Rosácea: quais são as causas e qual a rotina de skincare para a pele?
- 23 de dezembro de 2021
- 09:21
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Vermelhidão, sensibilidade… esses são apenas alguns dos sintomas de uma doença de pele que incomoda muita gente: a rosácea. Embora seja muito comum, ainda há muitas dúvidas sobre a rosácea, porque ela surge e como adequar a skincare para esse tipo de pele. Se você quer entender melhor o que é rosácea e o como tratá-la, continue lendo!
O que é rosácea?
A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que afeta a pele do rosto, principalmente a região central da bochecha. Caracterizada por uma pele sensível, a rosácea deixa a pele eritematosa (vermelha), fazendo com que ela se sensibilize facilmente com produtos em geral. Na maioria dos casos, a rosácea é mais comum em peles claras – em pele negra costuma ser uma condição mais rara.
O que causa rosácea?
Mesmo sendo uma condição da pele bem comum, ainda não se sabe ao certo o que causa a rosácea e o porquê da pele apresentar uma maior vermelhidão e sensibilidade. Por enquanto, há alguns indícios sobre o que pode desencadear a rosácea, como:
- Questões genéticas
- Fatores psicológicos
- Reação a ácaros
- Vasos sanguíneos frágeis
Rosácea: Sintomas
Mais conhecida pela vermelhidão no rosto, a rosácea também apresenta outros sintomas que podem incomodar bastante. Conheça alguns deles:
- Sensação de queimação no rosto
- Pele sensível e mais seca
- Pequenos vasinhos no rosto
- Lesões elevadas na pele
- Textura diferente em algumas áreas, como nariz
- Alterações oculares, como conjuntivite
Tratamento para rosácea
Mesmo sem uma causa definida, a rosácea tem tratamento? Tem sim, mas ele é apenas um controle da doença. Caso você tenha rosácea no rosto, é muito importante procurar orientação profissional para um tratamento adequado e eficiente, afinal, a forma de tratar está ligada ao grau da doença. Mas alguns cuidados você pode começar a fazer agora para minimizar os sintomas:
- Usar protetor solar de alto fator de proteção
- Proteger a pele de temperaturas extremas (frio ou calor)
- Lavar o rosto com sabonete apropriado
- Usar produtos calmantes, como água termal
- Evitar comidas picantes e muito quentes
- Evitar produtos com fragrâncias, álcool e parabenos
- Não fumar
Rotina de Skincare para pele com rosácea
A pele com rosácea precisa de cuidados específicos e maior atenção na hora da skincare – mas nem por isso a rotina de cuidados com a pele fica mais complexa! Basta seguir esses 3 passos:
1. Lavar o rosto com sabonete para pele sensível
Toda skincare começa pela limpeza e quem tem rosácea no rosto não fica de fora dessa. Mas para esse tipo de pele, o mais indicado é um sabonete ou gel de limpeza para peles sensíveis, que vão limpar suavemente, sem agredir, além de acalmar a pele.
2. Usar um hidratante prebiótico
Um hidratante facial com ativos prebióticos vão ajudar a recuperar a barreira protetora da pele, também contribuindo para a acalmar a região. Para incluir esse item na skincare, procure seu dermatologista para ele indicar a melhor opção.
3. Aplicar um protetor solar com FPS alto
Com uma rosácea leve ou aguda, a proteção solar é indispensável. Por isso, aplique diariamente um protetor solar com FPS alto para proteger bem a pele, principalmente a região mais sensibilizada.
Pele com rosácea: Contraindicações
A pele com rosácea necessita de atenção e algumas substâncias, alimentos e fatores externos devem ser evitados. Por isso, quem tem rosácea deve evitar tratamentos com ativos que possam “irritar” a pele, como aqueles com ácido retinóico. Além disso, é preciso cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos quentes, exposição ao sol, vento e frio com o risco de sensibilizar ainda mais a derme.
Como evitar rosácea no rosto? 5 Medidas preventivas
Embora a rosácea seja uma condição crônica da pele, alguns hábitos podem ser seguidos para prevenir o agravamento dos sintomas. Se você sofre com a pele com rosácea, siga essas 5 medidas preventivas:
- Evitar alimentos picantes
- Proteger a pele para a exposição solar
- Não consumir álcool em excesso
- Ter cuidado com exercícios extenuantes (muito intensos)
- Seguir uma rotina de skincare adequada para pele com rosácea
Viu como pode ser simples cuidar da pele mesmo com rosácea? Siga nossas dicas e viva tranquilamente com as características do seu rosto!