Tônico ou Água Micelar? Entenda a diferença e saiba como usar
- 12 de novembro de 2021
- 09:44
- Compartilhar
É muito comum aparecerem dúvidas durante a rotina de cuidados com a pele, uma delas é “qual a função do tônico?”, “quantas vezes preciso higienizar o rosto ao longo do dia?” e “devo usar tônico ou água micelar?”. São muitas as perguntas importantes e que precisam de atenção, principalmente se estão relacionadas à limpeza de pele, pois é uma das etapas mais importantes do skincare.
Mas, afinal, qual a diferença entre o tônico e a água micelar? E quando e como deve-se usar os produtos? Continue lendo que vamos responder todas as dúvidas sobre esses dois produtos.
Afinal, tônico e água micelar são a mesma coisa?
A resposta é não! Apesar de ambos contribuírem para uma limpeza profunda, equilibrar o pH da pele e remover impurezas, eles possuem características distintas, mas dependendo da rotina, podem ser complementares.
O que é água micelar?
A água micelar é um produto multifuncional indicado para todos os tipos de pele, inclusive para peles sensíveis. Ela remove as sujidades por meio de micelas — moléculas que absorvem as impurezas como uma espécie de esponja. Além disso, não agride a pele, não contém álcool ou agentes químicos.
Para que serve água micelar?
A água micelar para o rosto serve para limpar a pele profundamente, removendo impurezas sem causar lesões e agressões. Ela também serve para remover maquiagem sem causar ardência.
Benefícios da água micelar
Os principais benefícios da água micelar são:
- Limpeza profunda por meio de micelas;
- Não possui conservantes e álcool;
- Indicado também para peles sensíveis;
- Remove impurezas e maquiagem sem agredir a pele;
- Equilibra o pH.
Como usar água micelar?
É indicado usar o produto duas vezes ao dia — pela manhã e à noite. Basta aplicar em um algodão e passar em todas as áreas do rosto em movimentos suaves e circulares.
O que é e para que serve o tônico facial?
O tônico facial é um passo muito importante na rotina de skincare, inclusive de peles oleosas e mistas, isso porque costumam possuir fórmula que reduz o sebo, ajudando a controlar o aparecimento da acne.
Ele limpa profundamente e, na maioria das vezes, contém álcool na composição, além de substâncias adstringentes, ou seja, que age reduzindo as secreções da pele e fechando os poros dilatados.
Benefícios do tônico para o rosto
Os principais benefícios do tônico para o rosto são:
- Ideal para peles oleosas e acneicas;
- Age no controle do sebo e acne;
- Ação adstringente;
- Equilibra o pH da pele.
Como usar tônico facial?
Com a ajuda de um algodão, aplique o produto em todo rosto fazendo movimentos leves. O tônico facial deve ser usado duas vezes ao dia, sempre após o sabonete facial e antes do hidratante.
Qual a diferença entre água micelar e tônico
Apesar de terem algumas características similares, existem muitas diferenças entre a água micelar e o tônico facial.
A água micelar limpa sem agredir a pele, pois não contém álcool ou agentes químicos. Ela trabalha absorvendo as sujidades por meio de micelas. É indicada para todos os tipos de pele, inclusive para as mais sensíveis.
Já o tônico não é muito indicado para tratar peles sensíveis, contudo, é muito eficiente em peles oleosas, acneicas e mistas. Ele age controlando a oleosidade, removendo impurezas de forma potente, além de contar com ação adstringente.
A água micelar substitui o tônico facial?
Não! Tanto a água micelar quanto o tônico facial limpam e removem as sujidades, no entanto, o primeiro produto é mais indicado para limpar de forma suave, sem causar agressões, irritações ou sensibilidade, enquanto o segundo é mais potente na sua higienização, ajudando no controle da oleosidade e diminuindo poros dilatados.
Qual é melhor: tônico ou água micelar?
Não existe uma resposta certa para essa questão, já que cada produto tem um objetivo e indicação. A água micelar elimina impurezas e maquiagem, sendo mais indicada para peles normais e sensíveis, já o tônico facial regula a oleosidade, limpa profundamente, sendo mais efetivo em peles oleosas e mistas.
É importante conhecer as necessidades da sua pele e consultar um dermatologista para escolher a melhor opção para você.
Tônico e água micelar: como combinar os dois produtos na sua rotina de skincare?
Posso usar água micelar e tônico? O ideal é procurar seu dermatologista antes de combinar o uso dos produtos. O Tônico vai ajudar a controlar a oleosidade, eliminar o excesso de brilho e até evitar o surgimento de acnes.
Enquanto a água micelar vai eliminar a maquiagem do dia a dia e limpar a pele sem causar ardência ou irritação.
Primeiro tônico ou água micelar?
Água micelar ou tônico antes da maquiagem? Primeiro tônico ou água micelar? São tantas perguntas! Mas a resposta é a mesma nessas questões: os produtos devem ser usados após a higienização e antes do hidratante, ou seja, a maquiagem vem por último no processo, logo depois do filtro solar.
Mas, quando o assunto for “remoção da maquiagem”, neste caso a água micelar vem depois do sabonete facial, para eliminar todas as sujidades da make. Caso queira potencializar a higienização após a maquiagem, combine o uso da água micelar com o tônico facial.
Gostou das dicas sobre tônico e água micelar? Consulte seu dermatologista para entender qual o melhor produto para sua pele, ou se é possível combinar o uso de ambos para garantir uma pele livre de sujidades, oleosidade e acnes.
Leia também: Guia da Pele Negra: Características, Cuidados, Dicas de Produtos e muito mais!