Melhores dicas de como acalmar a pele irritada
- 11 de julho de 2022
- 16:26
- Compartilhar
Manter uma rotina de cuidados adequada para os tipos específicos de pele é um dos primeiros aprendizados quando o assunto é skincare. Mas, com o tempo, também é muito importante entender alguns problemas cutâneos momentâneos, recorrentes e mudanças que a nossa pele pode sofrer ao longo da vida.
A pele irritada, por exemplo, é uma situação que costuma gerar muitos incômodos pelos sintomas que causa na derme, como manchas vermelhas e coceira. Essa condição pode ter origens diversas e afeta a aparência da pele e qualidade de vida de quem convive com ela.
Se você sofre com um quadro de pele irritada, ou quer ajudar alguém que não sabe mais o que fazer para amenizar os sintomas da irritação na pele, continue lendo!
Principais características da pele irritada
A pele irritada se trata de uma derme que sofre com uma reação inflamatória quando exposta a alguns fatores, como medicamentos, produtos de skincare e até fatores externos, como calor e poluição. Essa propensão à irritação na pele é uma condição pontual e muito comum em quem tem a pele sensível, mas também podendo atingir outros tipos de pele quando sujeitas a determinados agentes.
Entre as principais características da pele irritada estão:
- Vermelhidão
- Ressecamento
- Descamação
- Coceira
- Ardência
- Inchaço
- Lesões parecidas com espinhas
Pele irritada x Pele sensível
Mesmo que sejam condições semelhantes e que podem coexistir, pele sensível e pele irritada não são a mesma coisa. A pele irritada é uma condição pontual, ou seja, uma situação momentânea da derme em resposta a algum fator que ocasiona vermelhidão, ardência e descamação, por exemplo; já a pele sensível é uma condição crônica, um atributo individual da pele de determinada pessoa, que se caracteriza pela baixa tolerância a alguns fatores, como cosméticos, medicamentos ou calor.
O que causa irritação na pele?
A irritação na pele pode acontecer por diversos motivos, desde uma resposta da derme a fatores comuns de uma estação do ano, até uma reação ao uso de algum produto. Por exemplo, o ar mais seco do inverno pode deixar a pele irritada, assim como a alta exposição solar no verão. Também é bem comum o cenário de pele irritada após depilação com cera, uma vez que o uso de cera quente ou fria para remover os pelos sensibiliza a pele, deixando a derme mais propensa a irritações.
Outra situação que costuma acontecer com frequência são os casos de irritação na pele do rosto após o uso incorreto de algum produto dermocosmético, como os ácidos, ou até mesmo a repetição excessiva de algum passo da skincare, como lavar e esfoliar demais o rosto. Em ambos os casos, é muito importante seguir as recomendações de uso de produtos, além de seguir as orientações do seu dermatologista.
Mas esses não são os únicos motivos que podem deixar a pele irritada. Conheça mais alguns fatores que podem causar irritação no seu rosto:
- ressecamento da pele
- doenças de pele, como dermatites e rosácea
- contato com produtos de limpeza
- alterações bruscas de temperatura
- alimentação inadequada
- tendência genética
- estresse
Dicas de como acalmar a pele do rosto irritada
Se uma irritação na pele te surpreendeu, ter calma e seguir bons hábitos vai contribuir para a restauração da derme. Veja como acalmar a pele do rosto irritada:
1. Suspenda o uso de produtos de skincare mais agressivos
Assim que notar que uma irritação na pele está começando, é muito importante suspender o uso de produtos de skincare mais agressivos, principalmente aqueles que tenham ácidos na composição.
2. Limpe o rosto de maneira suave
Com a pele irritada, a limpeza precisa ser mais suave para não agredir ainda mais a derme. Por isso, opte por sabonetes e loções de limpeza mais hidratantes e com ativos que contribuam para a restauração da barreira cutânea.
3. Evite a esfoliação
Se você notar algum tipo de irritação na pele, é melhor deixar de lado por um tempo a esfoliação até que a derme esteja recuperada. Esfoliar o rosto pode sensibilizar ainda mais a pele que já está irritada.
4. Não tome banhos quentes
Para evitar que a derme sensibilizada tenha contato com a água muito quente, o que pode prejudicar ainda mais o quadro de irritação que impacta a barreira cutânea, o banho deve ser morno.
5. Foque na hidratação
Para recuperar a barreira de proteção da pele e amenizar os principais sintomas da pele irritada, como a vermelhidão e o ressecamento, invista em uma hidratação com ativos potentes, como o ácido hialurônico.
6. Proteja diariamente a pele
A proteção solar é indispensável para qualquer tipo e estado de derme, ainda mais quando a pele está com alguma irritação. Aplique o filtro solar todos os dias para proteger a pele de mais danos e evitar o surgimento de manchas.
7. Mantenha bons hábitos
Ter uma alimentação balanceada, ingerir a quantidade adequada de água e praticar atividades que diminuam os níveis de estresse são hábitos que melhoram o funcionamento do corpo como um todo, refletindo, inclusive, na saúde da pele.
8. Procure um dermatologista
Se a sua pele costuma ficar irritada com frequência, buscar ajuda profissional é muito importante. Somente o seu dermatologista vai poder investigar a fundo a causa, os fatores que desencadeiam os casos de irritação e indicar o melhor tratamento.
O que é bom para irritação na pele? Principais ingredientes:
Você sabia que alguns ingredientes podem ajudar no combate à irritação, contribuindo para a restauração da pele? Saiba quais você precisa incluir na sua skincare agora:
Água termal: a água termal é composta por diversos minerais que ajudam a aliviar a irritação na pele e a vermelhidão local, além de ser um produto muito prático e versátil.
Ceramidas: as ceramidas são lipídios naturalmente presentes na pele e, quando perdidos por causa de uma irritação, precisam ser devolvidos para restaurar a barreira de proteção da pele.
Manteiga de karité: a manteiga de karité tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, é um poderoso emoliente que alivia a sensação de ressecamento, além de ser um regenerador celular.
Niacinamida: a niacinamida é um ativo com propriedades antioxidantes e hidratantes que contribui para restabelecer a barreira epidérmica, já que ajuda na síntese das ceramidas.
Vitamina E: a vitamina E ajuda no aspecto da pele irritada, diminuindo os efeitos da irritabilidade e combatendo a aspereza da região afetada.
Pantenol: o pantenol é um poderoso hidratante que melhora o aspecto da pele irritada, combate a aspereza e irritação, além de diminuir a coceira e a descamação.
Como tirar a vermelhidão da pele irritada?
Uma das características da pele irritada é a vermelhidão, uma lesão dermatológica muito comum que acontece quando os vasos sanguíneos ficam dilatados e mais visíveis. Esse rubor na pele, principalmente no rosto, pode causar desconforto e constrangimento, mas a boa notícia é que é possível minimizar esse efeito!
Para acalmar a pele irritada com vermelhidão você deve:
- Limpar a pele suavemente
- Usar protetor solar diariamente
- Borrifar água termal
- Evitar temperaturas extremas
- Evitar alimentos apimentados e estimulantes
- Usar hidratantes prebióticos
Produtos essenciais na rotina de cuidados com a pele irritada
E por falar em hidratante prebiótico (que hidrata profundamente, reduzindo a sensibilidade do rosto), existem outros produtos que são grandes aliados na rotina de cuidados com a pele irritada. Conheça alguns deles e conclua hoje mesmo na sua skincare!
Ideal para retirar a maquiagem, sem agredir, a água micelar remove a make e impurezas, eliminando resíduos acumulados, sem causar mais irritação.
- Água termal
Muito prática de ser usada, a água termal possui substâncias calmantes que ajudam a controlar a irritação e a minimizar os efeitos da sensibilidade.
Quando a pele está irritada ela precisa ser limpa suavemente e de forma mais hidratante. Para isso, lavar o rosto com um sabonete hidratante é a melhor escolha.
- Gel de limpeza suave
Peles oleosas também podem sofrer com a irritação, ainda mais se a lavagem é feita com produtos muito adstringentes. Use um gel de limpeza que ajude a limpar e controlar a oleosidade, mas sem agredir a pele.
A pele irritada merece produtos que tenham ativos calmantes que minimizem a sensibilidade e, também, a vermelhidão. Por isso, aposte em um bálsamo calmante.
Que tal potencializar a skincare com uma máscara facial? Invista naquelas que tenham ação calmante e refrescante, principalmente se tiver entre os ativos a água termal.
- Protetor solar
O protetor solar nunca pode faltar, ainda mais no caso da pele irritada. Neste caso, a dica é optar por um filtro solar com FPS alto, acima de 50, e com fórmula para pele sensível.
Compreender o que é e o que causa a pele irritada é essencial para saber o melhor caminho a ser seguido quando esse problema cutâneo te impactar. Além disso, deixamos aqui dicas valiosas para cuidar da derme no dia a dia e prevenir quadros de irritação e, caso surja, como tratá-la. Mas, seja qual for o problema na sua pele, não se esqueça: procure sempre um dermatologista!