Plano de Carreira: por que ele é cada vez mais valorizado?

  •  Icone Calendario17 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 14:41
  •   Icone Compartilhamento Compartilhar
  • Carol Andrade

O mundo do trabalho exige cada vez mais e mais dos profissionais, e eles também querem um retorno do esforço empregado. Quando um profissional busca uma empresa tende a pensar não apenas no salário, mas nos benefícios, nas condições de trabalho e em como estará daqui há alguns anos.

A construção de planos de carreira se torna a cada dia mais valorizada por ser a chave para o profissional atingir seus objetivos e estar alinhado com a empresa. Entenda mais sobre o tema e saiba também como construir um plano de carreira individual.

O que é um plano de carreira?

Quando você imagina sua vida profissional no futuro, como se vê? Um plano de carreira é necessário para que você atinja seus sonhos e expectativas, e construa um caminho para a conquista de objetivos e metas profissionais. Com um plano de carreira é possível traçar quais conhecimentos e ferramentas serão necessárias para desempenhar uma nova função ou aperfeiçoar a atual, além de entender melhor os benefícios e responsabilidades que serão oferecidos ao longo deste trajeto.

Um plano de carreira envolve expectativas salariais, cargos ou funções distintas e a construção de um projeto para obtê-los. O conceito de plano de carreira tem evoluído, e ele não significa necessariamente construir uma ascensão vertical — como, por exemplo, ter um cargo gerencial. Ele pode significar o aperfeiçoamento das funções já desempenhadas ou até mesmo a mudança de área na empresa. 

Em geral, há uma expectativa de que empresas ofereçam planos de carreira para os funcionários, inclusive no setor público, mas além deles é importante que você se preocupe em construí-los ao nível individual.

Leia também!

Transição de carreira

Por que os planos de carreira são cada vez mais valorizados?

Com a evolução do mercado de trabalho, os profissionais buscam cada vez mais empresas que estejam conectadas com os seus valores e estilo de vida e que tragam possibilidade de crescimento profissional e pessoal.

Um plano de carreira ganha grande importância neste contexto por tornar mais visível como adequar essas expectativas e entender qual o perfil de profissional buscado. Com ele, o profissional se sente mais valorizado pela empresa e entende os caminhos pelos quais tem que passar, o que contribui inclusive para a melhoria de sua produtividade.

Além disso, o plano de carreira contribui para uma menor rotatividade de funcionários, o que a curto e longo prazo é mais benéfico para a empresa, e também para mais transparência em todo o processo.

Como construir um plano de carreira individual?

  1. Se avalie: faça uma avaliação sincera e objetiva das suas qualidades, pontos a serem melhorados e trajetória. O que você espera atingir profissionalmente? Pense nessas questões para dimensionar melhor o caminho que deve percorrer e como construir condições para isto.
  2. Defina seus objetivos: o que você quer conquistar? Ser gerente na sua área? Se tornar especialista em determinado assunto ou função? Quando deseja ter como salário? Qual tipo de trabalho e benefícios que te interessam? Quer um trabalho home-office de maneira integral? Em quanto tempo pretende conquistar? Definidas estas questões é mais fácil construir o caminho para atingir os objetivos. 
  3. Desenvolva habilidades: o contínuo aperfeiçoamento é necessário para qualquer profissional, mas quando se está falando de plano de carreira ele entra também no contexto de filtrar as principais competências e habilidades necessárias para focar em seu desenvolvimento. Foque em cursos presenciais ou online, e até mesmo de curta duração.
  4. Crie metas: com os objetivos definidos é importante também a criação de metas, para acompanhar o processo de evolução. Trace metas intermediárias para que seja mais fácil adaptar-se frente aos obstáculos encontrados.
  5. Siga se avaliando: avalie com frequência o processo. Nem sempre os objetivos que traçamos fazem sentido com o contexto de vida que temos no momento, e é importante se avaliar para alinhar expectativas e corrigir possíveis problemas.

Caso você esteja buscando uma recolocação profissional, busque mais informações sobre o plano de carreira que será desenvolvido pela empresa que você deseja trabalhar. E se o seu caso não é esse, não deixe de ter em mente a construção de um plano de carreira individual para que assim seja possível conquistar seus sonhos e objetivos profissionais. 



Como usar creme para pentear: 3 formas de uso do seu produto 6 hábitos que podem causar frizz no cabelo Corte mullet: tudo sobre o visual que está voltando Fulani braids: aprenda mais sobre o visual e adote! Hidratação para cabelo ressecado: 6 dicas para recuperar os fios