- 20 de setembro de 2021
- 16:27
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Toda pele é única. Mas a pele negra possui ainda mais particularidades que a difere das tonalidades mais claras, a começar pela alta concentração de melanina e colágeno. Muita gente acha que a pele negra não necessita de cuidados, mas a realidade é que elas precisam de atenção e cuidados redobrados para se manter saudável e bonita.
Características da pele negra: o que você precisa saber?
A principal característica da pele negra é a melanina, que é o pigmento natural da pele. Quanto mais melanina, mais escura será. Este pigmento também funciona como um protetor solar natural, mas isso não significa que ela não precisa de proteção, já que o raios solares ainda apresentam riscos de manchas e de câncer de pele.
Hiperpigmentação na pele negra
A maior produção de melanina também traz algumas condições como a hiperpigmentação. Por causa dela, a pele negra tende a escurecer e a produzir mais pigmento durante a cicatrização de qualquer tipo de agressão: acne, infecções bacterianas e fúngicas, dermatite atópica, psoríase e foliculite são alguns dos processos que podem resultar em manchas escuras.
Melasma na pele negra
O melasma é uma disfunção na pigmentação natural da pele, causado pela concentração de melanina. A doença acomete principalmente mulheres entre 25 e 50 anos, e não tem cura. O melasma pode ocorrer em peles de todos os tons, mas é muito mais propensa em peles negras: a concentração de melanina torna esta tonalidade de pele muito mais vulnerável ao aparecimento de manchas, por isso, o cuidado com a proteção solar deve ser redobrado.
Sinais e linhas de expressão da pele negra
Outra característica da pele preta são as fibras de colágeno mais densas do que em peles claras. O colágeno, aliado à proteção solar proporcionada pela melanina, deixa a pele mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como a flacidez, as rugas e linhas de expressão. Porém, o colágeno também facilita o aparecimento de queloides, que é o crescimento excessivo do tecido de uma cicatriz.
Acne e espinhas na pele negra
O rosto negro também tem uma particularidade que difere da pele do restante do corpo: a oleosidade. Devido a maior quantidade de glândulas sebáceas na face a pele negra tende a ser oleosa. Por essa razão, a limpeza diária torna-se ainda mais importante para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos, espinhas e da acne.
Tipos de pele negra: seca, oleosa ou mista?
Ainda que possua mais glândulas sebáceas na face, a pele negra também pode sofrer com o ressecamento de algumas áreas do rosto. É importante conhecer o seu tipo de pele para garantir que o tratamento e utilização de produtos vá atender às suas necessidades.
Pele oleosa: grande parte das peles negras são oleosas. O excesso de glândulas sebáceas presentes neste tipo de pele ocasiona uma maior produção de oleosidade natural. Quando não controlada, a oleosidade pode causar o aparecimento de cravos e espinhas, além de processos inflamatórios causados pelo entupimento dos poros.
Pele seca: essa característicaocorre quando não há oleosidade natural e umidade o suficiente na pele, que acaba apresentando uma aparência sem viço e um aspecto esbranquiçado. Quando não controlada, o ressecamento excessivo pode ocasionar manchas vermelhas e feridas.
Pele mista: esse tipose divide entre os dois extremos: geralmente, a pele negra mista possui oleosidade excessiva na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) com poros dilatados, e normalidade ou ressecamento excessivo nas demais áreas.
Tons de pele negra: qual é o seu?
Cada pessoa possui um tom de pele único, e apesar de todas as peles negras terem algumas características marcantes em comum, a pigmentação pode variar. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia divide os tons de pele 3 subtons:
Pele negra quente: são as peles que possuem um fundo avermelhado ou dourado. Este tipo de subtom possui um aspecto luminoso e pode passar a impressão de estar sempre bronzeada.
Pele negra neutra: este tom de pele tem o fundo mais claro. A pele em subtom neutro não costuma apresentar luminosidade e pode parecer opaca e sem vida.
Pele negra fria: é o tipo mais comum entre as peles negras. O subtom da pele fria vai do verde ao azul, apresentando alta luminosidade e viço.
Conhecer o seu subtom é importante para avaliar o aparecimento de manchas, além de saber quais são os produtos específicos para a sua necessidade.
Cuidados com a pele negra: o que não pode faltar na sua rotina?
Com tantas particularidades, os cuidados com a pele negra se tornam ainda mais importantes. Para mantê-la limpa, hidratada, saudável e protegida, o skincare precisa fazer parte da sua rotina diurna e noturna com limpeza, hidratação e proteção. Mas lembre-se: não deixe de consultar um especialista em dermatologia para garantir que a sua pele está recebendo toda a atenção que precisa.
Limpeza da pele negra
Por causa das glândulas sebáceas maiores, a pele negra precisa passar pela etapa de limpeza regularmente para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas. Utilize sabonetes, loções, tônicos adstringentes ou água micelar para limpar a pele negra pela manhã e à noite. Importante: limpar mais do que o necessário pode causar o efeito rebote, ou seja, o corpo passa a entender que precisa produzir mais óleo. Assim, mantenha a limpeza apenas duas vezes ao dia, ok?
Hidratação da pele negra
Seja a pele negra oleosa, mista ou seca, ela necessita de hidratação. Além de realizar o controle da oleosidade e manter a pele saudável, o hidratante também será responsável por manter as fibras de colágeno firmes, ou seja, vai prevenir o envelhecimento precoce da pele. Escolha uma fórmula mais seca para as peles oleosas ou hidratantes ricas em óleos para a pele ressecada.
Proteção da pele negra
Apesar da melanina ser um filtro solar natural, só ela não é o suficiente para manter a pele protegida das queimaduras causadas pelos raios UV. O protetor solar para a pele negra é indispensável na sua rotina de cuidados, mesmo que você não passe muito tempo no sol. O protetor solar vai evitar o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão, além de garantir que a sua pele permaneça bonita e saudável por muito tempo.
Outras rotinas de skincare para a pele negra
Limpar, hidratar e proteger são etapas da rotina de skincare indispensáveis, mas outras etapas também são importantes na manutenção de uma derme bem-cuidada.
Esfoliação para a pele negra:
A esfoliação ajuda a eliminar a sujeira acumulada nos poros e a controlar o acúmulo de sebo e suor, eliminando as células mortas e proporcionando mais vitalidade e brilho. A esfoliação é benéfica principalmente para as peles mais oleosas – pode ser feita de uma a duas vezes por semana – mas também pode ser feita em peles secas e normais em um intervalo de uma semana e 15 dias.
Tônico para a pele negra
O tônico facial ajuda a equilibrar o pH da pele negra e também a eliminar resíduos não removidos pela limpeza comum, como restos de maquiagem ou filtro solar. O tônico garante limpeza profunda, mas sem agredir a pele. Ele também prepara a região do rosto para receber os ativos de outros produtos aplicados logo em seguida, como hidratantes, sérums ou cremes.
Sérum para a pele negra
O sérum é um produto que contém ativos concentrados de hidratação e tonificação em apenas uma fórmula. Sua textura líquida e fluída permite uma fácil absorção, penetrando profundamente no organismo e proporcionando resultados mais rápidos.
Aprenda tudo sobre os cuidados com a pele negra aqui!