e deixando a pele áspera. Por isso, mesmo nos dias frios, prefira banhos mornos.
E aí, o que achou das nossas dicas? Coloque todos os cuidados em prática na sua rotina de skincare e curta o inverno sem pele áspera e ressecada. E se você quiser conhecer mais segredos sobre como deixar o rosto hidratado e longe da aspereza, saiba tudo sobre hidratação para o rosto, com benefícios, dicas e receitinhas caseiras!