Sérum: O que é, para que serve, benefícios, como usar e muito mais
- 4 de novembro de 2021
- 13:47
- Compartilhar
- Luana Queiroz
Para montar a rotina de skincare perfeita é preciso os produtos certos para o seu tipo de pele e que tragam os resultados que você busca. Se o que você procura é um produtinho com textura leve e que deixe a sua pele super hidratada, o sérum é a pedida!
Ideal para todos os tipos de pele, mas o grande queridinho das peles oleosas, o sérum facial proporciona uma hidratação potente no rosto, sem pesar, além de deixar a cútis bonita e luminosa.
Quer aproveitar todos os benefícios dessa estrela dos produtos de skincare e ainda aprender como incluí-lo na sua rotina de cuidados? Você está no lugar certo!
O que é sérum?
O sérum é um produto com textura leve, fluida, de toque seco e que não deixa resíduos gordurosos na pele após aplicado. Com fácil espalhabilidade, ou seja, que se espalha fácil pela pele, o sérum é de rápida absorção, além de oferecer uma alta economia, já que poucas gotas são necessárias para obter o resultado esperado.
Para que serve o sérum facial?
Embora a principal função seja a hidratação, o sérum facial pode, ainda, conter outros ativos que proporcionam mais benefícios, como funções clareadoras, rejuvenescedoras ou antiacne. Ou seja, o sérum serve para que você possa hidratar intensamente a pele do rosto, mas também pode ofertar maior tônus, diminuir a oleosidade ou combater os sinais do envelhecimento.
Quais os benefícios do sérum para o rosto?
Com textura perfeita, o sérum facial combina com todos os tipos de pele, hidratando intensamente sem aumentar a oleosidade das peles oleosas ou sem ressecar a pele seca. Mas esses não são os únicos benefícios do sérum! Além disso, o sérum:
- Tem fórmula super concentrada: esse tipo de produto de skincare permite concentrar ativos na fórmula, fazendo com que ele tenha uma alta combinação de ingredientes benéficos para a pele.
- É fácil aplicação e uso: fluido e de rápida absorção, o sérum se espalha bem fácil pela pele e logo é absorvido por ela, permitindo que você possa seguir com a aplicação de outros produtos da sua skincare.
- Hidrata sem pesar: mesmo com fórmula enriquecida, o sérum facial consegue hidratar sem aumentar a oleosidade do rosto, mesmo com aplicação diária.
Como incluir o sérum na rotina de cuidados com a pele?
Com tantos benefícios, é claro que você precisa incluir o sérum na rotina de cuidados com a pele! E essa é uma tarefa muito fácil:
- De manhã: depois de lavar o rosto, aplique algumas gotas de sérum e use as pontas dos dedos para espalhar sobre a pele. Após secar, aplique o protetor solar.
- À noite: retire a maquiagem, lave o rosto e, logo após, aplique as gotinhas do sérum. Aproveite e use um sérum noturno.
Como usar sérum facial?
É óbvio que um produto tão versátil também seria fácil de usar! Basta você:
- Colocar de três a cinco gotinhas sobre a pele
- Espalhar com as pontas dos dedos por todo o rosto
- Esperar secar (e seca rapidinho!)
- Seguir com a skincare
Sérum antes ou depois do hidratante?
Uma das regras básicas da skincare é seguir a ordem correta de aplicação dos produtos! E é justamente nessa hora que vem a pergunta: sérum ou hidratante primeiro? A resposta é simples: sérum antes do hidratante! Como o hidratante facial vai criar uma barreira para conter a umidade da pele, isso pode dificultar a absorção do sérum, por isso, ele deve ser aplicado antes.
Sérum ou Hidratante? Entenda a diferença
Sensorialmente, a grande diferença entre sérum e hidratante está na textura, já que o sérum é mais fluido e com absorção mais rápida, fazendo com que ele penetre com maior velocidade na pele.
Mas quanto à fórmula e ação, o hidratante é mais denso e atua de maneira mais superficial, retendo a umidade e criando uma barreira protetora na pele. Já o sérum possui alta concentração de ativos, atuando mais profundamente na derme.
Conheça os principais tipos de sérum para o rosto
Sabia que nem todo sérum facial é igual? Existem vários tipos de sérum para o rosto e cada um deles pode trazer um benefício diferente para você. Conhece eles!
Sérum Hidratante
Geralmente com ácido hialurônico, o sérum hidratante promove a retenção temporária da água na pele, deixando-a mais hidratada e, também, minimizando linhas de expressão.
Sérum anti-idade
Indicado para quem se incomoda com sinais do envelhecimento, o sérum anti-idade contém antioxidantes que promovem o brilho e firmeza da pele, além de estimular a produção de colágeno.
Sérum antiacne
Enriquecido com ativos como niamicida, uma forma da vitamina B3, o sérum antiacne promove, além de hidratação, ação calmante e anti-inflamatória.
Sérum antioleosidade
Com ácido salicílico, glicólico ou mandélico, o sérum antioleosidade é recomendado para peles oleosas, pois remove as células mortas e o excesso de oleosidade.
Sérum antioxidante
Para quem busca combater os radicais livres, o sérum antioxidante ajuda a prevenir rugas, flacidez e outros sinais do envelhecimento cutâneo através de ingredientes como vitaminas C, A e E, niacinamida e ácido L-ascórbico.
Sérum redutor de poros
Indicado para peles oleosas, o sérum redutor de poros contém uma combinação de ativos, como ácido hialurônico, niacinamida, peptídeos de zinco, que promovem o fechamento dos poros e uniformização da textura da pele.
Sérum uniformizador
Com antioxidantes e ativos que buscam combater a pigmentação, o sérum uniformizador tem a função de uniformizar o tom da pele que sofre com manchas, como as de sol ou melasmas.
Sérum para área dos olhos
Região mais sensível do rosto, o sérum para área dos olhos contém ativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem, além de hidratar, combater os sinais de envelhecimento dessa área.
Sérum noturno
Para reparar a pele do rosto das agressões sofridas ao longo do dia, o sérum noturno atua na renovação da pele durante a noite de sono, para que a cútis esteja hidratada e bonita na manhã seguinte.
Melhor sérum facial para cada tipo de pele
Com tantas opções no mercado, qual o melhor sérum facial para cada tipo de pele? Vem que a gente te explica!
- Sérum para pele oleosa: o ideal para peles oleosas são os séruns com ativos que ajudam no controle da oleosidade, poros dilatados e surgimento de cravos e espinhas. Opte por um sérum que tenha entre os ativos ácido salicílico, ácido glicólico, ácido hialurônico ou argila branca.
- Sérum para pele seca: as peles secas devem usar séruns que contenham ativos hidratantes, regeneradores e calmantes, As melhores opções são aqueles que tenham ácido hialurônico e vitamina E.
- Sérum para pele mista: as peles mistas podem optar por sérum que promova o controle da oleosidade, com ativos como ácido salicílico, mas que também tenha propriedades hidratantes.
Sérum para o rosto: Principais Ativos
E já que falamos tanto de ativos que enriquecem os séruns faciais, conheça os principais que proporcionam diversas vantagens para a pele do rosto!
- Sérum Vitamina C: poderoso antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres, reduzindo marcas, uniformizando a pele e trazendo viço natural.
- Sérum Ácido Hialurônico: potente hidratante, o ácido hialurônico ajuda a manter a hidratação da pele, combatendo a flacidez, linhas e sinais de expressão.
- Sérum Retinol: derivado da vitamina A, o retinol promove a renovação celular, redução de rugas e aumento da firmeza da pele.
- Sérum Rosa Mosqueta: com efeito anti-inflamatório e antioxidante, a rosa mosqueta combate o envelhecimento e pequenas cicatrizes, além de clarear a pele.
- Sérum com Ácido Salicílico: importante aliado das peles oleosas, o ácido salicílico remove as células mortas e o excesso de oleosidade, renovando a pele do rosto.
E agora, se sentindo uma grande expert em sérum? Faça deste o seu guia completo de sérum facial, use o tipo certo para a sua pele e veja os resultados em pouco tempo!