Aprenda como fazer trança boxeadora e inspire-se com os diferentes modelos
- 28 de março de 2023
- 10:00
- Compartilhar
- Luana Queiroz
As tranças vem ganhando cada vez mais adeptas e já se tornaram o penteado coringa para vários eventos, sejam elas as tranças raiz, as tranças box ou os modelos de tranças embutidas.
No universo dos fios entrelaçados, a trança boxeadora começou a ganhar popularidade há alguns anos quando algumas influenciadoras e personalidades do mundo fashion se inspiraram nos penteados com tranças usados pelas lutadoras de boxe – e outras artes marciais – para usar no dia a dia e em eventos.
No contexto das lutadoras, esse modelo de trança embutida é uma ótima forma de manter os fios no lugar durante os treinos e combates, protegendo os fios e permitindo que o cabelo, mesmo que mais comprido, não se torne um empecilho, seja na luta, seja nos treinos. Já para o compor o visual, as tranças boxeadoras trazem leveza para a composição, podendo ser utilizadas em diversos contextos.
Prática e moderna, a trança boxeadora pode ser feita em todos os tipos de cabelos e é ainda perfeita para quem tem um dia a dia bem agitado. E é por isso que ela continua sendo tendência e fazendo a cabeça das mulheres, literalmente!
Mas muito se engana quem pensa que o modelo clássico usado pelas famosas é o único que existe. É possível criar muitos penteados incríveis com a trança boxeadora e que funcionam para todas as ocasiões!
Como fazer trança boxeadora passo a passo
As tranças boxeadoras são super fáceis de fazer e podem ser criadas de diversas maneiras, inclusive com acessórios, como faixas, fitas coloridas, ou até mesmo com jumbo, dando vida a uma trança boxeadora com jumbo. Se ainda restam dúvidas sobre como adotar o visual, trazemos aqui um passo a passo de como fazer trança boxeadora e apostar nesse penteado estiloso e funcional.
1. Preparar o cabelo
Antes de fazer qualquer penteado, é importante preparar o cabelo para isso. Como se trata de um penteado trançado, em que os fios estarão sempre tensionados, é importante mantê-los sempre saudáveis: uma rotina de cuidados semanais e etapas de hidratação dos fios são fundamentais!
2. Divida o cabelo ao meio
A primeira coisa a ser feita se você pretende fazer uma trança boxeadora é começar dividindo os fios ao meio, criando uma separação no topo da cabeça. Você pode usar um pente com ponta fina para auxiliar na divisão.
3. Comece a trançar uma das mechas
Em uma das metades, você irá começar separando uma mecha de cabelo na parte da frente. Separe essa parte em 3 mechas menores e comece a trançar, mas ao contrário das tranças normais, em que você passa as mechas por cima, você fará o oposto, ou seja, irá passar as mechas por baixo umas das outras. Isso irá criar o efeito de destaque na trança, deixando-a com uma espécie de relevo. Siga trançando os fios em direção a parte de trás de sua cabeça. Ah, tenha cuidado para manter sempre a trança o mais reta possível.
4. Faça a trança em toda a extensão da mecha
Sempre ao passar uma nova mecha por baixo da outra, incorpore um pouco mais de cabelo nessa mecha. Siga incorporando mais fios na trança conforme vai seguindo pela cabeça com o trançado até chegar na região da nuca, onde você irá seguir trançando a extensão dos fios normalmente até as pontas.
5. Repita o processo na outra mecha
Agora, você irá repetir os mesmo processos dos tópicos anteriores só que na outra metade dos fios divididos. Mantenha o mesmo padrão para deixar os dois lados o mais próximo possível, tentando deixar um lado como um espelho do outro.
6. Finalize com elásticos e a Gelatina Fixação Forte
Dê os toques finais fixando os fios no lugar com a Gelatina Fixação Forte #todecacho Estilização e prenda as pontas das tranças com um elástico para cabelo. Você pode ainda amarrar as pontas das tranças com fitas coloridas, se preferir.
Modelos de trança boxeadora
Já vimos como as tranças boxeadoras são super incríveis e práticas de se fazer, agora, que tal agora conferir alguns modelos de trança boxeadora para você colocar no seu leque de penteados para o dia a dia? Veja a seguir a seleção de inspirações que separamos para você.
Múltiplas tranças
Nesse penteado, o querido Top Migs Ryan Silva mostra que as tranças boxeadoras podem também ser feitas com mais de duas tranças. Basta dividir o cabelo e mais partes, aumentando assim o número de tranças.
Meia trança boxeadora
E que tal um estilo leve e despojado como o da Top Migs Natie? Crie um estilo super legal a partir da base da trança boxeadora, mas deixe o comprimento dos fios sem trançar, formando dois rabos de cavalo numa meia trança boxeadora incrível.
Trança boxeadora com extensões
Não é todo mundo que tem paciência e quer ter os fios super compridos, não é mesmo? Mas de vez em quando bate aquela vontade de ver um penteado com os fios mais longos. Para esses momentos, você pode fazer como a Embaixadora Salon Line Steffany Borges e fazer tranças boxeadoras com extensões de fibra sintética como a jumbo ou o kanekalon. O charme do penteado da Steffany fica por conta das pontas estilizadas e da bandana combinando.
Trança boxeadora com liguinha
E por fim, um ótimo exemplo de trança boxeadora tradicional com as pontas presas por liguinha – esses elásticos pequenos que são ótimos para fazer penteados. Como mostra a Top Migs Iasmim Migueis, esse é um penteado fácil e versátil para a correria do dia a dia.
Dica de como fazer trança boxeadora em cabelos curtos
Caso você tenha os fios mais curtos e fique com com receio de não conseguir fazer uma trança boxeadora, saiba que isso não irá impedi-la!
Se o comprimento dos fios é maior na parte do topo da cabeça e laterais, você pode optar por fazer uma trança boxeadora trançando apenas essa área, encerrando a trança na altura da parte de trás, na região conhecida como coroa, e prender o que sobrar dos fios com uma liguinha. Agora, se seus fios são mais repicados ou cortados em camadas, usar alguns grampos para ajudar a fixar os fios das laterais pode ser uma saída interessante.
Por fim, para auxiliar na hora de fazer sua trança boxeadora em cabelo curto, utilize algum produto de fixação intensa, como a Gelatina Fixação Forte #todecacho Estilização, antes da etapa de divisão dos fios. Assim, você conseguirá ter maior controle das madeixas e obter um resultado mais satisfatório.
Quanto tempo pode ficar com a trança boxeadora?
O tempo de duração das tranças boxeadoras vai depender de como elas são feitas, já que elas podem ser um penteado para um evento específico ou para um treino na academia. Nesse último caso, você pode fazer as tranças em casa e quando retornar do evento em questão já desfazer o penteado. Nos casos de tranças boxeadoras mais elaboradas, como no caso da trança boxeadora com extensão ou trança boxeadora com jumbo, em que uma profissional trancista irá produzir o penteado para você, as tranças boxeadoras podem durar de 7 a 10 dias nos cabelos.
E aí, lutadora, pronta para arrasar com suas tranças boxeadoras por aí? Ah, se precisar de uma ajudinha com mais dicas de penteados, cuidados e saúde dos fios, você pode encontrar tudo isso bem aqui nos conteúdos do Blog da Salon. É só conferir!
eu adorei os tipos de tranças
Vocês poderia mandar mais alguns tipos de tranças
Sugestão anotadinha, Agatha. Vem conferir alguns tutoriais de penteados no nosso canal! https://www.youtube.com/watch?v=D-5AqZrTte4&list=PLI2hi0OTJtJmaO9s-vkXOG4ZZ0FreVHGq