Pelo encravado: como tratar e evitar inflamação
- 18 de abril de 2022
- 13:40
- Compartilhar
Ele incomoda, coça e até chega a doer… o pelo encravado é um problema que atinge muita gente após a depilação de certas áreas do corpo e, às vezes, parece um caso sem solução! Se a depilação faz parte da sua rotina e o pelo encravado é algo comum, saiba que é possível tratar e até impedir que ele apareça.
Veja como evitar pelos encravados e, caso eles surjam, como tratar a pele de forma correta.
O que é pelo encravado?
O pelo encravado é um efeito negativo que pode acontecer após a depilação. Após depilar uma região do corpo, um pelo ao ser cortado pode enrolar abaixo da pele e ter seu crescimento alterado do fluxo normal: ao invés de crescer para fora da pele, ele cresce sob a superfície.
Quando isso acontece, o pelo encravado pode gerar uma pequena inflamação, que pode ter pus ou não, deixando a região avermelhada. Esses sintomas podem deixar a região em que o pelo encravado está inchada, gerando coceira e até dor.
Como tratar pelo encravado?
É muito comum que o pelo encravado, com o tempo, desapareça sozinho. Mas ninguém merece ficar com esse incômodo, não é mesmo? Para te ajudar a acelerar a cicatrização, veja nossas dicas práticas de como acabar com pelo encravado!
- Faça uma compressa quente na região para aliviar o incômodo e a inflamação.
- Esfolie a região para remover peles que estejam impedindo o crescimento do pelo.
- Hidrate a área com um hidratante leve para repor a água perdida.
- Caso o pelo chegue à superfície da pele, tente removê-lo com um pinça.
- Evite depilar a área que estiver com pelo encravado.
Mas antes de tomar qualquer atitude, principalmente se você estiver com um pelo encravado inflamado, procure um dermatologista para um diagnóstico assertivo e indicação, se necessário, de antibiótico para a inflamação.
Como tirar mancha de pelo encravado?
Mais do que tratar e remover um pelo encravado na virilha ou uma foliculite nas nádegas, por exemplo, muita gente acaba sofrendo com outro problema: as temidas manchas. O pelo encravado, com a falta de tratamento adequado, pode gerar uma mancha na pele, deixando a região afetada mais escurecida.
Se esse é o seu caso, não se preocupe, que esse mal tem solução: um dos melhores tratamentos para pele com manchas de pelo encravado é o peeling. Um tipo de esfoliação super potente feita com ácidos e até com cristais, o peeling vai estimular a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme.
Rotina de cuidados diários para peles com pelo encravado
Se você já notou que o pelo encravado surge com frequência no seu corpo, é preciso atenção! Siga alguns cuidados básicos para não sofrer mais com esse incômodo:
1. Tenha atenção à lâmina
Mais do que usar uma lâmina de qualidade, também é importante trocá-la frequentemente. Uma lâmina cega pode causar irritação na pele, dando maior propensão a pelos encravados.
2. Faça esfoliações periódicas
Esfoliar regularmente a pele evita o acúmulo de células mortas, fator que contribui para o surgimento do pelo encravado.
3. Use produtos para depilação
Para facilitar o deslizamento da lâmina na pele, evitando fricção do aparelho com o corpo, é imprescindível aplicar um gel ou uma espuma apropriada para depilação antes da remoção dos pelos.
4. Hidrate a pele
A hidratação da pele precisa ser um hábito diário, e se você costuma remover os pelos do corpo, é ainda mais importante para manter a pele hidratada e saudável sempre.
Produtos que ajudam a evitar pelos encravados e inflamados
Os dermocosméticos são grandes aliados para a manutenção da saúde e beleza da pele, e no caso dos pelos encravados e inflamados, eles são essenciais! Produtos com ativos como ácido salicílico (que tem ação queratolítica e antimicrobiana) e cristais de quartzo (que promove uma esfoliação física, desobstruindo os poros e uniformizando a pele) contribuem para o combate aos pelos encravados.
Por falar em depilação, você sabe como remover os pelos do corpo sem agredir a pele? Confira 7 dicas para uma depilação sem dor e menos sofrida!