6 motivos pelos quais o seu produto capilar pode não estar funcionando
- 30 de maio de 2022
- 10:13
- Compartilhar
- Talitha Benjamin
Nós sabemos que, para um cabelo saudável e bonito, é necessário se dedicar a tratamentos que supram todas as necessidades que suas madeixas possam precisar. Hidratação, nutrição e reconstrução são fundamentais para a saúde dos fios e para realizá-las, você com certeza já tem aqueles seus produtos favoritos, ou pode ser uma daquelas pessoas que ama testar fórmulas novas. Mas, e quando o cabelo não responde ao tratamento?
Se você está demorando para perceber resultados positivos após iniciar uma nova rotina capilar, não desista! Antes de descartar o produto por não ter dado certo no seu cabelo, saiba que diversos fatores podem interferir em como os seus fios recebem e reagem ao uso de diferentes fórmulas e ingredientes. Reunimos aqui 6 motivos pelos quais o seu produto capilar pode não estar funcionando e, de quebra, incluímos dicas de como ter um aproveitamento total de cada um. Veja abaixo:
1. O produto não é indicado para o seu tipo de cabelo
Na hora de começar um tratamento capilar, certifique-se de que a linha ou produto escolhido é o mais indicado para o seu tipo de cabelo. Para isso, saiba identificar a sua curvatura e as características mais marcantes das suas madeixas: são volumosas, ressecadas, porosas ou fragilizadas? Atualmente, existem inúmeras opções de produtos específicos para todos os tipos de fio, mas para acertar na escolha, é preciso conhecer o seu cabelo.
Também é importante ter um objetivo em mente ao começar uma nova rotina capilar: você recentemente passou por algum procedimento químico que danificou os fios, deseja acelerar o crescimento, ou está notando os fios caindo? Só assim, você pode escolher o tipo de tratamento mais indicado para as suas necessidades, e, depois, avaliar se o produto escolhido realmente cumpre o que promete.
2. O produto não está sendo usado corretamente
Além de garantir que o produto escolhido é o mais indicado para as suas necessidades capilares, é importante também seguir rigorosamente as instruções indicadas pelo fabricante. Isto inclui o modo de uso, o tempo de ação, métodos de armazenamento e a data de validade. Assim, além de garantir que você está aplicando o tratamento de forma correta, você também garante a vida útil do produto.
Importante também é ficar atenta na forma correta de usar cada produto: o shampoo, por exemplo, não pode ser aplicado no comprimento e nas pontas, apenas na raiz, enquanto o condicionador, a máscara de tratamento e os finalizadores devem permanecer longe do couro cabeludo.
3. As fórmulas podem demorar mais para apresentar resultados notáveis
Você já testou um produto uma vez, mas não viu resultado? Calma, isso não significa que ele não seja bom ou que não funcione. Em geral, você só vai poder constatar a eficácia do produto após usá-lo várias vezes – e de forma consistente. No mercado cosmético, é preciso cerca de 21 dias de teste para produtos de uso diário, ou um mês, no caso de produtos de uso esporádico ou semanal.
Além disso, alguns produtos têm sua eficácia comprovada apenas com o uso da linha completa, ou seja, usar apenas um deles pode fazer menos efeito do que o prometido. Por isso, fique atenta à descrição dos produtos para garantir que você vá tirar maior proveito da fórmula adquirida.
4. Seu cabelo está danificado demais
O tratamento capilar pode ser ainda mais complicado no caso de cabelos extremamente danificados, altamente porosos, ou com o pH em desequilíbrio. Isto porque, nestes casos, as cutículas se encontram muito abertas, o que impede que o fio retenha hidratação e nutrientes. Por isso, se você sente os cabelos ásperos, muito frágeis e opacos, é muito provável que o nível de danos esteja acima do que você imagina.
Para isso, é necessário que, além do acompanhamento de um profissional cabeleireiro, você invista em um tratamento que proporcione a reconstrução capilar, reparo de danos e selagem das cutículas. A acidificação capilar, por exemplo, pode ajudar!
5. Você está usando produto capilar demais
Além de usar os seus produtos capilares de forma correta, a quantidade ideal também compromete a eficácia da fórmula. Isto porque o excesso de produto pode acumular nos fios, deixando-os com resíduos esbranquiçados – a famosa “falsa caspa”. Para evitar este problema, use uma pequena quantidade de produto, e vá adicionando gradualmente caso sinta necessidade.
Além disso, durante a lavagem, respeite a indicação de cosméticos que precisam de enxágue (como condicionador e máscara de tratamento, por exemplo). Certifique-se também de que está removendo todo o resíduo dos finalizadores da raiz e do comprimento, já que o acúmulo desses produtos no couro cabeludo também impede que outras fórmulas penetrem na fibra capilar.
6. Seu cabelo pode estar precisando de outro tipo de tratamento
Antes de escolher o produto correto para o seu tipo de cabelo, é preciso saber exatamente qual é a sua necessidade capilar. Afinal, só assim você saberá se o produto escolhido é eficaz ou não. Para isso, além de observar atentamente as necessidades do seu fio, é preciso entender exatamente o que cada tratamento faz pelas suas madeixas.
Muita gente acha, por exemplo, que por serem oleosos, cabelos lisos não precisam de hidratação e, sim, de lavagens diárias, quando na realidade é o contrário: muitas vezes, as lisas sofrem com o excesso de oleosidade justamente por conta de lavagens excessivas, já que o organismo identifica uma maior necessidade de produção das glândulas sebáceas (o chamado efeito rebote).
Aqui, vale um trabalho extenso de conhecimento: pesquise bastante sobre a sua curvatura e aprenda direitinho como cuidar dela, para garantir que as suas escolhas de produtos capilares sejam as mais adequadas para que seus cabelos estejam sempre saudáveis e bonitos. Aqui mesmo, no portal da Salon Line, você encontra tudo sobre os melhores tratamentos para cuidar do seu cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. Então se liga nestes links para aprender tudo sobre os cuidados capilares: