Proteção Solar: Mitos e Verdades que você precisa conhecer
- 21 de dezembro de 2021
- 11:35
- Compartilhar
- Luana Queiroz
A proteção solar é um passo indispensável da skincare para manter a pele bonita e, o mais importante, saudável. Mas o uso do protetor não deve ser atribuído apenas ao verão – ele deve estar presente na sua rotina de cuidados com a pele todos os dias, em qualquer época do ano.
E esse não é o único mito em torno da proteção solar – ainda há muitas perguntas e afirmações que são espalhadas por aí que sempre deixam a gente em dúvida. Será que protetor solar clareia a pele? Fator de proteção solar faz diferença? Protetor solar causa espinhas? Vem tirar todas as suas dúvidas sobre proteção solar agora!
1) Não é necessário usar protetor solar em dias nublados
MITO! O primeiro mito em torno da proteção solar é de que a aplicação do filtro solar deve ser feita apenas em dias de sol ou somente na praia. Esse comportamento pode ser altamente prejudicial para a pele, já que 60% da radiação solar é capaz de atravessar as nuvens, ou seja, os raios solares afetam a pele mesmo em dias nublados. Aplique o protetor solar diariamente, independente do clima!
2) Protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
VERDADE! O protetor solar forma uma barreira contra os raios solares, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, investir na proteção solar diária contribui para a prevenção de rugas, manchas, ressecamento da pele e outros sinais do envelhecimento antes do tempo.
3) Protetor solar clareia a pele
VERDADE! O protetor solar clareia a pele de forma preventiva, fazendo com que manchas existentes não escureçam ainda mais. Além disso, quem busca essa finalidade, pode utilizar um filtro solar com ativos clareadores.
4) Pode passar protetor solar na tatuagem
VERDADE! Passar protetor solar na tatuagem ajuda a preservar a tattoo por mais tempo, já que o sol afeta os pigmentos do desenho, podendo desbotá-la de forma mais rápida.
5) Pode usar protetor solar vencido
MITO! Usar qualquer produto com prazo de validade vencido não é recomendado e, no caso do protetor solar, o vencimento compromete o índice de proteção, fazendo com que os efeitos do sol, como manchas, possam ser sentidos.
6) Protetor solar hidrata a pele
MITO! Por mais que você opte por um protetor solar com textura mais hidratante, ele não substitui o hidratante na etapa de hidratação da pele, tampouco o hidratante facial com proteção solar substitui o filtro. Na skincare, cada produto tem uma finalidade e a principal do filtro é a proteção solar.
7) Pode usar protetor solar de corpo no rosto
MITO! Embora seja um hábito muito comum usar protetor solar de corpo no rosto, isso não é recomendado. O filtro solar corporal tem características diferentes do facial e, por isso, você deve usar o produto apropriado para cada parte do corpo.
8) Protetor solar causa espinhas/acnes
MITO! Quem tem pele oleosa fica muito preocupada em usar protetor solar e isso causar mais espinhas. Não é o protetor em si que traz as espinhas, mas o tipo de textura escolhida para esse produto. Se você tem pele oleosa, opte por filtros solares com textura gel, gel creme e com fórmula oil free.
9) Protetor solar impede bronzeamento
MITO! Expor-se ao sol com proteção solar não impede o bronzeamento de pele. O que ocorre é que com o uso do filtro o bronzeado demora um pouco mais para acontecer, mas chega com saúde, maior durabilidade e sem descamação.
10) O protetor solar para pele negra é desnecessário
MITO! A pele negra necessita de proteção solar como qualquer pele. Mesmo com maior quantidade de melanina (proteína que dá cor à pele), a pele negra também vai sofrer com os efeitos dos raios solares, tendo, inclusive, maior chance de ter melasmas e outros tipos de manchas.
11) É necessário usar protetor solar dentro de casa ou em ambientes fechados
VERDADE! Mesmo em lugares fechados, a pele pode ser impactada pelos efeitos dos raios solares. Além da radiação solar entrar nos ambientes pelas janelas e portas, as luzes artificiais, como de lâmpadas e da tela do computador, também oferecem riscos à saúde da pele.
12) Quanto maior o FPS, maior a proteção
VERDADE! Um maior fator de proteção solar faz diferença e a sua pele estará mais protegida dos raios UVA e UVB. Além disso, o tempo de duração da proteção solar também é maior quando o filtro tem FPS mais alto.
13) Reaplicar o protetor solar após contato com a água é fundamental
VERDADE! A reaplicação do protetor solar é fundamental após 2 horas depois da última aplicação e após o banho de mar ou piscina e suor excessivo a nova aplicação deve acontecer imediatamente.
14) Pode dormir com protetor solar no rosto
MITO! Assim como no caso da maquiagem, o protetor solar deve ser removido antes de dormir para evitar a obstrução dos poros, o que pode gerar cravos e espinhas.
15) A vitamina C potencializa a ação dos fotoprotetores
VERDADE! O uso desse ativo na skincare, como a aplicação de um sérum de vitamina C, potencializa a ação do filtro solar, sendo um potente antioxidante que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce e outros efeitos do tempo na pele.
E aí, se sentindo mais confiante quanto aos seus hábitos de proteção solar da pele? Proteger a pele hoje é essencial para uma cútis bonita e saudável durante toda a vida!