Conheça o poder do retinol e os seus benefícios para a pele
- 19 de novembro de 2021
- 11:49
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Em uma breve pesquisa sobre skincare para os diferentes tipos de pele é possível encontrar muitas dicas que envolvem o retinol. Mas o que tem de tão maravilhoso nesse ativo? Além dos benefícios para a pele do rosto, o retinol é versátil e pode ser encontrado em uma ampla gama de produtos disponíveis no mercado.
Se você nunca ouviu falar do retinol, ou quer saber mais sobre as propriedades dele, você está no lugar certo!
O que é retinol?
O retinol é um ativo derivado da vitamina A que atua na renovação celular da pele, contribuindo para a redução de linhas de expressão, aumento da firmeza e uniformização da textura da pele.
Retinol: para que serve?
Para quem busca um ativo que combata os efeitos do envelhecimento, o retinol é um grande trunfo! Como atua na renovação celular da pele, o retinol aumenta a síntese do colágeno, fazendo com que linhas e rugas fiquem menos acentuadas, além de reduzir a flacidez e os poros dilatados.
Benefícios do retinol para o rosto
São muitos os benefícios do retinol para o rosto, que podem ser sentidos em curto e longo prazo, como:
- Estimulação da produção de colágeno.
- Eliminação das células mortas da pele.
- Melhora na textura da pele.
- Redução dos poros.
- Atenuação das manchas.
- Suavização de marcas, linhas e rugas.
- Controle da oleosidade.
- Diminuição de cravos e espinhas.
- Aumento da luminosidade da pele.
Há contraindicações para o uso de retinol na pele?
Embora o retinol seja incrível e com muitos benefícios para a pele do rosto, algumas pessoas devem evitar produtos que o tenham na fórmula. Esse é o caso das gestantes e quem tem pele sensível, rosácea ou alguma intolerância a retinóides. Se você se encaixa em algum desses perfis e deseja experimentar o retinol, procure orientação médica para avaliar seu caso particularmente.
Retinol para área dos olhos
Para a área dos olhos, o retinol é um grande aliado para combater a flacidez tão comum nesta região. O uso de retinol na área de olhos contribui para a firmeza da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão, além de promover a renovação celular.
Como usar retinol no rosto?
Pelo poder de renovação celular, o retinol ajuda a preparar a pele para receber outros produtos, facilitando a penetração deles pela pele – por isso, o mais indicado é que o retinol seja usado depois de lavar o rosto e antes da aplicação do hidratante facial.
O mais comum é adicionar o retinol na rotina noturna de skincare, após a limpeza do rosto. Entretanto, caso você opte por usá-lo durante o dia, é muito importante usar protetor solar para evitar maior sensibilidade e manchas.
Produtos com retinol para o rosto
Querendo um produtinho com retinol para chamar de seu? Vem conhecer 3 tipos para potencializar a sua skincare!
Pomada retinol para o rosto
Uma das formas de como usar usar o retinol é através de produtos em forma de pomada. A pomada com retinol, que costuma ter textura mais densa, pode deixar algumas pessoas mais resistentes, mas ela pode ser inserida nos cuidados com a pele principalmente à noite.
Creme com retinol para o rosto
Podendo ser incluído em qualquer horário da rotina skincare, o creme com retinol deve ser aplicado na pele limpa e, depois, você pode aplicar um hidratante facial e, durante o dia, o protetor solar.
Sérum de retinol para o rosto
Com textura mais leve e fluida, o sérum com retinol fica perfeito nas rotinas diurna e noturna, pois ele oferece todos os benefícios que você já sabe sobre o ativo, mas sem pesar na pele.
Mitos e Verdades sobre o retinol
E chegou o momento de tirar todas as dúvidas que aparecem por aí quando o assunto é retinol!
Retinol clareia a pele?
Pelo seu grande potencial em uniformizar a pele e atenuar as manchas, pode-se dizer que o retinol clareia a pele, principalmente nas áreas acometidas por marcas de acne ou pelo melasma.
Retinol mancha a pele?
A ação do retinol na pele pode causar uma leve sensibilidade à exposição solar, podendo gerar irritação e manchas. Para que isso não aconteça, quando usar retinol no rosto, aplique sempre protetor solar depois.
Retinol descama a pele?
Por causa da renovação celular provocada pelo retinol, pode ser que a pele sofra um pouco de descamação. Caso esse cenário se agrave, procure um dermatologista para entender o que aconteceu.
Pode usar retinol na pele sensível?
Não há contraindicações quanto ao uso de produtos com retinol por quem tem pele sensível, entretanto, pode ser que a frequência precise ser mais controlada e em intervalos maiores.
Retinol resseca a pele?
Por mais que o retinol promova a renovação celular e redução das manchas, não necessariamente ele provoca o ressecamento da pele – basta usá-lo em produtos adequados ao seu tipo de pele.
Retinol: Cuidados necessários
Depois de saber tudo sobre o retinol, com certeza você ficou com vontade de experimentá-lo, não é mesmo? Mas antes de dar esse boom na sua rotina skincare, alguns pequenos cuidados precisam estar no seu radar. Anota aí:
- Sempre faça um teste em uma pequena área antes de aplicar o retinol por todo o rosto.
- Comece a usar de maneira mais espaçada e aumente a frequência com o tempo, observando a tolerância da pele.
- Capriche na hidratação, usando hidratantes faciais apropriados para o seu tipo de pele e ingerindo bastante água.
- Na rotina diurna, quando for se expor ao sol, nunca esqueça de aplicar o protetor solar depois do retinol.
E se você se interesse por ativos poderosos, conheça outros que podem fazer toda a diferença na sua pele: